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Canais de comunicação

Canais de comunicação: o que são e como usá-los de maneira efetiva

  • Post category:Marketing
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  • Post last modified:14/10/2021

Para manter um bom relacionamento com seus clientes, é essencial estar disponível em diferentes canais.

Investir em comunicação é a chave para fidelizar clientes, promover engajamento e atrair novos leads.

Sabemos que todo investimento deve ser devidamente pensado e atingir um resultado positivo.

Assim, para que sua estratégia seja, de fato, efetiva, é importante que você opte por canais de comunicação que conversem com seu tipo de público, principalmente em tempos de pandemia, onde a presença está com restrições.

Quer saber o que são canais de comunicação e como usá-los de maneira efetiva? É o que vamos trazer nesse artigo para você.

O que são canais de comunicação?

Os canais de comunicação são os meios utilizados para manter contato entre a marca e o cliente.

Com o avanço da tecnologia, as possibilidades dessa relação foram ampliadas. Agora, com a popularização dos smartphones, através dos canais digitais, é possível se fazer presente cada vez mais na vida do seu cliente.

E como você pode fazer isso?

A partir de uma estratégia multicanal, em que você utiliza diferentes abordagens e meios de comunicação, é possível fazer com que sua marca seja amplamente notada.

No entanto, é preciso definir bem como realizar sua comunicação nesses diferentes canais, pois informações em excesso e sem valor atraente podem gerar uma impressão negativa da sua marca.

Quais são os principais canais de comunicação

Agora que sabemos a importância de uma estratégia de comunicação bem elaborada, é hora de conhecer os principais canais que devem ser levados em consideração para o seu planejamento.

Tipos de canais de comunicação

Telefone

O tradicional telefone continua sendo uma forma muito eficaz de relacionamento e agora ainda conta com ferramentas adicionais como: WhatsApp, Messenger, Skype e Google Hangouts.

A comunicação por voz permite que você transmita as informações de maneira clara e detalhada, acelerando a resolução do problema do cliente.

Além disso, a fala ainda proporciona feedbacks imediatos, seja pela entonação, volume da voz e, inclusive, o silêncio durante um diálogo.

Contudo, é mais efetivo direcionar esse canal para pessoas já inseridas no seu funil de vendas.

Priorize as ligações para clientes ou pessoas que já demonstraram interesse no seu produto ou então para cumprir a função de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Chamadas indesejadas costumam ser inconvenientes e ineficazes.

Email

Por contar com uma alta praticidade no envio devido a quantidade de ferramentas disponíveis, o email é bastante utilizado entre as empresas como um canal de divulgação e comunicação.

Outro ponto relevante é sua conveniência em relação à leitura ou resposta por parte do cliente, que será realizada somente quando ele decidir.

Porém isso aumenta a necessidade de uma comunicação atrativa, pois essa mensagem pode se perder ou simplesmente passar batida.

Por isso, fique atento ao direcionamento da mensagem, não envie o mesmo conteúdo para todo seu público e nem mande o mesmo email mais de 1 vez para não cair na caixa de SPAM.

SMS

O SMS é o canal da lista com a maior taxa de abertura e menor custo.

Realizar sua comunicação via SMS é uma ótima maneira de estar próximo dos clientes, através dessa ferramenta você pode:

  • realizar lembretes de alguma ação ou promoção;
  • disponibilizar cupons ou códigos de descontos;
  • informar a respeito da situação do pedido ou serviço;
  • informar o link ou o número do código de barras para facilitar um pagamento.

Para que sua comunicação seja ainda mais rápida e prática, o mercado também disponibiliza ferramentas de automação.

Assim, para além de mensagens promocionais, você pode programar agradecimentos e mensagens institucionais para datas significativas, abrangendo todas as etapas do funil.

Chat

Investir em um site adequado e atrativo é muito importante para sua marca, pois costuma ser o primeiro local em que as pessoas vão quando têm dúvidas ou precisam de alguma informação.

O problema é que é basicamente impossível prever todas as dúvidas possíveis.

Nesse sentido, o chat é essencial para captar as pessoas no topo do funil, que ainda estão conhecendo sua marca.

Essa ferramenta ainda conta com uma facilidade de execução, o chatbot.

Chatbots

Os chatbots são softwares de automatização do chat. O seu objetivo é interagir com os usuários em um primeiro momento do contato

No entanto, seus comandos, caso não sejam compostos por uma inteligência artificial, correspondem a interações básicas.

Por isso, é interessante que, ao final, o chatbot direcione o cliente a pessoa ao agente responsável pelo setor referente ao motivo do contato.

Sites e blogs

Como dito anteriormente, o site costuma ser o primeiro canal a ser consultado durante uma busca por informações.

Por isso, é importante mantê-lo sempre atualizado.

O blog é uma forma de aquecer seu site, neste espaço, a ideia principal é não somente divulgar ideias sobre sua área de domínio, mas abranger conteúdos que sejam de interesse da sua audiência.

De acordo com a qualidade e recorrência do conteúdo, com o blog, seu site sobe na classificação da barra de pesquisa do Google, aumentando sua chance de ser encontrado.

Redes sociais

Sem dúvidas, as redes sociais são essenciais para estreitar o contato com os clientes, principalmente devido a sua abrangência.

Atualmente, existem diversas redes sociais e a maioria das pessoas possuem um acesso ativo em pelo menos uma. Confira algumas:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • LinkedIn;

Por meio destas mídias de comunicação você poderá manter um contato próximo com seu consumidor, captar novos clientes e fidelizar os antigos.

Utilize esses canais para agregar valor e engajamento na sua marca. A venda, neste caso, deve ficar em segundo plano, pois ela virá como consequência. Então, se você ainda não inscreveu sua empresa nas redes sociais, não perca tempo.

Rádio e TV

Por mais revolucionário que a internet e o crescimento das plataformas digitais sejam, rádio e TV ainda dominam os investimentos de publicidade do país.

Apesar do amplo alcance, não é possível direcionar de maneira mais específica a propagação da sua marca.

O ideal, nesse sentido, seria elaborar uma jornada de compra que conte com a alta a abrangência dessas plataformas para captação e com as mídias sociais para engajamento e conversão.

Como escolher o melhor canal de comunicação?

Agora que você conhece os principais canais de comunicação, o que devemos levar em conta para escolher o que melhor se encaixa no seu negócio?

São muitas possibilidades, todos os canais apresentados são relevantes e cada um tem vantagens e desvantagens.

A primeira consideração é a ponderação, a quantidade de canais de comunicação utilizados deve ser proporcional a sua capacidade de manter eles ativos, ou com manutenções frequentes.

A qualidade do conteúdo e do contato com o público dependem disso.

Por isso, faça uso de uma quantidade reduzida de canais de comunicação que estejam mais próximos da sua persona, seu perfil de clientes ou potenciais consumidores do seu produto ou serviço.

Direcionar sua comunicação a esse público aumenta, e muito, sua eficácia. Confira abaixo os canais de comunicação mais eficientes de acordo com seu produto ou serviço.

Os melhores canais de comunicação de marketing

Se você deseja impulsionar suas vendas, promover seus negócios, aumentar o valor e engajamento do seu público com sua marca, deve buscar utilizar essas ferramentas.

Com esses canais, você poderá utilizar os recursos disponíveis para investir em um público qualificado e disposto a consumir seus conteúdos e produtos.

Os melhores canais de comunicação empresarial

O seu objetivo é aumentar o seu relacionamento de maneira mais ampla, abrangendo seus funcionários, clientes (B2C) e, inclusive, outras empresas (B2B), utilize as ferramentas abaixo.

  • Email;
  • SMS;
  • Chats;
  • Chatbots;
  • Site e blogs;

A comunicação através destes canais podem ser utilizadas para um conteúdo mais sério e funcional

Desde a solução de problemas até a realização de conteúdo e proposta de negócios.

Os melhores canais de comunicação para usar durante a pandemia

O isolamento social fez com que muitas empresas aderissem ao home-office, aumentando a procura meios de comunicação que melhor atendem a comunicação fluida do presencial.

Conheça os mais utilizados.

Aplicativos de videoconferência

Ideais para realização de reuniões ou resoluções de problemas mais complexos, os aplicativos de videoconferência têm sido bastante utilizados tanto no contexto interno quanto no externo de uma empresa.

Os principais são:

  • Zoom;
  • Google Meet;
  • Microsoft Teams;
  • Skype;
  • Discord;
  • entre outros.

Aplicativos de mensagens

Por fim, os aplicativos de mensagens devem ter um espaço bem definido na sua empresa.

Sua praticidade para resolução de problemas mais básicos não deve ser ignorada, ao mesmo tempo deve se ter um cuidado para não pessoalizar demais os serviços e as mensagens.

O WhatsApp, Messenger e Telegram são os principais, mas escolher alguns menos utilizados como o Ziber pode dar uma cara mais profissional para essa comunicação.

E aí? Qual o melhor canal de comunicação para conversar com seu público?

Espero que tenha gostado das nossas dicas e até aqui já tenha escolhido o melhor canal de comunicação para falar de maneira efetiva com seu público.

Como certamente considerou usar SMS como um desses canais, você pode criar uma conta teste conosco e também navegar em nosso blog para conferir mais dicas.