WhatsApp Marketing: saiba como aumentar suas vendas de maneira rápida e eficiente
WhatsApp Marketing

WhatsApp Marketing: saiba como aumentar suas vendas de maneira rápida e eficiente

Procurando uma maneira gratuita, rápida e fácil para divulgar seu produto ou serviço? Com certeza o WhatsApp Marketing foi a primeira coisa que passou pela sua cabeça, certo?

Neste blog post vamos te mostrar a melhor forma de usar essa estratégia para aumentar suas vendas.

Vamos apresentar uma nova estratégia testada que é rápida e eficaz para enviar WhatsApp Marketing grátis e não ter seu número de WhatsApp bloqueado.

O que é WhatsApp Marketing?

WhatsApp Marketing é uma forma das empresas venderem seus produtos e serviços utilizando o WhatsApp como canal de comunicação. Atualmente é o aplicativo mais popular do mundo com mais de 1,5 bilhão de usuários conforme último levantamento do próprio Facebook.

Junto ao SMS Marketing, o WhatsApp tem uma das melhores taxas de conversão e engajamento entre os canais de comunicação.

No início o WhatsApp era conhecido como um aplicativo para troca de mensagens, porém com a sua popularização exponencial as pessoas e empresas decidiram utilizar esse canal para vender mais.

Mas fique atento! Você pode ter problemas como:

  • ter seu número do WhatsApp bloqueado;
  • reclamação de clientes por enviar mensagem sem autorização;
  • estar praticando spam.

O que é spam no Whatsapp?

Primeiramente precisamos saber o que é SPAM, que é a prática de se comunicar com uma pessoa, seja ela por email, ou WhatsApp, sem que ela reconheça a origem ou não tenha interesse pelo assunto enviado.

Spam no Whatsapp não é diferente, quando uma nova conversa com alguém que não faz parte de seus contatos é iniciada, o próprio aplicativo disponibiliza uma mensagem de aviso, perguntando ao destinatário se deseja marcar o remetente como spam.

Como saber se estou praticando SPAM pelo WhatsApp

Se você realiza muitos envios, em um curto intervalo de tempo, tome cuidado. Conforme publicado pelo Olhar Digital, o WhatsApp permite o envio de até 20 mensagens por segundo.

Ou seja, se você infringe esse fator, você poderá ter seu WhatsApp bloqueado temporariamente ou permanentemente.

Número do WhatsApp bloqueado

Quando várias pessoas marcam seu número como spam, elas informam ao WhatsApp que o remetente está enviando muito conteúdo irrelevante, então o Whatsapp bloqueia o número temporariamente ou bane o mesmo, impossibilitando a utilização da conta.

Como enviar WhatsApp Marketing?

Como toda boa estratégia de marketing, é preciso ter planejamento com objetivos muito bem definidos. Há diversas formas de enviar marketing pelo Whatsapp, seja de maneira automatizada ou não.

Entre elas podemos listar:

  • enviar gratuitamente através de lista de transmissão;
  • enviar gratuitamente através de software de terceiros não oficiais;
  • enviar através de softwares oficiais, comprando pacotes de mensagens, que são caros na sua maioria.

O ideal é saber a melhor maneira de como impactar o usuário, apresentando seu produto de maneira convincente.

Dicas de ouro para enviar marketing por WhatsApp

1. Seja pessoal

Assim como em qualquer estratégia de marketing, no WhatsApp não pode ser diferente, a mensagem tem que ser passada como sequanto mais pessoal a mensagem, maior a probabilidade do destinatário ler e não acabar te marcando por praticar spam. Alguns pontos importantes são:

  • use o primeiro nome do contato na mensagem;
  • respeite os horários determinados pelo seu modelo de negócio;
  • respeite o espaço do contato e possibilite o output;

2. Atenda seu cliente rapidamente

Como o WhatsApp é considerado primeiramente um APP para comunicação pessoal e atendimento, não para Marketing, você precisa se adequar a isso caso queira ter uma campanha de sucesso.

Quando o contato responder sua mensagem, é necessário ter alguém para responder ele quando precisar de alguma informação.

3. Cuidado com a frequência de envios

Evite bombardear um contato com muita informação, isso apenas irá fazer com que ele se interesse cada vez menos pelo seu produto.

Isso pode gerar um certo incômodo às pessoas que recebem essas mensagens, devido ao tempo que irão perder para analisar e excluir os conteúdos indesejados. Dessa forma, a solução mais adequada para elas é definir o remetente como spam.

Envio de WhatsApp em massa

Com o surgimento do WhatsApp Business, as empresas estão partindo para este canal, com a intenção de facilitar o contato com seus clientes ou futuros clientes para aumentar as vendas de maneira rápida com envios em massa.

O WhatsApp tem se tornado um importante canal, porém como já informamos deve-se tomar alguns cuidados antes de fazer envios em massa para não correr o risco de perder seu número.

Como enviar WhatsApp em massa?

Há várias maneiras de fazer envios de WhatsApp em massa, abaixo listamos alguns com suas vantagens e desvantagens.

Envio por lista de transmissão

A lista de transmissão é uma ferramenta do WhatsApp que possibilita selecionar uma lista de contatos previamente cadastrada para receber certa mensagem.

Vantagens

Envio rápido; possibilidade de enviar em massa rapidamente.

Desvantagens

Apenas 256 contatos por lista; somente os contatos que também tem seu número na lista receberão a mensagem.

Programa para enviar whatsapp em massa

Atualmente está sendo comercializado alguns softwares para enviar WhatsApp em massa, porém cuidado ao utilizar, pois vários desses programas acabam “burlando” os termos de uso do serviço o que pode ocasionar um bloqueio definitivo em seu número.

Abaixo vamos ajudar você a identificar softwares de envio de WhatsApp oficiais e não oficiais.

Software para envio de WhatsApp em massa não oficial

Esse software para envio de whatsapp em massa irá simular a versão web do aplicativo, porém este sistema possui algumas outras configurações para realizar o envio das mensagens que colocam em risco sua conta e dá permissão total ao software para enviar mensagens

Por isso, tome cuidado com o uso desses programas, não utilize nenhum tipo de programa que infrinja qualquer termo de uso.

Utilizar um aplicativo pirata não é ideal para você que deseja realizar campanhas de marketing.

Outro perigo que você estará ocorrendo é expor sua base de contatos para um software de origem desconhecida, ou seja, você pode ter toda a sua lista de destinatários vazada.

Software para envio de WhatsApp oficial

São poucas as empresas no Brasil que podem comercializar o envio de WhatsApp em massa, o que torna o custo bem alto.

Consultamos alguns valores com as principais empresas que estão aptas a comercializar o serviço e o valor por mensagem de R$ 0,20 em média.

Atualmente, o WhatsApp está liberando o uso de sua ferramenta apenas para grandes empresas, o que torna o serviço impossível de ser usado pelas pequenas e médias empresas.

Envio de WhatsApp por grupo

Outra maneira de fazer envio em massa no WhatsApp é criando um grupo com seus clientes e compartilhar um link para entrar no grupo.

Vantagens

É necessário apenas uma mensagem para alcançar seus contatos; maior engajamento; anula a possibilidade de spam pois seu contato que optou por entrar no grupo.

Vantagens

Apenas 256 contatos por grupo; como o grupo é público deixa sua base de clientes exposta aos concorrentes que podem entrar no grupo e ter acesso a essa base.

Como enviar WhatsApp em massa grátis

Como prometido, vamos te mostrar uma estratégia para enviar WhatsApp em massa grátis de uma maneira totalmente segura, rápida e fácil.

Já sabemos que utilizando o Whatsapp para marketing de sua empresa de maneira incorreta, você poderá ter problemas com spam e bloqueio do seu número.

A estratégia consiste em usar o SMS como primeiro canal de comunicação para o primeiro contato com o seu cliente.

Você enviará um SMS para seus clientes, leads ou contatos com um link encurtado. Ao clicar no link você é direcionado automaticamente para o aplicativo do WhatsApp.

Abaixo vamos mostrar o passo a passo detalhado para enviar WhatsApp em massa gratuitamente.

Contrate uma empresa de envio de SMS em massa

Para enviar mensagem em massa pelo WhatsApp grátis primeiramente você deve contratar uma empresa de envio de SMS em massa, como a Comtele.

A Comtele possui a plataforma de envio de SMS mais completa do Brasil. É uma plataforma totalmente fácil de usar, com envios rápidos e eficientes.

Essa escolha é uma das mais importantes para essa estratégia, pois a plataforma deve ter todas funcionalidades que detalharemos mais abaixo, como por exemplo encurtar links, blacklist, etc.

Crie o link de chamada do WhatsApp

Depois de já ter contratado a Comtele, basta criar seu link de chamada do WhatsApp.

Nós utilizamos o site Convertte (https://www.convertte.com.br/gerador-link-whatsapp/) para criar os links.

No site você vai preencher o campo com seu número de WhatsApp seguido da mensagem predefinida que gostaria que seu usuário enviasse e clicar em gerar link.

Abaixo mostramos para você um exemplo de mensagem que pode ser enviada:

“Olá CLIENTE, aqui é o THALES da COMTELE. Gostaria de fazer parte da nossa lista de transmissão do WhatsApp? Lá vamos te manter informado das novidades e também enviar promoções especiais. Basta clicar no link para se inscrever https://cmtl.io/05803311″

DICA BÔNUS 1sempre coloque uma mensagem no próprio link, o gerador de link te possibilita fazer isso, pois evita que o seu contato precise escrever algo.

DICA BÔNUS 2: caso utilize o WhatsApp Business, você pode definir mensagens automáticas para responder de imediato seu contato. Como pode ver no exemplo ao lado.

BÔNUS: Encurtar o link do WhatsApp

O SMS cobra por caracteres, como viu no passo acima o link do WhatsApp fica com bastante caracteres.

Para resolver esse problema, a Comtele disponibiliza para seus clientes um encurtador de URL, onde essa URL é encurtada para que possa consumir menos créditos. Veja no vídeo abaixo:

Enviar o SMS

O último passo é enviar o SMS e aguardar que seus contatos cliquem no link para iniciar uma conversa no WhatsApp.

Informação importante

O contato precisa adicionar seu número em sua lista de contatos, caso contrário não receberá suas mensagens enviadas pela lista de transmissão.

Por isso é importante que informe isso ao contato de alguma maneira.

DICA BÔNUS 3: você pode informar isso ao contato pelo SMS.

“Olá CLIENTE, tudo bem? Caso você tenha se cadastrado na nossa lista de transmissão do WhatsApp não esqueça de adicionar nosso número (16) 98130-4898 na sua lista de contatos”

Agora é só colocar em prática

Incrível, não? Agora em posse dos contatos que te adicionaram, você pode enviar lista de transmissão para eles sem gastar mais nada por isso.

Você já tem tudo que precisa!

Mostramos nesse texto como utilizar WhatsApp Marketing de uma maneira correta, segura e gratuita.

Como bônus mostramos uma estratégia eficiente e comprovada de como unindo o SMS e WhatsApp você pode ter ótimos resultados.

Ainda não criou sua conta teste na Comtele para colocar em prova essa estratégia? É só clicar no link abaixo.