O SPAM é uma prática que consiste em enviar ou postar publicidade em massa, de maneira repetitiva e prejudicial para sua campanha.
O que é SPAM
A sigla vem do inglês e significa “Sending and Posting Advertisement in Mass”, em que na tradução livre seria enviar e postar publicidade em massa.
Essa é uma estratégia que, por mais que ainda seja muito utilizada, pode causar um efeito muito negativo para sua marca.
Quer saber se você pratica SPAM? Quais os principais riscos que você tem quando realiza essa estratégia? Fique com a gente e entenda.
Como identificar um SPAM?
Por mais antigo que seja, o spam ainda é muito praticado na internet. Uma das questões mais preocupantes é a incidência de golpes, muito comuns nos dias de hoje. Por isso, é importante ficar atento aos sinais para identificá-los.
- possuir informações de contato suspeitas;
- não se dirigir a você especificamente;
- textos com grafia errada;
- promessas duvidosas e suposto envio único;
- pedir para clicar em links duvidosos e solicitar informações pessoais.
Tipos de mensagem de SPAM
Existem vários tipos de spam com diferentes intenções por trás de quem promove essa prática.
Boatos, correntes, golpes, estelionatos, malwares e, claro, as propagandas, mas quais empresas querem estar no mesmo grupo de mensagens tão má intencionadas como essa, não é mesmo?
Quais canais de comunicação são usados para enviar SPAM?
Os canais mais utilizados para envio de SPAM são: Email, SMS, WhatsApp e, inclusive, blogs. Agora, vamos comentar como eles aparecem em cada um deles.
O que é spam no Email?
Com certeza se você consultar sua caixa de emails, vai encontrar diversos emails em SPAM. E todos eles, muito possivelmente, não serão do seu interesse.
Isso acontece devido à recorrência de emails com uma estrutura semelhante à que você anteriormente não abriu.
Para que seu email não caia no mesmo padrão, é preciso criar títulos criativos ou relevantes para a pessoa que você enviou. Uma dica é não tentar vender de uma só vez.
Cative o seu público com emails que sejam do interesse deles e aumente as chances de abertura.
SPAM SMS
Uma das melhores maneiras de evitar mensagens de SPAM é enviar SMS por shortcode, garantindo uma maior confiança para sua empresa.
Imagine que você receba uma promoção por um número específico, isso gera uma desconfiança, não é mesmo!?
No entanto, é importante lembrar que ninguém gosta de receber uma série de mensagens, por isso, mesmo que por um shortcode, é preciso respeitar certo espaço de tempo entre um envio e outro.
SPAM WhatsApp
Atualmente, os golpes por WhatsApp estão cada vez mais frequentes. Quem nunca recebeu aquela proposta de emprego tentadora para trabalhar em casa e ganhar uma graninha extra?
O que para algumas pessoas mais acostumadas com a internet pode parecer uma piada, para muitas outras é uma oportunidade imperdível.
Fique muito ligado e lembre-se: quando a esmola é demais o santo desconfia.
SPAM em blog
Já acessou algum blog com comentários aleatórios que pediam para você acessar um link? Essa é uma estratégia que visa obter autoridade e tráfego.
Esse tipo de prática, que já teve muito destaque, foi minimizada pelas plataformas através da inclusão de tags e unfollow nesses espaços.
SPAM no Instagram e Facebook
Postar vários conteúdos ou postar conteúdos significativos? As empresas utilizam as redes sociais para aproximar do público e, em decorrência, promover suas promoções com esse seu público fiel.
No entanto, uma comunicação recorrente é exaustiva e pode incomodar os usuários, levando até ao bloqueio da página. Se você quer posts relevantes, não exagere na quantidade, mas pode ficar à vontade para exagerar na qualidade!
Quais as consequências em fazer SPAM?
O SPAM é uma prática muito mal vista pelos usuários, que buscam alternativas de evitá-las e, entre elas, o bloqueia é uma das principais escolhas.
Além do SPAM prejudicar a imagem da empresa, nos casos das redes sociais, isso pode frear o seu engajamento, chegando em menos clientes ou até, em casos mais extremos, perder a sua conta.
Confira nossas dicas para evitar isso.
Como manter sua estratégia de marketing longe de SPAM
Para aumentar a possibilidade de uma campanha de sucesso, você precisa fugir do SPAM. Por isso, siga nossas 4 dicas rápidas de comunicação limpa.
- Realize manutenções periódicas da lista de envios;
- Segmente seu público;
- Elabore uma estratégia de comunicação relevante;
- Tenha uma política de privacidade.
Conclusão: Evite SPAM
Acredito que não restam dúvidas que você deve fugir do SPAM, para evitar que seu público fuja de você.
Anote nossas dicas e, caso tenha identificado que está realizando, pare imediatamente. Seus resultados podem estar sendo prejudicados por conta disso.