Entenda o que é Marketing Digital, SMS Marketing e como aplicar em seu negócio

Entenda o que é Marketing Digital, SMS Marketing e como aplicar em seu negócio

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  • Post last modified:13/08/2020

Atualmente, em meio a situação atual do corona vírus (2020), muitas empresas encontraram dificuldades para continuar com os negócios e tiveram que partir para mundo do Marketing Digital.

Segundo o Google Trends, este termo de pesquisa teve um aumento de aproximadamente 100% em suas buscas.

Mas, você deve estar se perguntando, qua o significado deste termo?

O que é marketing?

Em inglês, market significa mercado e Marketing pode ser traduzido como mercadologia, um estudo das causas, objetivos e resultados que são gerados através das diferentes formas como nós lidamos com o mercado.

É um conjunto de estratégias que visam a otimização do ganho empresarial, na qual engloba criação de campanhas publicitárias, design e atendimento.

Dentro do marketing, existem os fatores principais que são levados em consideração na criação de uma nova estratégia. Esses fatores são denomidados 4P’s, sendo eles: produto, preço, praça e promoção.

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Aqui, está a definição de cada um deles:

  • Produto: é o artigo ou serviço oferecido aos clientes. Aqui entram os conceitos de qualidade, benefícios e satisfação do consumidor.
  • Preço: diz respeito ao valor monetário para aquisição do bem de consumo. Aqui se avalia o custo de produção, a margem de lucro, descontos, entre outros conceitos.
  • Praça: é o local que o negócio está inserido, sua forma de distribuição e sua disponibilidade. Nessa parte, se trabalham os horários e dias de funcionamento, a facilidade do cliente em encontrar o bem de consumo e as formas de entrega.
  • Promoção: é a comunicação — é aqui que entra a publicidade. A Promoção cuida de toda a forma de informar, convencer e fazer o artigo de venda se lembrado.

Segundo um artigo da Rock Content, existem mais de 83 tipos de marketing. Além do marketing offline (também conhecido como marketing tradicional), existem o marketing digital e o sms marketing, por exemplo.

Marketing Digital

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O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

E não é à toa que os orçamentos estão indo cada vez mais para esse “novo” marketing. Ele possui várias vantagens em relação ao marketing tradicional, e permite um maior retorno sobre investimento.

Consequentemente, através desse tipo de marketing, sua empresa obterá uma carteira de clientes, os chamados leads. Os leads são todos aqueles que forneceram algum tipo de informação em seu site, que demonstraram interesse pelo serviço prestado ou produto a ser vendido.

A visibilidade é um aspecto do marketing que não vai mudar, independentemente do ano em que estamos e do momento econômico. O marketing antes e depois de uma transformação digital gira em torno de como os clientes vêem sua empresa.

Enquanto algumas empresas já possuem raízes sólidas no meio do marketing digital, outras ainda engatinham, e algumas parecem desconhecer sua real importância e, na verdade, não compreendem completamente o que é marketing digital.

O foco é crucial – e isso pode ser um desafio. Quanto maior o negócio, mais diversificada será a base de clientes. Enquanto os dados tornam mais fácil segmentar os consumidores, é um compromisso enorme para discernir informações valiosas a partir do volume de dados disponíveis.

Importância da transformação digital

A transformação digital – dentro de uma empresa – é um ecossistema que torna tênues as linhas entre parceiros, clientes, colaboradores e a estratégia da companhia – logo, o dia a dia operacional é fortemente influenciado por este ecossistema, criando o jeito de ser de uma empresa.

O importante papel dessa transformação – primordialmente cultural – é o quanto isto transforma a relação da sua empresa com o mercado e com as pessoas.

Sendo assim, é mais do que real a importância de potencializar as ações de marketing, levando-as para o caminho da transformação digital. O marketing tradicional, com a criação de peças e campanhas publicitárias offline, já não é suficiente para atrair o público digital.

Mais do que pensar em uma ação inovadora, os profissionais de marketing precisam de soluções que gerem engajamento, integrando os diferentes canais por onde passa o cliente. É necessário pensar em como a ação vai impactar os clientes e quais caminhos ela deve percorrer para chegar a um número cada vez maior deles.

diferentes meios de comunicação para esta transformação digital

Uma pesquisa recente revelou que, entre as empresas que já implantaram a transformação digital, ocorreram os seguintes benefícios: 41% das empresas aumentaram sua fatia de mercado (market share); 30% das empresas aumentaram o faturamento do consumidor; 37% das tiveram um crescimento de engajamento do consumidor em canais digitais; 32% perceberam um aumento no número de visitantes no site e canais digitais.

Somado a isso, alguns dos maiores benefícios percebidos por empresas do mundo todo tem sido:

  • Aumento da eficiência dos processos, com a melhoria das mensurações de indicadores e o aprimoramento da gestão dos dados;
  • Aumento da satisfação dos clientes, pois a empresa torna-se sempre disponível e os clientes passam a receber informações úteis a todo momento;
  • Obtenção de vantagem competitiva, criando novos produtos, adicionando fontes de receita, reduzindo custos, conquistando novos clientes e aumentando a produtividade.

Aspectos essenciais do marketing digital

Formar uma conexão digital com o cliente através do Marketing Digital é saber utilizar a ciência que impulsiona as métricas e assim gerar resultados. Por isso, aqui estão três áreas-chaves para você se concentrar:

  • Estratégia de Dados: Novos recursos e tecnologias têm permitido a coleta de grande quantidade de dados. Entretanto, apenas a análise dessas informações pode gerar conhecimento e reverter as informações em uma tomada de decisão que vise a estratégia. Esse é o objetivo da Estratégia de dados.
  • Canais de Marketing Efetivos: são os caminhos pelos quais você leva o seu produto até seu cliente final, ou seja, são a forma como você faz com que seus produtos fiquem disponíveis para compra. Você deve atentar-se as preferências de comunicação de seu cliente, seja por e-mail marketing, sms, redes sociais, entre outros.
  • Visão Única do Cliente (VUC): é a capacidade de conhecer e se relacionar continuamente com cada cliente/segmento de cliente de forma individual e contextualizada em qualquer ponto de contato, ao longo de cada etapa de seu ciclo de vida (Customer Life Cicle). Construir uma base de dados VUC completa requer reunir diferentes dados de várias áreas da empresa, como: vendas, TI, marketing, finanças e atendimento ao cliente, entre outros. E esses dados, uma vez unificados, devem estar disponíveis para qualquer ação que deseja realizar.

Basicamente, o tripé do marketing atual é formado pelos aspectos citados acima: dados, canais e visão. Sendo que cada um destes tem um correspondente conjunto de ferramentas que muitas vezes dependem de diferentes equipes, habilidades e orçamentos. Por isso, é importante uma boa gestão de marketing focada nestes três aspectos para que os resultados sejam promissores.

Benefícios do Marketing Digital

Se a sua empresa já investe em marketing digital, o SMS Marketing pode funcionar como uma ferramenta de complemento às estratégias utilizadas, tendo a finalidade de reforçar e fortalecer a comunicação digital emitida pela sua organização.

Para que se consiga se beneficiar com o sms marketing é indispensável a existência de um bom planejamento de marketing digital funcionando por trás da sua campanha de comunicação.

Através de um simples envio de sms marketing ou E-mail Marketing você pode informar seus clientes de promoções e descontos exclusivos quase que em tempo real, sendo mais barato e eficiente que o envio de mala direta, por exemplo.

SMS Marketing

É um tipo de marketing que se baseia no compatilhamento de informações de empresas para seus clientes através de mensagens de textos no celular.

Hoje em dia, é possível obter resultados consideráveis com o sms marketing, devido ao baixo custo de aquisição e a taxa de entrega de todas as mensagens é de, aproximadamente, 99.5%.

sms marketing

Plataforma SMS Marketing

Enviar SMS Marketing em massa é uma ótima estratégia devido ao seu custo x benefício. Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de comunicação não foi substituída pelo uso de aplicativos.

Esse tipo de mensagem é muito eficiente, principalmente para empresas grandes, que desejam se comunicar com seus colaboradores de forma prática, sem lotar caixas de e-mail ou utilizar muito papel imprimindo informativos, o que passa longe de ser sustentável. É um serviço rápido e eficiente.

E é isso…

Diante de todas essas informações, vale a pena investir neste tipo de marketing, tendo em vista todos os benefícios que o mesmo irá trazer para os seus negócios.

Analisando todos os pontos aqui apresentados, não tem como errar na forma de se comunicar com o seu cliente.