O Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de Março, é um dos dias mais aguardados pelo varejo, entre as grandes datas celebradas no primeiro trimestre do ano. Mas você sabe como surgiu essa comemoração?
Origem do dia do consumidor
Completando 60 anos em 2022, o Dia do Consumidor surgiu a partir de um discurso do ex-presidente americano John F. Kennedy, no qual defendeu, entre outras pautas, a importância da proteção aos direitos do consumidor.
Hoje em dia, esta data tem forte apelo comercial, sendo utilizada pelo mercado varejista como um momento para estreitar seus laços com o consumidor e aumentar suas vendas.
Dia do consumidor Brasil 2022
No Brasil, desde uma ação promocional realizada pelo site Buscapé, em 2014, o Dia do Consumidor, normalmente estendido durante a semana do dia 15 de Março, tornou-se um importante marco de compras.
Com o ganho de relevância cada vez mais, muitos estudos indicam que a data do consumidor passou a ter uma importância tão grande quanto a Black Friday.
Entre 2019 e 2020 o número de procura pela data cresceu 17,2%, passando de 46,9% para 64,1%, em 2021, mesmo com a pandemia, a data continuou apresentando bons resultados.
Segundo a plataforma SimilarWeb, os principais e-commerces do Brasil possuem cerca de 13 milhões de visitas a mais durante a Semana do Consumidor. Não vai ficar de fora, né?!
Mais números sobre o Dia do Consumidor
De acordo com dados do canal de pesquisas e recursos de marketing criado pelo Google, Think With Google, esta data, ao longo dos últimos anos tem cada vez mais despertado o interesse do consumidor.
A pesquisa ainda revela que o aumento do termo de pesquisa “Dia do Consumidor” no buscador Google foi de 92%, e entre aqueles que compraram na data 73% pesquisaram uma semana antes.
Ou seja: seu planejamento deve começar o mais rápido possível!
Para o mercado, esta data também tem grande relevância, pois, neste período, suas vendas e consequentemente seu faturamento tendem a aumentar significativamente.
Somente no dia 15 de março, o e-commerce registrou, em 2021, R$ 592 milhões.
Como vender pela internet gastando menos no dia do consumidor
Durante a Semana do Consumidor a competitividade entre as lojas tende a crescer muito. Por este motivo, é preciso investir em ações inteligentes de marketing que valorizem o seu produto e seu cliente tendem a ser a melhor aposta.
A escolha mais assertiva neste momento é desenvolver propagandas que mostram ao cliente a importância dele para o seu negócio e então mostrar porque devem optar por seu produto.
IDEIAS DIA DO CONSUMIDOR
Confira algumas dicas sobre estratégias de marketing baratas e eficazes para elaborar a melhor propaganda para o dia do consumidor, falaremos também sobre como o uso de mensagens podem ajudar na sua campanha.
Ações de marketing para o Dia do Consumidor
SMS marketing
O SMS Marketing é uma prática de envio de mensagens de texto para aparelhos celulares dos consumidores. São mensagens curtas e bastante flexíveis, podendo apresentar: oportunidades, ofertas, atualizações e alertas relevantes aos clientes.
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Promoção dia do consumidor
As promoções por tempo limitado são muito efetivas durante a semana do consumidor. Ofertas válidas por um curto período de tempo geram um sentimento de urgência, resultando em mais compras para os clientes que não querem perder essa grande oportunidade.
As ofertas podem valer por 24 horas ou durante toda a semana do consumidor.
Propaganda para o dia do consumidor
Para criar uma boa propaganda para o Dia do Consumidor, muito mais do que fornecer descontos e promoções, o lojista deve estabelecer um bom relacionamento com o seu consumidor.
Essas atitudes são, muitas vezes, mais valorizadas do que o desconto em um produto, afinal, o que não vai faltar nesta data são promoções para o Dia do Consumidor.
Invista em ações de médio e longo prazo. Opte por aproximar a imagem de sua marca dos ideais de seu consumidor, desta forma você vai criar laços que são muito mais fortes do que uma promoção.
Quando estes laços já estiverem construídos, aí sim você deve, como forma de recompensar seu cliente pela fidelidade, conceder descontos e promoções que demonstrem o quanto você o respeita por esta data tão importante.
Estratégias de marketing barato para o Dia do Consumidor
Muitos acreditam na ideia de que para realizar uma campanha de marketing é necessário investir muito dinheiro. Mas saiba que, com planejamento, é possível ter ótimos resultados gastando pouco.
A internet está aí para não nos deixar mentir. Graças a essa ferramenta o empreendedor tem acesso a muitos recursos para otimização do alcance de suas campanhas de marketing.
Algumas estratégias de baixo custo podem ser utilizadas, para que, além de um retorno financeiro, você possa garantir a fidelização e engajamento do seu cliente. Confira abaixo:
- Sorteios;
- Programas de descontos;
- Programas de Fidelidade.
Mas lembre-se: principalmente em épocas como esta, a concorrência, na medida do possível, vai trabalhar com as mesmas ferramentas que você, assim, o contato próximo com o seu cliente deve ser seu principal objetivo.
No próximo tópico, vamos falar sobre como o uso de mensagens pode ajudar a aproximar o seu consumidor e se diferenciar da concorrência.
Mensagem para o dia do consumidor
Uma das formas mais eficientes de se aproximar de seu cliente é através do uso de mensagens.
Com esta ferramenta você poderá homenageá-los pelo Dia do Consumidor, oferecer promoções ou cupons, agradecê-los por terem escolhido seu negócio entre tantos outros e enviar frases e mensagens sobre este dia.
O canal que se destaca por ser efetivo e de baixo custo é o SMS.
Veja abaixo alguns exemplos de como utilizar o SMS para enviar mensagens no Dia do Consumidor.
Mensagem de promoção para o Dia do Consumidor
Mensagem em homenagem ao Dia do Consumidor
Mensagem de agradecimento Dia do Consumidor
Mensagem de dia do consumidor para os clientes
FELIZ DIA DO CONSUMIDOR, APROVEITE A DATA PARA VENDER MAIS E MELHORAR O RELACIONAMENTO COM SEUS CLIENTES
Aproveite essa data para vender mais e manter o relacionamento com seus clientes mais próximos do que nunca.
O SMS é o canal ideal para ter uma comunicação direta e assertiva nessa data.