Ferramentas para uma comunicação certeira com seu público

Potencialize o engajamento de suas campanhas

As bases fundamentais de um negócio podem ser os verdadeiros diferenciais para o sucesso da empresa. A comunicação com clientes é essencial para o seu negócio, e quando bem feita, pode potencializar ainda mais seus resultados.

As bases fundamentais de um negócio podem ser os verdadeiros diferenciais para o sucesso da empresa. A comunicação com clientes é essencial para o seu negócio, e quando bem feita, pode potencializar ainda mais seus resultados.

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Sabe aquela história de que “o cliente tem sempre razão”? Sabemos que nem sempre é exatamente assim, mas a lição por trás dessa frase é valiosa: o cliente é essencial para o sucesso do seu negócio, seja ele uma multinacional ou uma pequena empresa, por isso é necessário entender muito bem as suas necessidades.

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Se tivéssemos que eleger a maior riqueza dentro de uma empresa, independentemente de seu porte ou segmento, não pensaríamos duas vezes: o cliente fiel. Mas por ser tão fundamental, como fazer da comunicação um diferencial da empresa? Acompanhe neste artigo várias dicas para estratégias mais inteligentes no relacionamento com clientes, pois a Comtele possui ferramentas que auxiliam as empresas na fidelização contínua, ajudando em seu marketing digital.

Estima-se que manter um cliente fiel, ou seja, realizar a efetiva fidelização de cliente, pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa.

O cliente “diferenciado” esta cada vez mais comum na vida das empresas e exige um tratamento personalizado. Ele compra daquela empresa que não só está preocupada em atender bem, oferecer um melhor preço atrelado à qualidade, mas daquela que constantemente está preocupada em saber o seu grau de satisfação, necessidades e hábitos de consumo.

Nos últimos anos, pudemos observar constantes mudanças das relações dos consumidores com o varejo e com comércio online. Hoje, o poder está nas mãos dos clientes devido às diversas opções de produtos, marcas, canais de venda etc. Esse novo consumidor é ansioso, exigente e munido de informação e tem à sua disposição ofertas em abundância.

Nesse momento surge o conceito “customer centricity” no marketing, que passa a permear cada vez mais suas ações com o foco no cliente e não mais no produto. Para isso, a marca precisa orientar sua estratégia e usar todas as ferramentas possíveis para criar relacionamento e fazer com que seu cliente se sinta valorizado.

A Comtele possui ferramentas de marketing digital que impulsionam sua comunicação com cliente, como envio mensagem de celular/SMS, que podem ser utilizadas de diversas formas: SMS Corporativo, Marketing, Cobrança e com objetivo Fidelização de cliente, entre alguns exemplos.

Caracteristicas de uma boa comunicação com seus clientes

Entender o perfil dos compradores da sua loja física ou virtual é essencial para manter um negócio sustentável e se tornar cada vez mais assertivo com a comunicação e consequentemente a fidelização do de cliente. No início, a empresa idealiza quem será seu comprador. Mas, com o passar do tempo, surge a necessidade de reavaliar esse perfil para ajustar suas ações, vitrine e investimentos para captação de novos visitantes. São inúmeras ferramentas que geram informações. Assim, descobrir as necessidades específicas da sua loja ou e-commerce e o perfil dos seus compradores é fundamental para criar uma estratégia de comunicação baseada nesses parâmetros e aumentar o funil de conversão. Comtele possui uma ferramenta sms online que auxilia a empresa nesta processo, pois consegue gerar uma comunicação personalizada atraves da mensagem de celular, que chegam de forma imediata aos clientes, criando uma comunicação em tempo real.

Independente do canal de comunicação que sua empresa resolva adotar, a comunicação com o cliente deve ter características que a torne útil, ou seja, que o cliente assimile exatamente a mensagem que deseja transmitir. Entre elas podemos citar:

  • Clareza: A mensagem precisa ter uma estrutura de forma clara, sem rodeios ou margem para diversas interpretações, e assim tirar o foco do cliente na informação que precisa ser passada. E-mails bem estruturados e envio de mensagem de celular via sms corporativo personalizado são exemplos de uma comunicação via marketing digital que captam a atenção do cliente justamente por trazer a informação pura e simples.
  • Frequência: A periodicidade de contatos com o cliente também é fundamental para que a comunicação seja eficiente, pois as mensagens enviadas podem se complementar, instigar e manter o cliente conectado à empresa e ai esta uma das chaves da fidelização do cliente, se comunicar não apenas para vender algo, mas para, por exemplo, dar parabéns pelo seu aniversário ou oferecer um brinde e assim o atrair para verificar as novidades/lançamentos, são algumas táticas de marketing digital certeiras que as empresas utilizam para fidelizar o seu cliente, a sua marca.
  • Linguagem apropriada: O público-alvo de um mesmo produto pode ter vários perfis, daqueles que valorizam o status da marca àqueles que compram pela conveniência da oferta. A linguagem deve ser apropriada para cada cliente, criando uma conversa que envolva, mais humana e sempre de forma personalizada.
  • Personalização: Especificando ainda mais a comunicação via marketing digital com o cliente, é possível personalizar cada contato levando em conta o histórico do cliente, suas preferências e comportamento na jornada de compra. Comtele com sms online realiza os envios personalizados com nome, data, enfim, com a váriavel que é relevante ao seu negócio, garantindo um maior retorno a sua campanha.

Tipos de Canais de Relacionamento com Cliente

Canais de comunicação são os métodos utilizados pela empresa para entrar em contato com o público-alvo a fim de divulgar seu serviço ou para acompanhar um processo de venda e até solicitar feedback para o cliente.

A importância de manter contato com os clientes é que, a partir dele, é possível estabelecer uma relação de confiança, aprimorar o relacionamento entre empreendedor e consumidor, realizar pesquisas de satisfação e definir os pontos positivos e negativos da empresa ou então conquistar sua reputação perante seus clientes.

Antes de definir quais canais utilizar, a empresa deve analisar quais meios são de melhor compreensão para o público e como funciona a interpretação do público quanto à mensagem transmitida através da divulgação e, dessa forma, identificar a eficácia da comunicação.

Existe uma importância muito grande em relação à escolha dos canais de atendimento que a empresa vai disponibilizar ao seu cliente para  uso de relacionamento tanto no momento da compra, como, muito importante, no pós-venda. Entre eles, podemos citar, que para  tornar o atendimento do call center mais eficiente, por exemplo, é preciso focar na estrutura dos scripts e no marketing de relacionamento, usando sistemas de CRM que mantenham históricos práticos dos clientes e assim quando realizar as campanhas via SMS, os envios serão efetivos, pois além de personalizados, serão com assunto ou produto que o seu cliente se interessa.

Resultados de uma comunicação efetiva

Realizando todo este processo citado neste post, se atentando as necessidades do seu cliente, personalizando a sua comunicação com mensagem de celular por SMS Corporativo ou sms online o resultado será uma fidelização efetiva do seu cliente. E os beneficios de se fidelizar o clientes são inúmeros e podemos citar alguns:

Toda ação voltada para a fidelização de clientes (seja uma campanha de e-mail marketing, ou o lançamento de um conteúdo exclusivo) pode — e deve — ser monitorada.

Estes são apenas alguns pontos sobre como a fidelização traz benefícios para sua empresa e como a Comtele pode te ajudar a sua empresa a fidelizar clientes de forma ágil e com custo X benefício que atenderá sua necessidade.

Caracteristicas como estas citadas,  permitirão que o cliente estabeleça uma relação de confiança com a empresa, sentindo-se plenamente satisfeito não só pelo produto consumido, como também pelo atendimento prestado.

Ferramentas de comunicação certeira

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