Fidelização de Clientes- Entenda sua real Importância

Oferecer um bom atendimento e encantar clientes não é algo difícil, mas requer prática de quem atende e serve o cliente.

Oferecer um bom atendimento e encantar clientes não é algo difícil, mas requer prática de quem atende e serve o cliente.
Fidelizar clientes é tão importante quanto atrai-los. Simples assim. Sem isso, os novos negócios seriam suficientes apenas para manter a empresa funcionando, sem qualquer chance de aumentar os lucros ou expandir a operação.
Clientes estão ficando cada vez mais exigentes. Em uma era de significativas mudanças. Tudo muda com tanta rapidez que os padrões e comportamentos estabelecidos no mercado não são mais sustentáveis. Hoje todos buscam a fidelização do cliente, mas para isso é preciso uma mudança de posicionamento. Para isso nada melhor que o marketing de relacionamento para fidelizar seu cliente.
Neste artigo vamos abordar as melhores formas e ferramentas de comunicação que o marketing de relacionamento proporciona para uma efetiva fidelização do seu cliente junto a sua empresa. Vamos lá!

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Por que Utilizar Marketing Relacionamento no processo de Fidelização?

Marketing de Relacionamento é uma estratégia que envolve construção e disseminação de marca, fidelização de clientes e criação de autoridade no mercado.
Marketing de Relacionamento engloba estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca.
Outro objetivo é tornar-se uma referência no mercado, principalmente pelas boas experiências oferecidas ao usuário. Para conseguir tudo isso, a empresa basicamente cria um relacionamento em que oferece vantagens para seus clientes e prospects.
O marketing de relacionamento é o encarregado por criar valores aos clientes. Isto significa que, as ações da empresa serão voltadas a criar relacionamentos e a fidelização do cliente.
Isto caracteriza uma oportunidade de quebrar barreiras e alçar novos vôos junto dos clientes. As possibilidades se tornam infinitas quando o cliente está inserido em seu mundo. Para que isso possa acontecer, suas estratégias precisam ser criadas em cima das percepções dos clientes e do que a sua organização precisa.
O Marketing de Relacionamento não é uma estratégia que age apenas em curto prazo: pelo contrário, seu objetivo é criar uma relação contínua e, preferencialmente, progressiva, seja fazendo com que um cliente se torne um fã, seja fazendo com que um cliente de um produto ou serviço básico evolua para alternativas mais complexas da sua solução. E, mais do que gerar novas receitas e receitas recorrentes, o Marketing de Relacionamento aproxima o cliente da empresa, o que beneficia não apenas o cliente – que ganha respostas mais rápidas e personalizadas às suas dúvidas e problemas -, mas também a empresa, que recebe feedback mais constantes e tem a possibilidade de aprender com sua audiência e melhorar continuamente a sua solução.
O foco deve estar em como atender o cliente, de forma que ele estabeleça um relacionamento duradouro. O cliente sempre deve estar no centro e isso é um esforço que toda empresa precisa fazer.
Antes de tudo, não adianta querer fazer Marketing de Relacionamento se você não conhece o seu público. Caso contrário, como é que você vai oferecer os benefícios que ele quer para gerar uma experiência do usuário realmente diferenciada? Por isso, é essencial que você crie as personas da sua empresa, ou seja, as representações dos melhores clientes da sua empresa. Assim, você vai focar seu relacionamento com esse público-alvo, visando atraí-lo para que se torne cliente. Atraindo essa audiência e obtendo algumas informações estratégicas sobre ela, você gerará uma base de contatos, com a qual estabelecerá um relacionamento para gerar e fidelizar clientes.
É importante que essa base esteja com os dados sempre atualizados para que você seja assertivo em seu relacionamento. Os dados obtidos são particularmente importantes, pois é com eles que você vai criar ações para fidelizar seus clientes.
Dentre aqueles que já forem seus clientes, o ideal é identificar quais são os que compram de forma mais frequente e que geram mais receita para sua empresa. É nesses clientes que você deve focar as ações de Marketing de Relacionamento mais robustas: crie um acompanhamento personalizado e pense em formas de aproximar seu contato com eles.
Os clientes, hoje, tem uma baixa lealdade de marca e flertam de uma marca para outra sem consciência pesada. Por isso conquistar novos clientes pode não ser tão difícil, porém difícil será ele ser leal e continuar comprando de você.
Acho que todos sabemos a verdade, a fidelização do cliente é uma forma de aumentar o poder de diversos departamentos e da empresa como um todo. Para que isso possa acontecer, o atendimento é primordial.

Atendimento- Chave para Fidelização

O que é atendimento ao cliente? Parece uma pergunta ridícula. Mas pare e pense: você consegue explicar em poucas palavras o que é Atendimento ao cliente? Impossível não falar de Atendimento quando o assunto é Fidelização de clientes. Com o atendimento de qualidade você vai conseguir passar para o seu cliente a sensação de organização, de credibilidade, de eficiência e de preocupação com o bem estar do consumidor. Essas características são essenciais para que um um cliente tenha a percepção que aquela empresa é boa e faz bem para que consome lá. Algumas das principais dúvidas com quem trabalha diretamente com o consumidor é o que é atendimento ao cliente de fato.  Esse termo é muito extenso e significa muita coisa. Por isso, vamos explicar de forma detalhada cada uma das característica deste serviço extremamente essencial em toda e qualquer empresa.  Antes de começar as explicações sobre o que é atendimento ao cliente é preciso definir as duas palavras que completam este termo. A primeira é o atender.  Essa expressão quer dizer dar ou prestar atenção, estar atento, saber, dar audiência, deferir, cuidar de, ter em vista, tomar em consideração, esperar, servir, escutar e responder, sentenciar.

Muitos sinônimos para uma palavra só, não é mesmo?! E todos eles têm tudo a ver com o assunto que vamos falar aqui.
Já cliente é uma palavra com menos significados, mas com muita importância. É um indivíduo que confia os seus interesses a alguém, um verdadeiro consumidor de produtos e serviços. Ao juntar os dois termos temos o que procuramos.
A humanidade no serviço de atendimento ao consumidor está ficando cada vez mais rara. Compramos online sem nunca interagir com uma pessoa. Quando você vai viajar e vai fazer o check-in para o seu voo, quando vai verificar a sua reserva ou confirmar algum passeio, é possível fazer tudo pelo seu telefone.
Mesmo quando você interage com uma pessoa ao vivo, nem sempre sentimos que é uma interação de verdade. Existe uma classe inteira de funcionários cujo os empregos estão em risco de serem automatizado porque não é adicionado nenhum valor humano. O autoatendimento é excelente e facilita muito as coisas. No entanto, ainda há momentos em que é necessária uma palavra amigável e um sorriso genuíno para criar uma experiência excepcional.
Uma dos diferencias de atendimento é quando você crie tempo para o seu cliente. Isso pode ser alcançado através de pequenos detalhes. Como abordá-los pelo seu nome ou fazê-los sentir-se genuinamente bem-vindo quando fazem negócios com você. Se os clientes se sentem valorizados e apreciados por um negócio, eles são mais propensos a retornar e fazer mais compras.
Os clientes são mais propensos a sentir lealdade em relação a uma empresa que excedeu suas expectativas. Tanto em termos de atendimento ao cliente quanto nos produtos que eles compram. Todo mundo gosta de se surpreender de vez em quando.

Invista em Marketing de Relacionamento e conquiste seu Cliente definitivamente

O Marketing de Relacionamento é, em um mercado cada vez mais competitivo, a diferença entre você e o seu público-alvo. Isso porque, mais do que oferecer um produto ou serviço, você vai oferecer um relacionamento com o usuário – e é por esse relacionamento que ele decidirá se vai continuar com você ou não. Mas não ache que Marketing de Relacionamento é apenas um bom atendimento. Ele requer, mais do que competência, criatividade e investimento para oferecer o “algo mais” diferencial e que vai transformar um mero cliente em um fã. Por isso, a palavra-chave aqui é: conheça seu consumidor.
Só assim você vai conseguir atendê-lo de forma personalizada e ir além; vai realizar seus desejos e tirar dúvidas, mas é capaz também de extrapolar expectativas e chegar onde nem ele mesmo ainda tinha percebido que gostaria que sua empresa chegasse, resolvendo problemas que ele nem sabia que tinha. Empresas como a Apple entendem muito bem o que é fazer isso e, por essa razão, têm legiões de fãs. E, como você pode perceber, o resultado é muito maior do que parece: um cliente satisfeito se reflete nas vendas, no faturamento e na sobrevivência da sua empresa.

Assim, fica claro que seu marketing tem que ir cada vez mais além da oferta de produtos e serviços. Aproveite o que os avanços tecnológicos têm a oferecer e utilize-os para realizar um Marketing de Relacionamento cada vez mais abrangente e, ao mesmo tempo, mais único para seu cliente.
Use a Abuse das ferramentas que a Comtele possui, como E-mail Marketing e SMS. A grande vantagem do sistema de envio de mensagem de texto na utilização do seu marketing relacionamento, é que própria empresa que contrata o serviço para utilizar esta função de marketing online, administra seu sistema, criando suas campanhas, e escolhendo as mais diversas formas de enviar sms: agendamento, personalização da mensagem, envio imediato, pesquisa interativa, entre outros.
O SMS possui excelente custo x benefício comparado às formas tradicionais de comunicação como cartas e telefonemas, que atualmente estão sendo substituídas pelo SMS, uma ferramenta de baixo custo e alta efetividade.

Através da ferramenta de envio de Email Marketing você terá um excelente alcance pois um email é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na Internet e as pessoas já têm a ferramenta totalmente incorporada às suas vidas. Não são poucas as pessoas que vão além e são até compulsivas com seu uso, passando o tempo todo com a caixa de email aberta e conferindo cada nova mensagem que chega. Enviar emails segmentados para públicos segmentados é uma forma de direcionar mensagens relevantes para aqueles que de fato desejam receber algum tipo de comunicação de sua empresa. Ao fazer isso, sua empresa se estabelece como fonte de conteúdo relevante, aumentando a autoridade e crebilidade do seu cliente junto a campanha enviada.
Fidelizar o cliente é um trabalho diário, pois graças a essa manutenção constante a marca consegue cada vez mais estar presente na vida de quem realmente importa para sua permanência no mercado. A empresa deve saber que produto, serviço, comunicação e relacionamento são os pontos mais significativos do negócio para a fidelização do cliente.
Conte sempre com a Comtele em todas as fases de divulgação e fidelização e obtenha os resultados desejados, pois possuimos agilidade, personalização e um excelente custo x beneficio.

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