Com certeza você já ouviu falar sobre a importância da fidelização de clientes. Essa estratégia é útil para qualquer empresa, especialmente porque, quando bem aplicada, ela contribui para a melhora nos resultados de vendas.
A intenção por trás da fidelização de clientes também é facilmente explicada pela máxima: “manter um cliente é até 10x mais barato do que conquistar um novo“.
A ideia de fidelidade da clientela pode parecer simples, mas essa é uma técnica que pode ser desenvolvida através dos mais variados formatos, buscando atingir diferentes públicos e acertar no que o mercado pede para cada negócio.
Neste artigo, vamos mostrar algumas estratégias para fidelizar seus clientes de uma maneira eficiente, além de explicar como esse método pode ser um diferencial para o sucesso do seu negócio. Confira!
O que é fidelização de clientes e por que ela é importante?
Por definição, a fidelização de clientes é “o ato de tornar clientes em pessoas fiéis ao seu produto, marca ou serviço”. Não à toa, todo bom empreendedor sabe que essa estratégia é tão importante quanto atrair novos consumidores para o negócio.
A maioria dos especialistas em empreendedorismo garantem que sem a fidelização, os novos negócios seriam suficientes apenas para manter a empresa funcionando, sem qualquer chance de aumentar os lucros ou expandir a operação.
Além disso, como já dito, é muito mais barato agradar um cliente que já consumiu (ou consome) produtos e/ou serviços da sua empresa, do que fazer forças para conquistar um indivíduo que nunca ouviu falar do seu negócio.
Boas estratégias e programas de fidelização de clientes trazem diversos benefícios à empresa. Entre eles:
- Maior proximidade com o cliente;
- Fortalecimento da boa reputação da marca;
- Criação de uma novas experiência de consumo;
- Captação de informações diferenciadas sobre o público-alvo
- Adaptação de técnicas variadas para a comunicação da empresa.
A fidelização de clientes é um trabalho diário, pois graças a essa manutenção constante a marca consegue cada vez mais estar presente na vida de quem realmente importa para sua permanência no mercado.
Como conquistar e fidelizar clientes
O objetivo de fidelizar os clientes é fazer com que os mesmos se tornem defensores e divulgadores da marca. Por isso, é comum dizer que as estratégias de fidelização fazem parte do Marketing de Relacionamento.
O Marketing de Relacionamento engloba estratégias de construção e disseminação da marca, prospecção, criação de autoridade no mercado e, claro, fidelização.
As possibilidades se tornam infinitas quando o cliente está inserido no mundo da empresa. Para que isso aconteça, suas estratégias de comunicação precisam ser criadas em cima das percepções de seus consumidores e do que a sua organização precisa.
A fidelização dos consumidores também permite à empresa tornar-se uma referência no mercado, justamente por conta das boas experiências oferecidas ao público.
Case de sucesso
Quando falamos em tornar-se referência no mercado, um dos casos mais recentes de sucesso é o Nubank. O banco digital que começou como uma startup tem alavancado milhares de clientes todos os meses, que chegam à empresa graças à sua boa reputação.
Para conseguir isso, o Nubank basicamente criou um relacionamento em que oferece vantagens para seus clientes, que vão desde a facilidade na abertura e manutenção da conta, até o não pagamento de taxas mensais comuns em outras instituições.
Esse é um bom exemplo para entender como funciona a fidelização de clientes na prática: com foco no atendimento ao cliente e nas vantagens que pode oferecer ao mesmo, a fintech está superando bancos tradicionais.
Ouça seu cliente
Quando você interage com os clientes regularmente, é capaz de identificar seus problemas. Essa informação pode ser usada para ajustar suas mensagens e ajudá-lo a atingir as expectativas deles. Escutar o feedback de clientes contribui ainda para ajudá-los a entender quais funcionalidades ou serviços devem ser mantidos ou até mesmo melhorados.
Canais de comunicação são os métodos utilizados pela empresa para entrar em contato com o público-alvo a fim de divulgar seu serviço ou para acompanhar um processo de venda e até solicitar feedback para o cliente, através de pesquisas de satisfação, por exemplo.
Entretanto, independente do canal de comunicação que sua empresa resolva adotar, a comunicação com o cliente deve ter características que a torne útil, ou seja, que o cliente assimile exatamente a mensagem que deseja transmitir. Entre elas podemos citar:
Clareza
A mensagem precisa ter uma estrutura de forma clara, sem rodeios ou margem para diversas interpretações, e assim tirar o foco do cliente na informação que precisa ser passada. Envios de sms marketing são exemplos de uma comunicação via marketing digital que captam a atenção do cliente justamente por trazer a informação pura e simples.
Frequência
A periodicidade de contatos com o cliente também é fundamental para que a comunicação seja eficiente, pois as mensagens enviadas podem se complementar, instigar e manter o cliente conectado à empresa.
Aqui está uma das chaves da fidelização de clientes, se comunicar não apenas para vender algo, mas para, por exemplo, dar parabéns pelo seu aniversário ou oferecer um brinde e assim o atrair para verificar as novidades/lançamentos, são algumas táticas de marketing digital certeiras que as empresas utilizam para fidelizar o seu cliente, a sua marca.
Linguagem apropriada
Um público-alvo pode possuir vários perfis, daqueles que valorizam o status da marca àqueles que compram pela conveniência da oferta. A linguagem deve ser apropriada para cada cliente, criando uma conversa que envolva, mais humana e sempre de forma personalizada.
Personalização
Especificando ainda mais a comunicação via marketing digital com o cliente, é possível personalizar cada contato levando em conta o histórico do cliente, suas preferências e comportamento na jornada de compra. Comtele com sms online realiza os envios personalizados com nome, data, enfim, com a váriavel que é relevante ao seu negócio, garantindo um maior retorno a sua campanha.
Dicas e estratégia de fidelização de clientes
Para conseguir bons resultados com a fidelização de clientes, algumas estratégias podem funcionar mais que outras, dependendo das características do negócio em questão. Assim, é importante investir em técnicas complementares, como um bom serviço de atendimento ao cliente.
Vale ressaltar que esta é uma técnica que não age apenas no curto prazo, pelo contrário, seu objetivo é criar uma relação contínua e, preferencialmente, progressiva com o consumidor, fazendo com que este se torne um fã da sua marca.
Entre as principais dicas e estratégias para essa fidelização acontecer, destacamos:
Conheça o seu público-alvo
Você sabe como seu cliente se comporta? Antes de partir para a projeção de brindes e programas de fidelidade, você precisa conhecer a fundo o seu público-alvo. Caso contrário, como você vai oferecer os benefícios que eles realmente querem?
Crie pesquisas e estudos das personas da sua empresa, e entenda o que esses consumidores esperam do seu negócio. Forme uma base de dados atualizados para que você seja assertivo em seu relacionamento com o público.
Saber com quem você está lidando é a base para tomar boas decisões!
O importante papel do atendimento ao cliente
É impossível não falar de atendimento ao cliente quando o assunto é fidelização, já que é o atendimento que, na maioria das vezes, mantém uma comunicação direta com o consumidor, especialmente em momentos críticos.
Com um atendimento de qualidade, sua empresa consegue passar a sensação de organização, credibilidade, eficiência e de preocupação com o bem-estar do consumidor, características essenciais para um cliente gostar de uma empresa.
Os clientes são mais propensos a sentir lealdade em relação a uma empresa que excedeu suas expectativas. Portanto, sempre surpreenda-os com o melhor tratamento possível!
Desenvolva um bom Marketing de Relacionamento
Mais do que oferecer um produto ou serviço, o Marketing de Relacionamento propõe a oferta de um relacionamento único com o cliente. E é por esse relacionamento que o consumidor decidirá se continua ou não com a sua empresa
Utilize plataforma e ferramentas que ajudam a realizar e manter um contato direto com os seus clientes. Use e abuse do que os avanços tecnológicos têm a oferecer para realizar um Marketing de Relacionamento cada vez mais abrangente e, ao mesmo tempo, mais único para seu cliente.
Entre essas ferramentas que possibilitam esse contato direto, o SMS é uma delas. A grande vantagem do sistema de envio de mensagens, como o SMS Marketing, é que própria empresa que contrata o serviço administra o sistema.
As empresas podem criar campanhas personalizadas e escolhendo as mais diversas formas de enviar os SMS: agendamento, personalização da mensagem, envio imediato, pesquisa de satisfação interativa, entre outros.
Como enviar sms para clientes?
Partindo desta premissa, a Comtele é um bom exemplo de empresa que fornece uma excelente ferramenta para comunicar-se com seus clientes por sms.
A grande vantagem de utilizar a Comtele é que você terá controle total de todas suas ações para comunicação com o cliente, criando suas campanhas, e escolhendo as mais diversas formas de envio: agendamento, personalização da mensagem, envio imediato, pesquisa interativa, entre outros.
Com este meio de comunicação, será possível alcançar seus objetivos e suas necessidades, é uma ótima forma para melhorar a comunicação e adquirir a fidelização de clientes.
Agora é só fidelizar
A fidelização de clientes é um trabalho diário, pois graças a essa manutenção constante a marca consegue cada vez mais estar presente na vida de quem realmente importa para sua permanência no mercado. A empresa deve saber que produto, serviço, comunicação e relacionamento são os pontos mais significativos do negócio para a fidelização do cliente.
Conte sempre com a Comtele em todas as fases de divulgação e fidelização e obtenha os resultados desejados, pois possuímos agilidade, personalização e um excelente custo x benefício.
E se este conteúdo foi útil para você, não se esqueça de compartilhá-lo com outras pessoas através de suas redes sociais. Assim o material consegue ajudar muito mais!