You are currently viewing Como recuperar clientes inativos: 5 dicas valiosas

Como recuperar clientes inativos: 5 dicas valiosas

  • Post category:Geral
  • Post author:
  • Post last modified:17/08/2021

Como recuperar clientes inativos: 5 dicas valiosas

Existe uma sensação pior para o dono de um negócio perder aquele cliente que está há anos com você?

Muito mais do que uma perda econômica, clientes inativos indica que você está fazendo algo de errado, e isso pode ser doloroso.

Ao mesmo tempo, esse pode ser o empurrão que você precisava para deixar a zona de conforto que se encontrava no atual momento.

Já aconteceu com você? Fique tranquilo, recuperar um cliente inativo é mais possível do que parece.

Além disso, pesquisas indicam que manter um cliente é muito mais rentável do que conquistar novos.

Quer saber como recuperar seus clientes e retomar o bom faturamento? Esse é o momento perfeito!

Fique com a gente.

Como recuperar um cliente inativo?

O cliente inativo é aquela pessoa que consumia o seu produto ou serviço com certa regularidade e acabou deixando de consumir.

Essa pessoa é um lead super qualificado, pois você sabe que a pessoa possui interesse pelo seu nicho de mercado.

No entanto, por algum motivo, ele deixou de consumir do seu negócio. 

Em algum dos casos, dependendo do seu nicho, o cliente pode simplesmente ter resolvido seu problema. 

Aqui, então, o interessante seria investir em um serviço de atendimento que pode conter, inclusive, um sistema de avaliação, que gere valor para o seu negócio, atraindo outros clientes.

Ainda assim, na grande maioria dos casos, esse cliente pode ser recuperado.

Quer saber como? Continue com a gente e confira os primeiros passos.

Como identificar um cliente inativo?

Como cada negócio é muito particular, não existe um tempo médio de compra exato para saber se o cliente está inativo.

Por isso, analise quanto tempo um cliente ativo fica sem adquirir seus serviços e, baseado neste dado, defina quais são seus clientes inativos.

Faça uma lista desses clientes inativos

Feito isso, realize uma lista com esses clientes.

Agora, é importante segmentar eles. Nem todo mundo deixou de consumir pelo mesmo motivo e sua estratégia vai depender dessa segmentação.

Defina, então, as possibilidades que podem ter levado a inatividade. Por exemplo.

  • valor do produto;
  • qualidade;
  • acessibilidade (se possui um sistema de entrega e se o valor é acessível);
  • algum desconforto advindo do produto.

Leve em consideração, também, aqueles que solucionaram seu problema e não precisam mais do seu serviço.

Essa é uma lista hipotética, de acordo com seu negócio, algum item pode não se encaixar ou outros problemas podem ser detectados.

Qual o melhor momento de entrar em contato com os clientes inativos?

Não existe um momento exato para entrar em contato com os clientes inativos, no entanto, o período pós-pandemia é um momento de reabertura de negócios.

Assim, para além do momento de retomada econômica favorável, o ideal é realizar esse contato depois de ter resolvido os possíveis problemas listados no tópico anterior.

Com isso, a sua abordagem pode informar a solução desse problema que pode ter levado seu cliente a deixar de comprar.

O melhor momento é agora, não deixe de aproveitar essa retomada.

Crie uma estratégia para recuperar clientes inativos

Lista pronta e organizada? Agora é hora de bolar a estratégia para atingir esses clientes.

Saiba que será necessário mais de uma estratégia de comunicação, pois, como já comentamos, nem todos deixaram de consumir pelo mesmo motivo.

Com a lista segmentada, procure informações básicas que liguem esses clientes: idade, profissão, interesses próximos, etc.

Identifique a que possui mais recorrência e pense sua comunicação a partir disso. 

Faça uma pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma boa forma de entender o que os clientes esperam do seu serviço ou produto. 

Os dados obtidos serão um bom termômetro para você direcionar as possíveis melhorias e expô-las na comunicação.

Existem diferentes formas de realizar essa pesquisa, no entanto, a que possui o melhor custo benefício para esse tipo de realização é o SMS com suas plataformas de automatização disponíveis.

Se interessou? Faça uma conta teste na COMTELE e aproveite os benefícios desta plataforma.

Como chamar atenção desses clientes de volta

Toda sua estratégia vai depender dos dados obtidos anteriormente.

Conseguiu identificar os problemas que gerou a evasão desses clientes? Foi capaz de resolvê-los ou pelo menos contornar a situação?

Esse é o momento de ressaltar esse trabalho!

Por exemplo, um dos grandes problemas que levam pessoas a deixarem de consumir o produto, é a falta de acessibilidade na compra.

Em casos de lojas físicas, um estacionamento ou então um convênio com um espaço que realiza esse serviço, é um diferencial para contornar o problema.

Caso seu carro-chefe seja o e-commerce e possua o mesmo problema, ações de frete grátis podem, com certeza, chamar a atenção daquele cliente que deixou de consumir por conta do valor crescente do frete.

Esse é só um exemplo possível. Não se esqueça de explorar essas soluções na sua comunicação, dependendo dos problemas que foram encontrados.

Melhores canais de comunicação para essa ação

Email

O email é uma ferramenta bastante eficaz para recuperar clientes

A possibilidade de uma mensagem mais elaborada, pode ser bastante útil para um parceria mais antiga que já não existe mais.

Através dele, você pode pontuar cada melhoria do seu negócio e produzir uma comunicação bastante completa.

No entanto, a possibilidade dele ser lido por clientes que não possuem um vínculo tão forte com a sua marca é alta.

Por isso, é preferível que essa ferramenta seja utilizada principalmente para clientes mais tradicionais.

SMS

Como já dissemos, o SMS possui um dos melhores custos-benefício do mercado.

Essa ferramenta é muito bem aproveitada por um público mais amplo, clientes que adquiriram poucas vezes produto e até os que já consumiram muito e acabaram deixando o seu negócio.

Sua comunicação, aqui, deve ser mais direta e o ideal é que ela varie de acordo com o segmento do cliente que acordamos anteriormente.

Essa ferramenta possui uma incrível taxa de abertura de mais de 90%, o que quase garante a chance de que sua mensagem seja recebida e lida.

Mensagem para clientes inativos: confira alguns exemplos de como reconquistar seus clientes novamente

No ramo alimentício, observa-se uma forte tendência em opções veganas e orgânicas nos últimos anos. 

A falta dessa opção, com certeza, pode ser um dos motivos que levaram clientes a deixarem o seu negócio.

Confira um exemplo:

“O restaurante COMTELE agora possui um cardápio 100% vegano. Além dos pratos que já contamos, agora temos amplas opções de pratos sem origem animal.”

Se você realiza um serviço que demande que seu cliente venha até você, a acessibilidade é super importante.

Quem nunca deixou de ir em um lugar por ter circulado por muitos minutos e não ter achado estacionamento?

Uma possibilidade comunicação, aqui, seria:

“Juliana, o espaço de beleza COMTELE agora tem estacionamento próprio. Aproveite o cupom DESCONTO20 e fique ainda bonita na COMTELE.”

Por fim, o clássico serviço de delivery, acompanhado com a possibilidade de frete grátis, pode ser o empurrãozinho que seu cliente está precisando para fidelizar de vez.

“Carlos, agora a farmácia COMTELE conta com o serviço de delivery 24hrs. Faça sua lista de compras, encaminhe para número (55)5555-555 e receba em casa.”

Conclusão

Ter um controle sobre os dados dos clientes é essencial para executar a sua estratégia de maneira eficiente.

Por isso, não perca tempo, planeje uma forma de adquirir essas informações de seus clientes atuais.

O SMS é uma ótima plataforma para realizar essas pesquisas.

Já possui essas informações? Então anote as dicas desse texto e comece já a aplicar sua estratégia para reconquistar seus clientes.

Boa sorte!