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Como vender mais no natal? Confira nossas super dicas para não errar na sua estratégia

  • Post category:Marketing / Vendas
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  • Post last modified:16/12/2021

O natal está bastante próximo, são, apenas, cerca de 2 meses que nos separam dessa data que é tida como a mais lucrativa para os negócios, principalmente, e-commerces. Quando se trata de compras de Natal, o planejamento nunca pode começar tarde demais. É preciso tempo e consideração para conduzir uma estratégia bem sucedida que sustente suas vendas que antecedem o Natal.

Neste artigo vamos dar importantes dicas de como se preparar de forma antecipada, para esta data que é de longe, a melhor de todas as datas comemorativas para comércio, vamos lá.

Dicas para vender mais no Natal.

1. COMECE PLANEJANDO SUA CAMPANHA

Sem planejamento, dificilmente você conseguirá colocar em prática uma campanha capaz de potencializar os recursos investidos. Isso acontece porque não basta conhecer as datas comemorativas, é necessário descobrir quando as pessoas começam a pesquisar pelos produtos.

O Natal é uma das datas comemorativas que melhor movimenta o comércio, seja ele online ou offline, principalmente no que diz respeito ao volume de procura pelos mais diversos produtos.

Os motivos são variados, mas os dois principais argumentos para esse aumento nas vendas é a tendência dos consumidores em presentear entes queridos e a si mesmos, além do aumento da entrada de dinheiro, oriundo do décimo terceiro salário e de férias. Dessa forma, é importante entender que as pessoas vão comprar em algum lugar.

Um bom planejamento pode fazer toda a diferença em suas campanhas de marketing. Procure criar campanhas inovadoras e explore os pontos mais relevantes das datas comemorativas. Traçar uma estratégia de marketing corretamente envolve pesquisa, planejamento e desenvolvimento criterioso por parte da sua empresa. Além de oferecer uma promoção, produto ou serviço específico, o seu público-alvo precisa conhecer a sua campanha e sua empresa precisa chegar até eles.

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2. Detalhes que fazem a diferença no natal

Crie produtos ou embalagens personalizados e exclusivos para cada data. Torne-a especial para o cliente, aguce sua vontade de comprar. 

Prepare o seu cliente com antecedência. Mostre que você planejou algo especial para aquela ocasião, faça ele saber que você possui o produto ou serviço que ele procura.

3. Explore novos canais de comunicação com seus clientes

As datas comemorativas movimentam o mercado e aumentam a lucratividade, portanto, não deixe de explorar novas opções de divulgação e faça campanhas interativas via SMS, por exemplo. A utilização desta ferramenta vai otimizar processos e reduzir custos de diversos setores, pois você terá uma comunicação em massa, rápida e ágil com seu público alvo.

Conseguimos atender a todos os tipos de clientes como:

Dentro desses segmentos, podemos citar: grandes varejistas, sistemas de cobrança, clínicas médicas e odontológicas, notificações, e-commerce, eventos, bancos, concessionárias, escolas, faculdades, cursos profissionalizantes, empresas de segurança. 

vender mais no natal

A grande vantagem de mandar SMS Marketing com a Comtele, é que a própria empresa que contrata o serviço, administra o seu sistema, criando suas campanhas e escolhendo as mais diversas formas de envio: agendamento, personalização da mensagem, envio imediato, pesquisa interativa, entre outros.

Diferente do SMS tradicional, em que o emissor da mensagem envia diretamente a informação ao receptor por um número de telefone, o SMS corporativo possui um canal intermediário, uma empresa que fornece esse serviço para mensagem celular, entretanto, o envio destas mensagens fica sobre a responsabilidade e gestão da empresa contratante do serviço. 

O envio de SMS é uma forma rápida e fácil de provocar uma interação efetiva com os seus clientes.

4. Google Adwords e links patrocinados

Anúncios no Google Adwords que contenham a palavra Natal convertem mais por causa da segmentação. Além do público se identificar com o produto, pois o Google sempre relaciona o assunto da página ao do anúncio, também se identificará com a palavra Natal, por estar envolvido com a data. Além do Adwords, é importante trabalhar em outras plataformas como Uol e Yahoo.

5. Fan page especial e outras redes sociais

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo e a criação de uma fan page direcionada poderá alavancar os resultados do comércio eletrônico. A interação deve ser um dos focos da página de fãs.

Inclua a possibilidade dos seguidores deixarem mensagens natalinas para amigos e para pessoas do círculo. Promoções que premiam os acessos ou as frases de maior efeito podem ser pensadas. O Twitter é uma rede social que também pode aproximar os clientes e ajudar nas conversões. A criatividade na criação de uma hashtag é fundamental, chame a atenção das pessoas e poderá virar hit.

6. SEO

Essa é uma estratégia fundamental e aparece em todas as ferramentas, tanto nas campanhas pagas como nas campanhas orgânicas. Por isso, é preciso otimizar as palavras chaves e não se limitar a palavra Natal. Várias expressões natalinas podem ajudar na conversão, especialmente aquelas relacionadas ao presente e renovação. 

Para compreender melhor as palavras-chave que trarão resultados à sua campanha de SEO, basta fazer uma pesquisa no planejador de palavras-chave, Keyword Planner, no Google Adwords. Mesmo em campanhas no Facebook ou em outras redes, é possível utilizar as palavras melhores ranqueadas no Adwords, pois elas seguem uma tendência das buscas e dos cliques.

7. USE A MAGIA DO NATAL PARA SE RELACIONAR E FIDELIZAR SEU CLIENTE

Um dos pilares da boa relação com o seu cliente é a comunicação. Ela, se bem feita, pode facilitar a resolução de situações em que o cliente está desesperado, estressado ou irritado por conta de algum serviço prestado que não tenha saído como o esperado, da demora no atendimento ou de algum outro problema.

vender mais no natal

A imagem que uma empresa passa aos seus clientes é formada de informações diretas e indiretas e valores praticados. Desde a fachada de uma loja física ou virtual, até a forma de cumprimentar ou falar com o cliente. Engana-se a empresa que encara seus produtos ou serviços como seu único diferencial.

A qualidade do relacionamento com o cliente e a credibilidade que ele atribui a uma marca são, sim, as principais fontes de fidelidade e de transações rentáveis para a sua organização. Conquistar clientes é um trabalho diário, que exige investimento, dedicação e atenção especial. Manter e desenvolver os clientes conquistados depende do relacionamento e da confiança. Só assim é possível fazer com que o seu cliente aumente o seu volume de compras e os ganhos para os dois lados.

De acordo com Harvard Business School, um aumento na retenção de clientes em apenas 5%, pode levar a um aumento nos lucros de 25% a 95%. A fidelização de clientes é importante para o crescimento de qualquer negócio bem sucedido. 

Sabemos que nenhum negócio é perfeito, e que ninguém gosta de perder clientes. Fidelizar o cliente é um trabalho diário, pois graças a essa manutenção constante a marca consegue cada vez mais estar presente na vida de quem realmente importa para sua permanência no mercado. A empresa deve saber que produto, serviço, comunicação e relacionamento são os pontos mais significativos do negócio para a fidelização do cliente. Com o nível de expectativa cada vez maior dos clientes, oferecer produtos e serviços de ótima qualidade, pode até garantir que a sua marca será lembrada, mas não garante a fidelização.

O QUE VENDER NO NATAL

O Natal é uma data incrível para o comércio e perfeita para quem tem visão empreendedora e deseja aumentar a sua renda. Esse é o momento de oportunidades já que, como falamos, existe uma bonificação de dinheiro e as pessoas estão dispostas a comprar.

As mais comuns são:

  • Produtos Manuais Artesanais; 
  • Cestas Artesanais; 
  • Alimentos; Bebidas; Eletrônicos; 
  • Decoração; Brinquedos; 
  • Perfumes e cosméticos; 
  • Roupas e calçados; 
  • Eletrodomésticos.

IDEIAS PARA VENDER NO NATAL

A primeira coisa que você deve fazer para vender mais e ter sucesso em vendas é saber quais são os produtos mais rentáveis para a data.

O layout do seu e-commerce também conta bastante. Ele é equivalente à decoração da sua loja física, por isso, reforce o clima natalino do seu site usando cores e imagens características da data

CAMPANHAS DE NATAL CRIATIVAS

Ainda é cedo para fazer uma lista de desejos para o Natal? Com certeza não.

Faltando menos de dois meses para o Natal, o seu planejamento deve estar de acordo e uma lista de desejos pode facilitar, inclusive, a engajar o seu público.

Essa data possui um forte apelo emocional, por isso, é importante explorar isso com seus clientes. Produza conteúdos que reforcem como o seu presente pode surpreender positivamente a pessoa que você ama e aumente, e muito, suas vendas.

O QUE FAZER PARA VENDER NO NATAL?

Organização é a chave! Sem um bom planejamento, você pode perder a chance de faturar mais nas promoções de fim de ano.

Não tenha medo de investir em estoque. O poder das redes sociais e do marketing digital é enorme. Além disso, existem os marketplaces, que podem alavancar bastante suas vendas no Natal.

BRASIL EM CRISE? ESTE ANO OS DADOS SÃO ANIMADORES

As perspectivas de boas vendas nas festas de fim de ano estão alimentando os sonhos dos varejistas e e-commerce. Após dois anos de recessão e de queda nas vendas do comércio, a reação da economia vai ajudar a reerguer a atividade. O setor prevê que terá, neste Natal, o melhor desempenho em quatro anos. Motivos não faltam para sustentar o otimismo. A inflação, que tanto comprometeu o poder de compra das famílias, deu trégua este ano.

Com a desaceleração dos preços, os juros também caíram. E, se há uma receita que agrada aos consumidores, é a possibilidade de comprar produtos à vista, com preços mais em conta, ou em prestações que caibam no orçamento.

DICAS FINAIS

Separamos algumas dicas para você melhorar o relacionamento e fidelizar clientes na sua empresa:

Pense como Cliente: E se o seu cliente fosse… você?! Muitas horas dentro de um escritório, avaliando o comportamento do seu consumidor e as suas condições de compra, podem torná-lo limitado à caixinha que é a sua sala. Conheça os processos de atendimento, explore condições adicionais que você gostaria de receber como cliente, imprima vontades e necessidades distintas que a sua empresa deverá solucionar. Esteja atento à qualidade dos produtos, do atendimento e também da comunicação. Experimente confiar no que você vê e ouve e não naquilo que você já pensa que já conhece sobre a sua empresa.

Comunique-se da melhor forma possível: Seja claro, simples e objetivo nas mensagens que emite. Quando um consumidor chega até você, na maioria das vezes, ele já possui um problema a ser solucionado. Não amplifique a situação oferecendo informações confusas, inúteis ou duvidosas. Busque conhecê-lo, deixe que o cliente exponha o motivo que o levou até você, faça perguntas, capte sinais e entenda bem o que ele procura antes de qualquer ação. Só então você conseguirá desenvolver empatia e colocar-se no lugar de quem está recebendo o atendimento. Não esqueça: o cliente só voltará a negociar com você se a primeira compra tiver sido vantajosa, sem problemas ou se um eventual problema foi rapidamente resolvido.

Essas dicas abordadas neste post são apenas o início de uma grande jornada para que sua empresa domine a comunicação junto ao cliente e tenha como resultado a fidelização dele junto a sua marca.

A fidelização de clientes é um desafio para todas as empresas neste mundo digital, mas é um componente essencial para o crescimento do seu negócio e lembre-se que estar em busca de um constante crescimento e aperfeiçoamento são fatores importantes para acompanhar as mudanças e necessidades do mercado.

Conte sempre com a Comtele em todas as fases de comunicação e fidelização e obtenha os resultados desejados, pois possuímos agilidade, personalização e um excelente custo x benefício.