O surgimento do WhatsApp gerou o fim do SMS? Grandes empresas e, até mesmo, as pessoas em geral se perguntam qual o melhor canal de comunicação para utilizar.
O fato é que, apesar do WhatsApp ter ganhado muito espaço nos últimos anos, dependendo do seu objetivo, você vai acabar tendo muito mais resultados optando pelo SMS.
Quer entender como funciona? Então fique com a gente!
HISTÓRIA DO SMS
O primeiro SMS da história foi enviado no dia 3 de dezembro de 1992 no Reino Unido, que dizia “Merry Christmas” (Feliz Natal!).
O envio foi feito pelo britânico Neil Papworth, engenheiro da empresa Vodafone, de um computador para um celular.
Como os celulares na época não possuíam teclado, o primeiro envio de SMS de celular para celular foi enviado um ano depois, em 1993.
Atualmente, o SMS está presente em todos os celulares e seu formato continua muito parecido, 160 caracteres e grande praticidade em seu uso.
HISTÓRIA DO WHATSAPP
O WhatsApp é um aplicativo de mensagem automática que foi criado em 2009, nos Estados Unidos da América.
O seu sucesso foi instantâneo e passou a ser utilizado para mensagens casuais com muita frequência e por muitas pessoas.
Com a sua popularização, algumas pessoas começaram a especular uma possível decadência no SMS, o que não ocorreu e você vai entender a seguir.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SMS
O sucesso do WhatsApp transformou a maneira como as pessoas utilizam o SMS, fazendo com que o aplicativo, que era muito utilizado para uma troca de mensagens, passasse a ter um conteúdo de teor mais empresarial.
Isso se deu por conta da possibilidade de monitoramento e envio de mensagens em massa de maneira mais prática por parte do aplicativo.
Além disso, por ser universal, mensagens que visam um maior alcance, tendem a ter mais resultados por SMS.
O canal ainda possui uma taxa de abertura maior que todos os outros canais do mercado, facilitando a chegada e a leitura da informação a ser passada.
Por estes motivos, muitas empresas têm utilizado o SMS para a comunicação externa, status de compra, marketing, pesquisa de satisfação, entre outros usos. Para saber mais clique aqui.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO WHATSAPP
A principal vantagem do WhatsApp é a possibilidade de mensagens multimídias, como imagem, vídeo ou áudio. Além disso, sua plataforma permite uma maior quantidade de caracteres por mensagem.
No entanto, apesar da sua efetividade em conversas pessoais, para uma estratégia de marketing, o WhatsApp acaba se provando uma alternativa ineficaz.
Afinal, a prática de disparos em massa através de plataformas de gestão pelo WhatsApp é PROIBIDA pelo próprio aplicativo, podendo levar ao banimento e multas.
Por isso, confira algumas boas práticas de uso nos dois canais de comunicação.
Principais usos do SMS
- Fazer cobranças;
- Enviar lembretes de agendamento;
- Enviar cupons de desconto;
- Compartilhar promoções com links;
- Confirmar compras virtuais;
- Comunicar internamente com colaboradores em empresas;
- Realizar pesquisas de satisfação;
- Fazer a comunicação geral de instituições;
- Enviar boletos para o pagamento;
- Marketing e monitoramento de campanhas;
- Realizar a logística de entregas.
Principais usos do WhatsApp
- Contato pessoal com o público consumidor;
- Contato interno pessoal com colaboradores;
- Listas de transmissão para comunicações verticais;
- SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor;
- Criação de grupos para comunicados em instituições.
Conclusão: Qual canal utilizar, o SMS ou WhatsApp?
Por fim, vale ressaltar que, apesar de ser interessante a utilização do WhatsApp, é muito importante ficar atento às regras do aplicativo para disparos em massa.
Por este e muitos outros motivos, para marketing, não restam dúvidas que utilizar o SMS é a melhor opção possível. Afinal, apesar de parecidas, elas servem funções diferentes, por isso, não são nem concorrentes em muitos sentidos.
Em seu negócio, você utiliza esses dois canais de comunicação? Como tem sido seus resultados? Conte para a gente sua experiência.