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Pesquisa de satisfação: como fazer de maneira rápida e eficiente

  • Post category:Pesquisa
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  • Post last modified:10/02/2022

Você já parou para pensar se seus clientes estão satisfeitos? Será que é por isso que os resultados demoram a aparecer? O que será que eles acham do meu produto?

Pesquisas de satisfação são importantes para entender como os clientes se sentem em relação à sua empresa, para que todas as etapas do seu negócio possam evoluir constantemente.

Isso é o que vai definir se a experiência com o seu produto ou serviço atende, de fato, às necessidades do consumidor.

Confira nossas dicas e conheça a ferramenta que vai tornar suas pesquisas confiáveis e certeiras.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO: POR QUE FAZER?

Você tem a sensação de que faz um grande esforço para alavancar o seu negócio, mas o retorno simplesmente não vem, ou demora a aparecer? 

Saiba que você pode estar errando na estratégia para reter seu cliente, e nesse cenário, uma pesquisa de satisfação é essencial para ajudar a solucionar essa questão!

Essa é uma ferramenta prática e de baixo custo, que auxilia você a identificar se seu produto atende ou não as exigências do seu cliente. 

Com isso, é possível corrigir processos ou problemas para oferecer a eles a melhor entrega, como por exemplo:

  • problemas com o produto ou serviço;
  • atendimento ruim;
  • novas funcionalidades.

QUAIS AS VANTAGENS DE FAZER UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTE?

Pesquisa de satisfação

Fidelizar clientes é um processo que exige um bom atendimento, acompanhamento da jornada de venda e bom planejamento. 

Tudo isso se inicia com um bom levantamento de quais são as necessidades dos clientes. Veja a seguir quais as principais vantagens de investir em uma pesquisa de satisfação.

Visualizar oportunidades

Com uma pesquisa de satisfação, você identifica onde estão as falhas do seu negócio e pode solucioná-las de forma mais rápida. 

Além disso, ela também ajuda a visualizar oportunidades. Por exemplo, você pode descobrir que o seu cliente prefere comprar na sua loja porque o prazo de entrega é melhor do que o do concorrente. 

Com esses dados em mãos, você pode explorar com mais facilidade os diferenciais competitivos do negócio!

Melhorar a imagem da empresa

Poucas estratégias de marketing são tão eficazes quanto o testemunho de clientes satisfeitos. 

Bons retornos, como elogios ao atendimento ou narrativas de como determinado produto ou serviço realmente solucionou as questões do consumidor, podem ser usados em ações de marketing para elevar a autoridade da sua marca no mercado. 

Saiba explorar esse potencial e se prepare para colher os lucros!

Reativar clientes

Entender os motivos que levaram um cliente a migrar para a concorrência é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio. 

Fazer uma pesquisa ao término de contratos, por exemplo, é uma forma eficiente de compreender como a qualidade das entregas do seu negócio é vista pelo consumidor. 

Ao identificar essas questões, você pode buscar soluções para saná-las. Além de oferecer recompensas para o cliente que respondeu à pesquisa, contribuindo assim para que ele permaneça ou volte a consumir os seus produtos/serviços.

Fidelizar clientes

Como empreendedor você já deve ter ouvido falar — e sentido no bolso — que fidelizar clientes é muito mais barato do que conquistar novos, não é mesmo?

Para alcançar esse objetivo, é preciso ir além dos bons preços, ou mesmo bons produtos e serviços: você deve oferecer um atendimento diferenciado e ser capaz de resolver ou evitar questões negativas para o seu negócio de forma ativa.

Assim, ao utilizar a pesquisa de satisfação, você mostra para os consumidores que se importa com a qualidade das entregas e considera a opinião deles para ações de melhoria contínua na empresa.

COMO FAZER UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO?

Como vimos, a pesquisa de satisfação é capaz de trazer vários benefícios para a sua empresa. 

No entanto, se mal aplicada, ela pode não trazer os dados esperados e ainda representar uma dor de cabeça. Para evitar que isso aconteça você deve ficar atento a dois fatores: objetivo e confiabilidade.

O objetivo é compreender que todo movimento voltado para o consumidor deve ser estratégico, e a pesquisa de satisfação não foge a essa regra. Por isso, é preciso se preparar antes de aplicar a pesquisa, entendendo exatamente o que o seu negócio precisa saber para conquistar diferenciais competitivos. 

Nesse sentido, é essencial se perguntar a respeito dos fatores cruciais para atrair e manter clientes.

  • o atendimento está adequado?
  • os produtos/serviço têm atendido com excelência os clientes?
  • o que pode ser melhorado?
  • a imagem do negócio é a que você gostaria junto ao público-alvo?

Para garantir a confidencialidade, é preciso utilizar ferramentas corretas para não gerar respostas de pouca utilidade prática. 

Nada melhor do que realizar esse tipo de pesquisa via mensagens SMS Short Code. Essa é a melhor maneira de ouvir o seu cliente sem atrapalhar a rotina dele e ainda obter as informações que deseja para alavancar o seu negócio e atrair mais clientes.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM SMS

O mundo está bem mais dinâmico do que anos atrás, por isso, é importante utilizar a tecnologia a seu favor. 

Já que a maioria da população tem acesso aos celulares, ele pode ser uma peça importante para colher os dados desejados do seu público.

Utilizar o SMS para pesquisa de satisfação ajuda a economizar tempo e dinheiro! Isso porque as perguntas são bem objetivas, e o custo do envio do SMS é baixo, se comparado a outros tipos de pesquisa do mercado.

Quer fazer uma pesquisa de satisfação via SMS que realmente seja eficiente? Então confira as dicas que separamos para você!

Faça as perguntas certas

Como vimos, é fundamental ser objetivo na pesquisa de satisfação. Por isso, concentre seus esforços em perguntas que contribuirão para solucionar os problemas do negócio e melhorar a experiência dos consumidores.

Direcione as perguntas para os produtos ou serviços de preferência do consumidor, sobre como ele chegou até o seu negócio, os diferenciais e o que pode ser melhorado. Lembre-se de deixar um espaço aberto para sugestões e críticas espontâneas.

Controle o número de perguntas

Sintetizar perguntas é fundamental, principalmente para a pesquisa de satisfação via SMS. 

As perguntas e respostas devem estar direcionadas para exatamente aquilo que a sua empresa procura saber. Nesse cenário, o SMS é uma alternativa completa, que permite respostas e interações em tempo real.

Faça um plano de ação e dê feedback

De nada adianta ter informações sobre o seu negócio se você não usá-las para nada. 

Com o resultado da pesquisa nas mãos, reveja os processos que foram mais criticados e tome as devidas providências para saná-los.

É importante também oferecer um feedback aos clientes que responderam à pesquisa de satisfação. Isso pode ser feito logo após o envio das respostas e também quando a questão que ele apontou for solucionada.

  • Pesquisa de satisfação automática

A automação é a alternativa perfeita para realizar sua avaliação de maneira rápida, eficiente e prática.

Envie disparos em massa da sua pesquisa, atingindo um grande número de consumidores sem precisar ocupar toda sua equipe nesta tarefa.

A COMTELE oferece um serviço de automação muito simples. Basta disponibilizar algumas opções para que os clientes possam selecionar ao final de alguma compra ou atendimento e receber o seu feedback.

Por serem respostas bastante objetivas, a chance de que seu cliente interaja com você aumenta muito.

  • O que é uma boa pesquisa de satisfação?

Por mais simples que seja a pesquisa de satisfação, ela deve possuir um propósito evidente para que você siga no caminho correto para alavancar os resultados da sua empresa. 

Para cada resposta negativa, você deve refletir e observar onde está errando, permitindo que você entregue uma experiência cada vez melhor para seus clientes.

Por isso, é preciso estar atento para evitar perguntas que não condizem com o propósito do seu produto ou com a solução que ele oferece.

Confira alguns modelos de mensagens que separamos para você fazer uma boa pesquisa de satisfação.

  • Mensagens de pesquisa de satisfação

Mesmo que sua mensagem precise de uma formalidade maior, o ideal é sempre começar com um agradecimento que estimule a resposta da pesquisa.

“Parabéns por realizar mais uma compra, Isabela. Podemos contar com o seu feedback? Digite “sim” para responder nossa pesquisa de satisfação.”

“Olá, Pedro. É sempre um prazer ter você em nosso restaurante. Para oferecer a melhor experiência em comida, gostaríamos de te ouvir. Digite 1 para continuar.”

“Sua opinião é muito importante para gente, Gabriela. Conte como foi sua experiência com o (nome produto). Para responder, basta seguir as instruções abaixo.”

Se você deixar claro que você se importa com a opinião do cliente, a chance de ele responder aumenta bastante.

  • Mensagem para cliente responder pesquisa de satisfação

As empresas possuem objetivos diferentes e suas perguntas devem estar alinhadas a esse objetivo.

Ainda assim, existem perguntas que são essenciais e devem compor sua pesquisa de satisfação. 

Confira 6 exemplos para ajudar você na hora criar uma pesquisa de satisfação.

  1. De 1 a 10, como você avalia o atendimento da nossa equipe?
  2. Responda “sim” ou “não”, o nosso serviço atendeu suas expectativas?
  3. De 1 a 10, qual a nota você daria para o nosso atendimento ao cliente?
  4. Você teve alguma dúvida antes, durante ou depois de realizar sua compra? “sim” ou “não”.
  5. Como você conheceu nossa marca/produto/serviço? (amigo, anúncios, mídias sociais, e-mail, outros.)
  6. De 1 a 10, o quanto nosso produto/empresa/serviço atende às suas necessidades?
  7. Como você classifica a usabilidade do app? (ruim, regular, bom, excelente)
  • Mensagem de agradecimento pesquisa de satisfação

Agora com a pesquisa respondida, certifique-se de que o cliente sinta que sua opinião será relevante para o futuro da empresa, fazendo com que ele continue participando ativamente desse processo.

“Muito obrigado, José. Suas respostas serão direcionadas para nossa central de atendimento e tomaremos medidas para melhorar ainda mais sua experiência.”

“Agradecemos muito por responder nossa pesquisa. Sua opinião é muito importante para continuarmos melhorando.”

“Muito obrigado pela sua opinião. Você faz parte do nosso crescimento. Levaremos em conta cada resposta para continuar evoluindo.”

CONCLUSÃO

Como vimos ao longo do texto, é possível fazer uma pesquisa de satisfação de forma rápida e eficiente, principalmente contando com a ajuda de um sistema de SMS

Além da agilidade e segurança proporcionada pela ferramenta, ela possui um ótimo custo-benefício, o que confere ainda mais acessibilidade para você adquirir dados estratégicos que te auxiliam a alavancar o seu negócio!