A Importância da Qualidade no Atendimento ao Cliente

A importância da qualidade no atendimento ao cliente é muito grande.

A importância da qualidade no atendimento ao cliente é muito grande. Hoje em dia, o público gosta de interagir, pesquisar e se comunicar com as empresas.
Entende-se que um atendimento ao cliente correto é literalmente um objetivo obrigatório para qualquer negócio que almeje ser bem sucedido. A busca pela qualidade no atendimento ao cliente não é mais uma estratégia de diferenciação no mercado e, sim uma necessidade de sobrevivência.
É essencial que as empresas saibam que o cliente é o principal gerador de lucro na empresa, pois o mesmo é o foco da organização, então é necessário que fiquem satisfeitos através dos produtos e serviços prestados, desde a abordagem até o pós-venda.
Então qual a importância do atendimento em sua empresa? Quais práticas são essenciais para que sua empresa consiga encantar seus clientes e por consequência fideliza-los? Neste artigo, daremos excelentes dicas de como atender com excelência seu cliente. Ficou interessado? Então vamos lá!

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O que sua empresa ganha com a qualidade no atendimento ao cliente

A qualidade no atendimento não é mais uma estratégia de diferenciação e, sim, uma necessidade de sobrevivência. O atendimento está diretamente ligado aos negócios que uma organização pode ou não realizar, de acordo com suas normas e regras. A qualidade nesta área é a porta de entrada de uma empresa, na qual a primeira impressão é a que fica. O cliente em primeiro lugar é à base de qualidade total, em conformidade com a atual administração.
Quando a empresa oferece um bom atendimento, a satisfação da clientela mesmo quando sua empresa não dispõe do que ela procura é notória. Manter o foco no cliente é um objetivo da organização que visa estabelecer uma relação de confiança e credibilidade, levando em conta sugestões e reclamações, a fim de corrigir possíveis erros futuros que poderão causar consequências para a empresa, tais como uma imagem negativa.

Quando o atendimento é bom, e proporciona à satisfação do cliente, a organização está assim trilhando seu sucesso e garantindo um futuro promissor, para sobrevivência de tal empreendimento em meio à alta competitividade existente no mercado atual. Os clientes podem perdoar erros, falhas no sistema e até mesmo produtos defeituosos, o que eles acham difícil perdoar são atitudes negativas constantes onde o pessoal parece desinteressado e não prestam um bom atendimento, daí parte a importância das empresas focarem no atendimento, e na gestão de relacionamento com o cliente.
O atendimento ao cliente é fundamental para sobrevivência do empreendimento, o problema é que muitas empresas ignoram esses fundamentos, concentrando suas energias no produto, em marketing, e esquecem de oferecer um atendimento de qualidade. É indiscutível que um mau atendimento abre espaço para a concorrência.
É importante que o universo empresarial procure criar estratégias que venham garantir o bem-estar dos funcionários e um atendimento de qualidade a clientela que precisa ser vista como a base essencial do sucesso de qualquer empresa, pois quando o cliente é mal atendido é sinal que nada anda bem com o funcionário. Portanto, os dirigentes devem sempre buscar meios viáveis para preparar os funcionários com a finalidade de prestar um atendimento adequado ao público. Sabe-se que é essencial um atendimento de qualidade em qualquer organização, uma vez que o cliente é a peça fundamental da mesma. O que ainda surpreende é que muito se fala em atendimento ao cliente, mas os gestores das empresas tem investido pouco, muitas empresas se preocupam apenas em realizar a venda, e não em construir um relacionamento a longo prazo. Devido à falta de um atendimento adequado muitas empresas não obtém sucesso e chegam à falência.
O cliente está atento a tudo, todos os detalhes na hora do atendimento que lhe é oferecido, ao seu jeito de ouvir, entender e de respondê-lo, a maneira como antecipa suas necessidades, sua forma de lidar com o contato pessoal, seu jeito de usar o telefone, a atitude de agradecer aquele indivíduo por está negociando com você, tudo isso contribui para a avaliação do seu desempenho, e quando combinados de forma adequada e aplicado com habilidade, essas ações contribuem para a prestação de um serviço de qualidade. Muitas organizações estão cometendo um erro grave, elas oferecem um produto de qualidade e esquece-se de prestar um atendimento adequado, para os clientes nada adianta uma empresa ter um bom produto se as pessoas que interagem com eles não refletem esta mesma qualidade. A empresa tem grande retorno quando cativa e cuida do cliente.

Conceito de Qualidade

O conceito do que se entende por qualidade teve muitas alterações ao decorrer do século passado, e atualmente tem se tornado uma das práticas mais exigidas por qualquer organização, sejam elas pequenas, médias ou grandes empresas. Qualidade é uma palavra que faz parte do dia-a-dia e desempenha um papel importante em todos os tipos de organizações, tem amplo significado, e pode ser explanada de várias maneiras.
Qualidade significa “fazer as coisas certas”, quando há um bom desempenho de qualidade em uma operação não apenas leva à satisfação dos consumidores externos, como também torna mais fácil a vida das pessoas envolvidas na operação, satisfazer os consumidores internos é tão importante quanto satisfazer os consumidores externos, como também, quanto menos erros estiverem em cada produção, menos tempo será gasto para correção, evitando assim desperdícios de tempo e material.

Quando uma determinada empresa presta um serviço de qualidade a sua clientela, a tendência é mostrar crescimento, por isto, é importante sempre buscar uma dinâmica diferente para atendê-los, no contexto das empresas significa dizer uma maneira adequada de agir por parte do atendente mediante o cliente que procura encontrar uma boa recepção no ambiente em que vai comprar o produto que procura e, além disso, o consumidor deseja ser atendido de forma adequada. Uma empresa que dispõe de um quadro de funcionário que esbanjam simpatia e atenção no ato do atendimento ao cliente, tem a tendência de crescer cada vez mais.
Qualidade é um fator indispensável em todos os aspectos da vida das pessoas, inclusive no desempenho das atividades profissionais um contexto em que é fundamental a existência de boas maneiras na questão do atendimento em um determinado ambiente empresarial.
Antes de tudo, é bom lembrar que o cliente mudou. Se no passado ele aceitava um produto de baixa qualidade e até se submetia a um atendimento que deixava a desejar, hoje o perfil é outro. O cliente agora aprendeu a comparar preços, atendimento, qualidade na prestação dos serviços e tem uma visão clara dos seus direitos de consumidor.
Diante de uma sociedade mais exigente em diversos aspectos, o consumidor atual é bastante informado em relação ao universo do consumismo. O cliente está cada vez mais exigente em relação ao produto que deseja adquirir. O cliente hoje se encontra consciente dos seus direitos, ao adquirir um determinado produto, o mesmo exige qualidade, com essa atitude ele mostra que a qualidade é um fator importante para lhe trazer satisfação.
O mercado de trabalho precisa está cada dia mais inovador, deve-se encantar o cliente, oferecendo sempre produtos de alta qualidade e assim mantê-los fieis. O universo do mercado está cada vez mais inovador, por isso, é fundamental as empresas buscarem estratégias dinâmicas que venham proporcionar plena satisfação ao cliente, oferecendo-lhe um atendimento de qualidade. As empresas precisam se preocupar em preparar os funcionários com a finalidade de prestar um atendimento de qualidade aos clientes em geral.

Buscando a Satisfação e Fidelização do Cliente

É indiscutível que a satisfação do cliente é o alicerce para o sucesso da empresa, para se ter esta satisfação é de extrema importância que seja feitas pesquisas para poder focalizar nos gostos e necessidades dos clientes para saberem o que eles almejam dos produtos e serviços de sua organização.
Em meio a esta necessidade de atender de uma forma tão efetiva aos clientes a Comtele possui ferramentas que auxiliam nesta comunicação, como SMS Marketing que pode ser utilizado de forma personalizada, com as variáveis de comunicação que sua empresa necessita.
Na era digital, os canais de comunicação com o cliente estão cada vez mais práticos e completos. A mobilidade fez as empresas repensarem os canais de suporte ao cliente e o atendimento multicanal se tornou uma necessidade. Em razão desse cenário, conhecer o que a tecnologia oferece e os benefícios de produtividade é indispensável. Para saber onde investir como ponto de contato, é necessário descobrir onde o seu cliente está e usar as estratégias certas para impressioná-los.

A Comtele conta com envio de SMS que utiliza ferramentas Web Torpedo/Torpedo Online, que conseguem otimizar processos e reduzir custos para empresas de diversos setores, pois é uma ferramenta de comunicação em massa, rápida e ágil com seu público alvo. Conseguimos atender a todos os tipos de clientes como, por exemplo: de varejo, sistemas de cobrança, clínicas médicas e odontológicas, notificações, e-commerce, eventos, bancos, concessionárias, escolas, faculdades, cursos profissionalizantes, empresas de segurança.
A grande vantagem de mandar SMS Marketing com a Comtele, é que própria empresa que contrata o serviço, administra seu sistema, criando suas campanhas, e escolhendo as mais diversas formas de envio: agendamento, personalização da mensagem, envio imediato, pesquisa interativa, entre outros. Diferentemente do SMS tradicional, onde o emissor da mensagem envia diretamente a informação ao receptor mediante a um número de telefone, o SMS corporativo possui um canal intermediário, uma empresa que fornece esse serviço para mensagem celular, entretanto, o envio destas mensagens fica inteiramente sobre a responsabilidade e gestão da empresa contratante do serviço. O envio de SMS é uma forma rápida e fácil de provocar uma interação efetiva com os seus clientes.

As possibilidades são inúmeras: você pode, por exemplo, mandar sms para alertar um cliente sobre um possível vencimento de um prazo; oferecer informações sobre serviços e faturas; confirmar o agendamento de alguma consulta; divulgar alguma promoção ou apenas se fazer presente no dia a dia do seu cliente. Se antigamente o envio de uma carta, ou até mesmo um telefonema, era sinônimo de comunicação efetiva, podemos afirmar que nos dia de hoje adotar o serviço de SMS é o seu melhor investimento, se observamos resultados e baixo investimento.
Criar uma estratégia de negócio baseada na experiência do consumidor é o que grande parte das empresas farão a partir de agora. E você não quer ficar de fora, quer? Então entre em contato agora mesmo com a Comtele e comece já a utilizar o SMS em massa e garanta este diferencial na sua empresa.

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