You are currently viewing Dia do Consumidor: dicas para vender mais gastando menos
Dia do Consumidor

Dia do Consumidor: dicas para vender mais gastando menos

  • Post category:Marketing
  • Post author:
  • Post last modified:14/09/2021

O Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de Março, é um dos dias mais aguardados pelo varejo, entre as grandes datas celebradas no primeiro trimestre do ano. Mas você sabe como surgiu essa comemoração?

Completando 59 anos em 2021, o Dia do Consumidor surgiu a partir de um discurso do então presidente americano John F. Kennedy, no qual defendeu, entre outras pautas, a importância da proteção aos direitos do consumidor.

Hoje em dia, esta data tem forte apelo comercial, sendo utilizada pelo mercado varejista como um momento para estreitar seus laços com o consumidor e aumentar suas vendas.

 Importância do Dia do Consumidor

No Brasil, desde uma ação promocional realizada pelo site Buscapé, em 2014, o Dia do Consumidor, normalmente estendido durante a semana do dia 15 de Março, tornou-se um importante marco de compras.

Entre 2019 e 2020 o número de consumidores que conhecem esta data cresceu 17,2%, passando de 46,9% para 64,1%, e a estimativa é que este número continue crescendo, dizem as pesquisas da Opinion Box e Social Miner

Mais números sobre o Dia do Consumidor

De acordo com dados do canal de pesquisas e recursos de marketing criado pelo Google, Think With Google, esta data, ao longo dos últimos anos tem cada vez mais despertado o interesse do consumidor.

Esta mesma pesquisa revela que entre os anos de 2017 e 2018 o aumento do termo de pesquisa “Dia do Consumidor” no buscador Google foi de 92%, e entre aqueles que compraram na data 73% pesquisaram uma semana antes.

Para o mercado, esta data também tem grande relevância, pois, neste período suas vendas e consequentemente seu faturamento tendem a aumentar significativamente.

Nos últimos anos, o faturamento médio através do e-commerce durante o Dia do Consumidor foi em média de R$258 milhões.

Dia do Consumidor e pandemia, o que esperar?

Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, um novo comportamento de consumo é esperado por parte dos consumidores, que devem direcionar suas compras majoritariamente ao mercado digital.

Segundo pesquisas realizadas pela Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI) e publicadas pelo site e-commerce brasil, até novembro de 2020, 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online.

Levando em consideração este cenário, o mercado deve adotar estratégias e ações que valorizem e respeitem o consumidor para que possam alcançar seu objetivo de venda.

A seguir você verá como uma estratégia simples utilizando o melhor canal de comunicação com o cliente poderá lhe ajudar neste momento. Então fique ligado.

Ideias dia do consumidor

Durante a Semana do Consumidor a competitividade entre as lojas tende a crescer exponencialmente. Por este motivo, ações inteligentes de marketing que valorizem o seu produto e seu cliente tendem a ser a melhor aposta.

A escolha mais assertiva neste momento é investir suas fichas em propagandas que mostram ao cliente o quanto são importantes para seu negócio e então mostrá-los  porque devem optar por seu produto.

A seguir daremos algumas dicas sobre estratégias de marketing barato e eficaz e como elaborar a melhor propaganda para o dia do consumidor,  falaremos também sobre como o uso de mensagens pode ajudar de diversas maneiras nesta campanha.

Propaganda para o dia do consumidor

Para criar uma boa propaganda para o Dia do Consumidor, muito mais do que fornecer descontos e promoções, o lojista deve estabelecer um bom relacionamento com o seu consumidor.

Estas atitudes, são, muitas vezes, mais valorizadas do que o desconto em um produto, afinal, o que não vai faltar nesta data são promoções para o Dia do Consumidor.

Por este motivo, invista em ações de médio e longo prazo. Opte por aproximar a imagem de sua marca dos ideais de seu consumidor, desta forma você irá criar laços que são muito mais fortes do que uma promoção.

Quando estes laços já estiverem construídos, aí sim você deve, como forma de recompensar seu cliente pela fidelidade, conceder descontos e promoções que demonstrem o quanto você o respeita por esta data tão importante.

Estratégias de marketing barato para o Dia do Consumidor

Dia do Consumidor

Normalmente, tem-se a ideia de que para realizar uma campanha de marketing é necessário investir muito dinheiro. Mas saiba que, com planejamento, é possível ter ótimos resultados gastando pouco.

A internet está aí para não nos deixar mentir. Graças a essa ferramenta o empreendedor tem acesso a muitos recursos para otimização do alcance de suas campanhas de marketing.

Algumas estratégias de baixo custo que podem ser utilizadas, e que, para além de um retorno financeiro podem garantir a fidelização e engajamento do seu cliente são:

  • Realizar Sorteios;
  • Programas de descontos;
  • Programas de Fidelidade.

Mas lembre-se, principalmente em épocas como esta, a concorrência, na medida do possível, trabalhará com as mesmas ferramentas que você, por este motivo o contato próximo com o seu cliente deve ser seu principal objetivo.

No próximo tópico, falaremos sobre como o uso de mensagens pode lhe ajudar a aproximar o seu consumidor e se diferenciar da concorrência.

Mensagem para o dia do consumidor

Uma das formas mais eficientes de se aproximar de seu cliente é através do uso de mensagens. 

Com esta ferramenta você poderá homenageá-los pelo Dia do Consumidor, oferecer promoções ou cupons, agradecê-los por terem escolhido seu negócio entre tantos outros e enviar frases e mensagens sobre este dia.

O canal que se destaca por ser efetivo e de baixo custo é o SMS.

Veja abaixo alguns exemplos de como utilizar o SMS para enviar mensagens no Dia do Consumidor.

Mensagem de promoção para o Dia do Consumidor

“Comtele: JOANA, parabéns pelo Dia do Consumidor. Obrigado por estar conosco durante a pandemia. Use o cupom OBRIGADOJOANA e ganhe 30% de desconto na sua próxima compra.”
“Comtele: MATHEUS, estamos com uma promoção de 20% de desconto do Dia do Consumidor em nossa sessão masculina na nossa loja, clique e confira [LINK]”

Mensagem em homenagem ao Dia do Consumidor

“Comtele: JOAO, parabéns pelo Dia do Consumidor e obrigado por estar conosco durante esse ano difícil de 2020”
“Comtele: Parabéns a todos nós, pois todos somos consumidores. Obrigado por ajudar a girar a roda da economia mesmo em um ano de pandemia.”

Mensagem de agradecimento Dia do Consumidor

“Comtele: Parabéns consumidor pelo seu dia. Obrigado por nos ajudar a gerar empregos e assim permitir que a economia gire e beneficie a todos nós.”

Mensagem de dia do consumidor para os clientes

“Comtele: TIAGO, parabéns pelo Dia do Consumidor. Obrigado por nos escolher para levar sua mensagem a seus clientes.”

Dia do Consumidor, uma data para vender mais e estreitar o seu relacionamento.

Aproveite essa data para vender mais e manter o relacionamento com seus clientes mais próximo do que nunca.

O SMS é o canal ideal para ter uma comunicação direta e assertiva nessa data.