Pesquisa de satisfação: como fazer de maneira rápida e eficiente

Pesquisa de satisfação: como fazer de maneira rápida e eficiente

Será que nossos clientes estão satisfeitos? Será que é por isso que os resultados demoraram a aparecer? O que eles estão achando do meu produto?

Perguntas como essas podem ser respondidas através de uma pesquisa de satisfação. Confira nossas dicas e uma ferramenta que vai tornar suas pesquisa confiável e certeira.

Pesquisa de satisfação: por que fazer?

Você tem a sensação de que faz um grande esforço para alavancar o seu negócio, mas o retorno simplesmente não vem, ou demora a aparecer? Pois saiba que você pode estar errando na estratégia para reter seu cliente, e nesse cenário, uma pesquisa de satisfação de clientes é essencial para ajudar a solucionar essa questão!

Essa é uma ferramenta prática e de baixo custo, que auxilia você a identificar as necessidades do seu cliente. Com isso, é possível corrigir processos ou problemas para oferecer a eles a melhor entrega, como por exemplo:

  • problemas com o produto ou serviço;
  • atendimento ruim;
  • novas funcionalidades.

Quais as vantagens de fazer uma pesquisa de satisfação de cliente?

Fidelizar clientes é um processo que exige um bom atendimento, acompanhamento dos processos, leva algum tempo e se inicia com um bom levantamento de quais são as necessidades dos clientes. Veja a seguir quais as principais vantagens de investir em uma pesquisa de satisfação.

Visualizar oportunidades

Com uma pesquisa de satisfação, você identifica onde estão as falhas do seu negócio e pode solucioná-las de forma mais rápida. Além disso, ela também ajuda a visualizar oportunidades. Por exemplo, você pode descobrir que o seu cliente prefere comprar na sua loja porque o prazo de entrega é melhor do que o do concorrente. Com esses dados em mãos, você pode explorar com mais facilidade os diferenciais competitivos do negócio!

Melhorar a imagem da empresa

Poucas estratégias de marketing são tão eficazes quanto o testemunho de clientes satisfeitos. Bons retornos, como elogios ao atendimento ou narrativas de como determinado produto ou serviço realmente solucionou as questões do consumidor, podem ser usados em ações de marketing para elevar a autoridade da sua marca no mercado. Saiba explorar esse potencial e se prepare para colher os lucros!

Reativar clientes

Entender os motivos que levaram um cliente a migrar para a concorrência é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio. Fazer uma pesquisa ao término de contratos, por exemplo, é uma forma eficiente de compreender como a qualidade das entregas do seu negócio é vista pelo consumidor. Ao identificar essas questões, você pode buscar soluções para saná-las. Além disso, pode oferecer recompensas para o cliente que respondeu à pesquisa, contribuindo assim para que ele permaneça ou volte a consumir os seus produtos/serviços.

Fidelizar clientes

Como empreendedor você já deve ter ouvido falar — e sentido no bolso — que fidelizar clientes é muito mais barato do que conquistar novos, não é mesmo?

Para alcançar esse objetivo é preciso ir além de bons preços, ou mesmo bons produtos e serviços: você deve oferecer um atendimento diferenciado e ser capaz de resolver ou evitar questões negativas para o seu negócio de forma ativa.

Assim, ao utilizar a pesquisa de satisfação, você mostra para os consumidores que se importa com a qualidade das entregas, e considera a opinião deles para ações de melhoria contínua na empresa.

Como fazer uma pesquisa de satisfação?

Como vimos, a pesquisa de satisfação é capaz de trazer vários benefícios para a sua empresa. No entanto, se mau aplicada, ela pode não trazer os dados esperados e ainda representar uma dor de cabeça. Para evitar que isso aconteça você deve ficar atento a dois fatores: objetivo e confiabilidade.

O objetivo é compreender que todo movimento voltado para o consumidor deve ser estratégico, e a pesquisa de satisfação não foge a essa regra. Por isso, é preciso se preparar antes de aplicar a pesquisa, entendendo exatamente o que o seu negócio precisa saber para conquistar diferenciais competitivos. Então é preciso elencar quais são os fatores cruciais para atrair e manter clientes:

  • o atendimento está adequado?
  • os produtos/serviço têm atendido com excelência os clientes?
  • o que pode ser melhorado?
  • a imagem do negócio é a que você gostaria junto ao público-alvo?

Para garantir a confidencialidade, é preciso utilizar ferramentas corretas para não gerar respostas de pouca utilidade prática. E nada melhor do que realizar esse tipo de pesquisa via mensagens SMS Short Code. Essa é a melhor maneira de ouvir o seu cliente sem atrapalhar a rotina dele e ainda obter as informações que deseja para alavancar o seu negócio e atrair mais clientes.

Pesquisa de satisfação com SMS

O mundo está bem mais dinâmico do que anos atrás, por isso, é importante utilizar a tecnologia a seu favor. Já que a maioria da população tem acesso aos celulares, ele pode ser uma peça importante para colher os dados desejados do seu público.

Utilizar o SMS para pesquisa de satisfação ajuda a economizar tempo e dinheiro! Isso porque as perguntas são bem objetivas, e o custo do envio do SMS é baixo, se comparado a outros tipos de pesquisa do mercado.

Quer fazer uma pesquisa de satisfação via SMS que realmente eficiente? Então confira as dicas que separamos para você!

Faça as perguntas certas

Como vimos, é fundamental ser objetivo na pesquisa de satisfação. Por isso, concentre seus esforços em perguntas que contribuirão para solucionar os problemas do negócio e melhorar a experiência dos consumidores.

Direcione as perguntas para os produtos ou serviços de preferência do consumidor, sobre como ele chegou até o seu negócio, os diferenciais e o que pode ser melhorado. Lembre-se de deixar um espaço aberto para sugestões e críticas espontâneas.

Controle o número de perguntas

Sintetizar perguntas é fundamental, principalmente para a pesquisa de satisfação via SMS. As perguntas e respostas devem estar direcionadas para exatamente aquilo que a sua empresa procura saber. Nesse cenário, o SMS é uma alternativa completa, que permite respostas e interações em tempo real.

Faça um plano de ação e dê feedback

De nada adianta ter informações sobre o seu negócio se você não usá-las para nada. Com o resultado da pesquisa nas mãos, reveja os processos que foram mais criticados e tome as devidas providências para saná-los.

É importante também oferecer um feedback aos clientes que responderam à pesquisa de satisfação. Isso pode ser feito logo após o envio das respostas e também quando a questão que ele apontou for solucionada.

Como vimos ao longo deste post, é possível fazer uma pesquisa de satisfação de forma rápida e eficiente, principalmente contando com a ajuda de um sistema de SMS. Além da agilidade e segurança proporcionada pela ferramenta, ela possui um ótimo custo-benefício, o que confere ainda mais acessibilidade para você ter dados estratégicos para alavancar o seu negócio!