You are currently viewing O que é SMS?
O que é SMS

O que é SMS?

  • Post category:Marketing
  • Post author:
  • Post last modified:01/09/2022

O que é mensagem SMS: Mensagem celular, Torpedo online, Web Torpedo, SMS… já ouviu falar? Hoje conhecido mais como SMS Short Code.

No Brasil já possuimos o serviço há mais de 10 anos, mas sua história não é muito contada. Foi pensando nisso que elaboramos este artigo, contando como surgiram mensagens em celular e também como que este serviço pode ser utilizado como alternativa para uma comunicação personalizada, efetiva e com baixo custo, para sua empresa.

O que é SMS? Qual seu significado?

O SMS, é uma sigla em inglês, que significa Short Message Service, ou Serviço de Mensagens Curtas. Por mais moderno que possa parecer, ele foi utilizado pela primeira vez no começo dos anos 90. A ideia inicial era de se utilizar um serviço de mensagens, com até 160 letras com baixíssimo custo.

Ao contrário do que se possa pensar, a tecnologia que causou uma revolução cultural e mudou a forma de nos comunicarmos não nasceu em um laboratório de inovações no Vale do Silício.

O primeiro SMS foi enviado de um pequeno escritório em Newbury, no sul da Inglaterra. A mensagem, que dizia “Feliz Natal”, foi enviada no dia 03 de dezembro de 1992 por Neil Papworth, um engenheiro com 22 anos de idade na época. Ele trabalhava para a Vodafone, do Reino Unido, e enviou o conteúdo para um colega que estava em uma festa de final de ano da empresa. Papworth fazia parte de uma equipe de desenvolvimento que tinha como foco criar serviços de mensagens curtas para a Vodafone.

Para chegar ao SMS como conhecemos hoje, a equipe utilizou conceitos desenvolvidos em 1984 por Friedhelm Hillebrand e Bernard Ghillebaert. O projeto só pôde ser implantado nas primeiras redes GSM e, segundo Papworth, a mensagem desejando um Feliz Natal fazia parte de um teste.

Em entrevista para o Discovery News, o engenheiro contou que o passo que entrou para a história não passava de rotina. “Eu fui escolhido para ir ao escritório da Vodafone em Newbury para instalar, integrar e testar o software até que tudo funcionasse com perfeição. Inicialmente, a ideia era utilizar o sistema apenas como um serviço de paginação”, disse Neil Papworth. Como naquela época os celulares não contavam com letras em teclados físicos, a mensagem foi digitada a partir de um computador e enviada a Richard Jarvis, diretor da Vodafone, que recebeu a mensagem usando um Orbitel 901, conhecido por ser o primeiro modelo de telefone no mundo a integrar a rede GSM.

Anos mais tarde, em 2008, recebeu o prêmio de Inovação da revista The Economist pela concepção da ideia.

Através desse meio de comunicação, com o uso de textos reduzidos, muitas palavras foram sendo abreviadas e surgiu um vocabulário próprio.

Evolução do sms

O SMS recentemente comemorou seu aniversário de 25 anos, em 2017, e diversas empresas estão trabalhando em seu sucessor, chamado RCS (Rich Communication Service).

O Google anunciou em dezembro de 2017, que trará o RCS para o Brasil em parceria com as operadoras Claro, Vivo e Oi. A tecnologia, que é basicamente o “SMS do futuro”, poderá ser acessada pelo Messenger, o app de mensagens do Android.

Com recursos interativos, semelhantes aos de mensageiros como o WhatsApp e Telegram, a gigante da internet pretende usar o RCS para inovar o padrão de mensagens trocadas em dispositivos móveis.

Inicialmente, apenas usuários de celulares com Android 4.4 KitKat ou superior terão acesso à tecnologia, que chegará por meio de uma atualização ao aplicativo nativo de mensagens do sistema. Quem não possuir o app, poderá fazer o download na Google Play Store.

Além disso, é necessário que todas as operadoras envolvidas na troca de mensagens suportem o novo padrão. Caso um usuário envie um RCS a alguém cuja operadora não suporta a tecnologia, a mensagem será convertida em SMS.

Como usar SMS na sua empresa?

Pensando em como o serviço é rápido, vamos citar alguns exemplos em que, esta ferramenta poderá ser utilizada em sua empresa, garantindo resultados efetivos e com excelente custo x beneficio, vamos lá:

Marketing digital quando bem elaborado, traz resultados surpreendentes para empresa que deseja destacar-se no mercado virtual. Com utilização das ferramentas para divulgação que a internet oferece, o custo pode ser bem menor, proporcionando facilidade para que a empresa mostre sua imagem através de novos canais. A internet é uma ferramenta fundamental de marketing, que envolve publicidade, propaganda e toda estratégia de comunicação através de redes sociais, mídias, sites de compra coletiva, que trabalham em conjunto para um só propósito: Comunicar de forma rápida e eficiente.

Com seu nascimento a internet trouxe para o mundo dos negócios uma grande novidade: o acesso instantâneo às informações sobre produtos e serviços.

Estratégia de comunicação com SMS

A maneira como as empresas organizam as suas estratégias de marketing mudou muito nos últimos anos. Essa mudança tem uma razão principal: a popularização da internet e as alterações nos hábitos do consumidor.

Nos últimos anos, a humanidade vem testemunhando o surgimento e crescimento vertiginoso da internet e suas ferramentas tecnológicas, que vêm modificando a forma com que as pessoas se relacionam e realizam negócios.

Nesse contexto, como era de se esperar, as organizações passam por uma profunda transformação e têm que correr contra o tempo para se antecipar às mudanças e se adaptar a elas da forma mais lucrativa possível, inovando e se diferenciando, de forma a se tornar referência em sua área de atuação.

A tecnologia móvel chegou para ficar e as empresas acompanharam essa mudança. Não é novidade que muitas empresas já utilizam a comunicação com SMS com seus clientes e podemos citar inúmeros exemplos em todos os setores do mercado:

  • lojas utilizam deste recurso para avisar os seus clientes sobre novidades e promoções; 
  • clínicas utilizam comunicação com SMS para confirmar horários de seus pacientes;
  • bancos possuem este recurso como forma de segurança, principalmente para autorizar transações efetuadas por seus clientes, por exemplo.

As empresas passaram a usar os dispositivos mobile como meio de comunicação com os seus clientes, algo que trouxe excelentes resultados para o fortalecimento do relacionamento entre marcas e consumidores

Como enviar SMS em massa?

Estabelecer canais de comunicação com os seus clientes ajuda a entender as necessidades e objetivos que possuem, principalmente no momento em que está próximo da aquisição de um produto ou serviço.

Mas, você deve estar se perguntando quais quais canais posso utilizar para me comunicar com o meu cliente?

Um bom exemplo de canal de comunicação, e que não requer altos investimentos, é a ferramenta para enviar sms em massa da Comtele. Através dela, será possível se comunicar com os seus clientes de maneira eficaz e ágil.

Isso cria um relacionamento com o cliente, pois a comunicação via envio SMS em Massa é sempre de mão dupla. Com apenas um simples click, além de se comunicar com seus clientes, você terá opção de realizar isto de forma personalizada, com nome, data, o que desejar, tornando o recebimento deste SMS mais efetivo.

Desenvolva estratégias de Marketing Digital e procure empresas especializadas neste segmento, como a Comtele, para gerar interação e auxiliar na divulgação de sua marca de forma personalizada e muito efetiva.