Autenticação de dois fatores: saiba sua importância e como usar na sua empresa
Autenticação Dois Fatores

Autenticação de dois fatores: saiba sua importância e como usar na sua empresa

Provavelmente você já precisou usar a autenticação de dois fatores para usar algum serviço das maiores marcas do mercado como Apple ou Google certo? Também achou bastante seguro e interessante? Mas acredita que seria muito difícil usar na sua empresa? Aprenda o que é a autenticação de dois fatores e veja como é fácil usar e integrar a um sistema já existente.

Várias empresas grandes, preocupadas com a segurança tem usado a autenticação de dois fatores. Veja por exemplo como se configura a autenticação em dois fatores no Facebook.

Com o endurecimento das leis digitais da maneira de como os dados dos usuários são armazenados, as empresas estão buscando soluções cada vez mais efetivas para validar qualquer tipo de ação de seus usuários.

O que é autenticação de dois fatores?

É um recurso de segurança adicional que é utilizado por vários prestadores de serviço online. Funciona como uma camada extra de segurança para um processo de login por exemplo, onde é exigido que o usuário forneça outra forma de validar sua autenticidade.

Dentre as principais empresas de serviços online que utilizam a autenticação em duas etapas estão:

  • Facebook;
  • Google;
  • WhatsApp;
  • Bancos para validar transações bancárias.

Na teoria, a autenticação em duas etapas consiste que você deve possuir algo a mais, e não só a senha, para efetuar um login por exemplo.

É seguro usar a autenticação em duas etapas?

Até o momento a autenticação em duas etapas é a melhor alternativa em questões de proteção e segurança. Além da proteção a empresa prestadora do serviço, ela oferece um benefício ao usuário final, que é notificado quando alguém adivinhou sua senha por exemplo.

Conforme informado acima, se você recebeu uma autenticação de dois fatores no seu dispositivo e não reconhece a tentativa de login, deve tomar as seguintes precauções:

  • altere sua senha;
  • revalide seus dispositivos onde tem as senhas salvas;
  • verifique vírus ou malwares nos seus dispositivos.

Tomando esses cuidados, você garante a segurança da sua conta e mantém seus dados seguros com a ajuda da autenticação de duas etapas.

Como usar a autenticação de dois fatores?

No geral, é enviado um TOKEN ou PIN único para o usuário poder comprovar sua autenticidade.

Existem várias maneiras de implementar e usar a autenticação de dois fatores para garantir a segurança de seus usuários, listamos abaixo elas e suas vantagens.

Autenticação dois fatores por SMS

O SMS é a forma mais usada para validar a autenticidade em dois fatores porque a grande maioria dos usuários carregam seus celulares em todos momentos. Assim, os serviços podem garantir que os usuários vão receber o PIN ou TOKEN de verificação.

Vantagens do uso do SMS na autenticação de dois fatores:

  • entrega garantida;
  • entrega rápida;
  • baixo custo;
  • fácil integração (pelo menos na Comtele é!).

A Comtele faz tudo por você, a integração é rápida e fácil, com apenas 3 linhas de código você tem sua autenticação em duas etapas funcionando.

Autenticação dois fatores por email

O email também é muito utilizado por grande empresas, como o Google e Steam (produtora de jogos eletrônicos), para efetuar uma outra forma de validação. Na maioria das vezes é enviado um código para o email de cadastro.

O email possui algumas desvantagens em relação ao SMS, listamos elas abaixo:

  • a senha do email pode ser a mesma, possibilitando o hacker a ter acesso a ambos;
  • o email pode não chegar ao usuário devido a problemas com servidores SMTP;
  • sua implementação é mais difícil.

Outros métodos de autenticação em dois fatores

Existem muitas outras formas de verificar a autenticidade de usuários, vamos listar algumas abaixo:

  • Biometria (usado em empresas para validar entrada e saída de funcionários);
  • Autenticador via QR Code;
  • Dispositivos USB;
  • Certificados digitais;
  • Assinaturas digitais.

Devo usar a autenticação de dois fatores mesmo se minha empresa for pequena?

A resposta é certa: SIM! Independente do tamanho da sua empresa, garantir a segurança de seus usuários traz uma seriedade e uma segurança extra para o contratante dos seus serviços.

Ainda mais com a facilidade que o sistema de autenticação de dois fatores por SMS da Comtele te oferece.

Independentemente do tamanho da sua empresa, o duplo fator de autenticação é uma camada de segurança que deve ser considerada, afinal, todos estamos sujeitos a ataques virtuais e roubos de informações e, com o aplicativo, é possível se resguardar de mundo cada vez mais conectado.

Por que devo utilizar a autenticação de dois fatores?

Hoje a segurança na internet é um dos fatores mais importantes, levando em consideração que o mundo está todo conectado.

Os usuários estão em uma constante renovação de ferramentas, redes sociais, armazenando seus dados em nuvem, etc.

Uma pesquisa global da LastPass, ferramenta mais popular para o gerenciamento de senhas do mundo da LogMeIn, afirma que 70% dos usuários não estão utilizando a autenticação de dois fatores em suas senhas. O que não é de se espantar visto que, ainda, de acordo com a pesquisa, 60% dos entrevistados nunca ouviram falar da tecnologia.

A segurança comum para identificação de acesso pede apenas seu login e senha. Com a autenticação dupla será necessário uma segunda checagem de quem está acessando, além da senha normal.

Assim, mesmo que a senha inicial tenha sido comprometida por um invasor, ele não terá acesso a conta sem ser realizada uma segunda autenticação.

Veja essa super matéria que a Pâmela, nossa gerente comercial, fez para a exame sobre o assunto.

Conte com a Comtele

Comtele possui uma ferramenta de fácil implementação para fazer a autenticação de dois fatores em sua empresa.

Fazemos toda etapa de validação e enviamos apenas um “OK” para sua aplicação informando se o TOKEN é válido ou não.

Veja como através do link abaixo.