You are currently viewing SMS API: Entenda sua funcionalidade

SMS API: Entenda sua funcionalidade

  • Post category:Geral
  • Post author:
  • Post last modified:31/08/2022

Com o API, o envio de SMS em massa fica ainda mais fácil e prático. 

Esse serviço tem como objetivo automatizar processos manuais, além de permitir a criação de novas funcionalidades.

Quer ganhar tempo com processos que podem ser facilmente realizados por uma plataforma que você já conhece? 

Continue com a gente e entenda, com detalhes, como você pode fazer isso.

O que é uma integração via API?

A integração via API é usada para a troca de dados entre aplicativos interligados por meio de internet, sem a necessidade da intervenção humana no abastecimento desses dados.

É como se, por exemplo: um software que recebe os dados de um cliente em potencial seja utilizado como uma ponte, enviando essas informações para o software responsável pela comunicação de clientes.

Está um pouco confuso ainda? Vamos para um exemplo ainda mais prático. 

Imagine que seu negócio trabalha com a venda de imóveis e seu algoritmo identifica uma busca por imóveis na região em que você atua. 

Com a integração API, você consegue, de maneira automatizada, trazer informações de contato e sobre o imóvel, aumentando as chances de conversão desse cliente em potencial.

Como funciona a integração API da Comtele?

Na COMTELE, é muito fácil integrar seu sistema com a API de envio. Possuímos bibliotecas prontas que possibilitam o envio de SMS com até 3 linhas de código.

Além disso, possuímos algumas integrações prontas com sistemas de terceiros e open sources.

Como funciona o disparo de SMS via API?

Para realizar o disparo de SMS via API na COMTELE é muito simples: basta fazer uma requisição para o nosso servidor informando a chave de autenticação, mensagem e destinatários. Também é possível utilizar nossas SDKs, simplificando ainda mais o processo. Veja a nossa documentação para mais detalhes.

Faça sua conta teste e comece agora mesmo.

Entenda as funções dessa integração

O sistema API melhora a comunicação entre sistemas, evitando os ruídos e possíveis perdas no processo de transmissão de dados.

Além disso, a redução de custos, que é uma grande vantagem na utilização de SMS, também se complementa com a utilização do API, pois a plataforma permite que você integre no seu próprio sistema ou em algum sistema já pronto. 

Além da redução de trabalho manual, economizando tempo e recursos.

Melhores práticas de uso

Uma das questões muito discutidas entre empresas que utilizam SMS em sua comunicação é sobre o uso do SMS Long Code ou Short Code para os disparos.

O Long Code (Código Longo), é quando o disparo é realizado por um número de telefone celular semelhante ao utilizado usualmente, por exemplo, (+55 (16) 99555-5555).

O Short Code, por sua vez,  é um número de até 5 dígitos, bastante comum na utilização de SMS. Confira no seu celular se não tem uma série de mensagens recebidas por esses números.

No entanto, é importante pontuar que a Anatel regula a utilização do long code, sendo liberado somente para o propósito de uma conversa e proibido o uso para promoções.

Além disso, o Long Code passa uma insegurança por ser um número que as pessoas físicas normalmente utilizam, fazendo as empresas optarem pelo Short Code.

Conclusão

A alta taxa de leitura e conversão via SMS pode ajudar e muito suas vendas. Através das API’s, você consegue alinhar a sua comunicação com o seu público e vender muito mais.

Faça integração com a Comtele! Conte com nossa ajuda para conseguir mais resultados.

CONFIRA TAMBÉM: