14 Exemplos de Mensagens de Confirmação de Consulta Efetivas
Mensagens de Confirmação de Consulta

14 Exemplos de Mensagens de Confirmação de Consulta Efetivas

  • Post category:Saúde
  • Post author:
  • Post last modified:11/02/2021

O principal benefício das mensagens de confirmação de consulta é reforçar o seu relacionamento com seu paciente, contribuindo de forma positiva e reduzindo em até 30% o número de falta de pacientes com a confirmação de consulta.

Se você está buscando exemplos de mensagens de confirmação de consulta e, de quebra, solucionar o problema de faltas e atrasos em seu consultório, está no lugar certo.

Mensagem de agendamento de consulta

Enviar uma mensagem informando ao paciente sobre o agendamento da consulta irá garantir que ele se lembre do compromisso.

“Caro paciente, sua consulta odontológica foi agendada para dia 07/02 às 8 horas.”
“(Nome do Paciente), seu agendamento para o dia 08/01 no Consultório Comtele foi realizado com sucesso! Caso precise remarcar entre em contato conosco com antecedência.”

Mensagem de agendamento de cirurgia

“Cirurgia agendada para o dia 21/01. Em caso de dúvidas entre em contato”

Mensagem de lembrete de consulta médica

Um dos principais motivos para falta de pacientes em consulta é o esquecimento.

Na correria do dia a dia, é comum um paciente esquecer-se de comparecer a uma consulta médica ou lembrar-se em cima da hora daquele agendamento feito há meses, não é?

Um lembrete de consulta agendada resolve este problema.

“Olá, Boa tarde! Este é um lembrete de sua consulta odontológica agendada para o dia 21, às 15 horas. Responda 1 para confirmar ou 2 para cancelar.”
“Boa tarde, (Nome do Paciente)! Gostaríamos de lembrar-lhe de sua consulta médica agendada para amanhã às 9 da manhã. Responda 1 para confirmar e 2 para cancelar”
“Não se esqueça de seu exame de sangue amanhã às 6 da manhã. Faça jejum de água e comida a partir das 22 horas.”
“Olá, (Nome do Paciente). Não esqueça de sua consulta no Laboratório Comtele, amanhã às 8 horas. Responda gratuitamente 1 para confirmar ou 2 para desmarcar.”
“Caro paciente, gostaríamos de lembrar a você que sua consulta agendada é amanhã às 9 horas . Responda 1 caso não possa comparecer.”
“Você possui uma consulta médica agendada para às 13 horas do dia 05. Responda SIM gratuitamente para confirmar.”

Mensagem de remarcação de consulta

Após o paciente responder a sua mensagem querendo remarcar é essencial continuar o contato, dando a possibilidade do paciente fazer a remarcação.

“Olá paciente, para remarcar sua consulta acesse nossa agenda online [link da agenda] e escolha o melhor horário.”
“JOÃO, sua consulta foi remarcada para o dia 10/02 às 15:00hrs.”
“Em atenção a sua solicitação, informamos que dispomos dos dias 08, 10, e 12 para remarcação de sua consulta médica. Responda conforme sua disponibilidade.”

Mensagem de cancelamento de consulta

Imprevistos acontecem não é mesmo? Seja na agenda do consultório ou do paciente, é imprescindível garantir que haja a possibilidade de cancelamento e remarcação da consulta.

“JOÃO, sua consulta com o Dr. Marcos no dia 10/01 foi cancelada. Para remarcar acesse nossa agenda online [link da agenda] e escolha um novo horário.”
“DEBORA, a Dra. Renata teve uma cirurgia de última hora e não poderá atender. Para remarcar sua consulta entre em contato no telefone 0800 000 0000.”

Mensagem de Confirmação de Consulta por SMS

De acordo com a empresa americana, Athenahealth, quando avisados através de mensagens de confirmação de consulta, 96% dos pacientes comparecem no dia e horário agendado. Já, entre os pacientes que não são lembrados do agendamento, aproximadamente 11% não comparecem.

A falta ou atraso, em consultório médico, representa o pesadelo de qualquer profissional na área da saúde, por esse motivo automatizar o processo ou utilizar meios de comunicação como o SMS é muito vantajoso.

Porque usar SMS?

As estatísticas do mercado para o consumo de SMS revelam, que:

  • 90% dos sms são lidos em até 3 minutos;
  • 80% das pessoas optam pelo SMS como forma de comunicação comercial;
  • 64% dos consumidores consideram uma ação positiva a utilização deste canal como meio de comunicação.

Como é possível perceber, as estatísticas comprovam a eficácia do SMS como forma de comunicação com seu paciente.

A utilização do SMS em seu consultório, laboratório ou hospital irá tornar a comunicação muito mais eficiente,  além de fidelizar pacientes.