You are currently viewing NATAL 2023: Um guia completo para vender muito!

NATAL 2023: Um guia completo para vender muito!

As luzes de Natal já estão acesas e para brilhar nas vendas é preciso de muito mais do que apenas uma decoração.

Siga com a gente e confira as principais estratégias de Marketing para que suas vendas decolem junto com o trenó do papai noel!

Quer saber mais, fique com a gente.

Por que a é tão especial?

Para muitos, o Natal é um tempo de celebração, de amor, afetos e muitos expressam isso através de presentes. 

Não à toa, o Natal é a data com mais vendas no varejo e estudos ainda projetam um aumento expressivo neste ano de 2023.

Não faltam motivos para investir na sua campanha de Marketing para o Natal, não é mesmo?! Então vamos ver o que mais vende para você saber o que investir no estoque.

O que vender no Natal?

O Natal de 2022 veio de um aumento de mais de 10% em vendas e os principais setores priorizados pelos consumidores foram:

  • turismo e transporte (26,1%); 
  • cosméticos e higiene pessoal (23,0%); 
  • livrarias, papelarias e afins (22,0%); 
  • óticas e joalherias (17,0%);
  • drogarias e farmácias (15,3%).

Isso pode servir como um guia de como organizar seu estoque para a data e, caso não esteja dentro dos setores mais procurados, pode ficar tranquilo, ainda tem espaço para sua empresa fazer parte desta grande festa.

Quando começam as vendas para o Natal?

Para e-commerce, as compras de Natal começam mais cedo, pois alguns consumidores já levam em consideração o prazo para entrega e a possível alta de preços durante o Natal. 

Por isso, logo depois da Black Friday, o seu negócio já deve estar pronto para as campanhas de Natal, pois as suas vendas já podem ser positivamente afetadas pelo clima natalino.

Dicas para sua estratégia de vendas para o Natal

Agora que você já tem uma ideia prévia de como explorar a atmosfera natalina, vamos às dicas para que sua estratégia seja de fato efetiva e que sua marca se destaque das concorrentes.

1. Decoração Virtual

Neste momento, você pode estar achando que esta etapa é muito óbvia, mas lembre-se, esse é um guia completo. E, como você provavelmente já sabe, é importante levar o espírito natalino para as redes sociais!

Por isso, crie uma decoração virtual atraente para suas páginas nas redes sociais, com elementos festivos relacionados aos seus produtos ou serviços

2. Promoções levando em consideração a data

Qual a tradição natalina que comentamos mais de uma vez neste texto? Isso mesmo: os presentes! Leve isso em consideração nas suas promoções.

É muito comum presentear mais de uma pessoa no Natal, por isso, ofereça descontos progressivos que estimulem as pessoas a comprarem mais de um produto seu.

3. Detalhes que fazem a diferença no natal

Crie produtos ou embalagens personalizados e exclusivos para cada data. Torne-a especial para o cliente, estimule a vontade deles de  comprar.

Prepare o seu cliente com antecedência. Mostre que você planejou algo especial para aquela ocasião, faça ele saber que você possui o produto ou serviço que ele procura.

4. Crie mensagens cativantes

Cartões de Natal? Isso já ficou no passado, mas seu significado não. Clique e confira algumas mensagens que criamos para deixar o natal do seu cliente mais especial.

5. Selecione bem os seus canais de divulgação

“Gosta de IPhone? Se eu fosse você, não perderia a Black Friday da COMTELE. Responda SIM e receba promoções exclusivas.”

Promoções válidas por tempo limitado

  • Redes sociais

As redes sociais fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Por isso, sua marca deve garantir que sua campanha de natal esteja lá.

  • SMS

Presente em todos os celulares, o SMS é um canal que oferece grandes resultados, por um baixo investimento.

CONCLUSÃO

O Natal é uma oportunidade única para cativar seus clientes, promover sua marca e impulsionar as vendas. 

Utilizando estratégias de marketing criativas, personalizadas e focadas no cliente, você pode aumentar suas vendas e criar uma experiência de compra memorável para o seu cliente.

Seja criativo e aproveite a temporada para reforçar a conexão com seus clientes. A Comtele deseja a todos um Feliz Natal e próspero Ano Novo!

Clique e experimente gratuitamente nossa plataforma capaz de impulsionar sua Black Friday.