SMS Marketing: como alcançar 200% mais conversões
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SMS Marketing: como alcançar 200% mais conversões

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  • Post last modified:15/06/2020

Todo gestor de Marketing quer aumentar suas taxas de conversão utilizando um orçamento enxuto, certo? Esse é um dos seus maiores desafios. Mas engana-se quem acha que essa é uma missão impossível em mercados onde a atenção do cliente é disputada a peso de ouro. Com o SMS marketing você segmenta o seu público-alvo, garante uma alta taxa de conversão e conquista resultados efetivos em vendas!

Neste post você vai aprender como fazer uma campanha de SMS marketing matadora e aumentar as suas conversões em até 200%. Confira!

SMS Marketing: por que apostar para aumentar suas vendas?

O SMS marketing é uma das estratégias mais eficientes para alavancar as vendas em qualquer segmento de mercado devido a sua alta taxa de conversão. A chance de um cliente abrir uma mensagem de texto via celular é maior do que em qualquer outra plataforma, como e-mail, por exemplo.

De acordo com uma pesquisa americana, 90% dos usuários de celulares checam todas as mensagens recebidas no máximo 3 minutos após o envio! Esse número pode estar relacionado à facilidade de uso do aparelho. Isso porque, as pessoas procuram manter seus celulares sempre à mão e estão atentas para usá-lo, a fim de encontrar informações ou verificar as últimas atualizações em suas redes sociais.

Além disso, a aceitação para as mensagens de texto supera muito o e- mail. Enquanto mais de 90% das mensagens de texto são abertas, apenas 22% dos e-mails recebem a atenção dos clientes.

Ainda está na dúvida se o SMS marketing é mesmo uma boa estratégia para aumentar as suas vendas? Então veja a seguir quais as vantagens dessa ferramenta!

Exemplo SMS Marketing
Exemplo SMS Marketing

1. Otimização dos recursos

A alta taxa de abertura é com certeza uma das principais vantagens do SMS marketing. A probabilidade de o seu cliente ler uma mensagem de SMS é muito maior do que e-mails, anúncios e links orgânicos ou patrocinados.

Isso porque, o SMS Marketing consegue atrair e manter a atenção do seu público-alvo, com o uso de links nas mensagens que direcionam para os canais de compras.

Esse diferencial pode ser usado, por exemplo, para o envio de sms com descontos para clientes que abandonaram carrinhos na sua loja virtual, o que aumenta — e muito! — as chances de efetivação da venda.

“Tivemos uma recuperação de 40% dos nossos carrinhos abandonados enviando promoções com descontos do tipo ‘SÓ HOJE 20% DE DESCONTO'” – Gabriela / Loja de Balões Bam Festas.

2. Resultados em curto prazo

Como a ação de envio e recebimento do SMS Marketing é muito rápida, é possível perceber os efeitos de uma campanha no mesmo dia do disparo da mensagem.

Por isso mesmo, essa estratégia é muito utilizada para ações de marketing mais próximas das campanhas, com prazo de validade, como queimas de estoque, black friday e outras ações que tenham como objetivo fomentar o senso de oportunidade no cliente.

3. Excelente custo-benefício

O investimento para o envio de SMS marketing é relativamente baixo se comparado com o número de clientes que são impactados.

Além disso, o retorno sobre o investimento é muito grande quando analisarmos o potencial de aumento nas vendas, principalmente quando integrada a outros canais, como as redes sociais.

4. Personalização das interações comerciais

Com o SMS Marketing é possível personalizar a comunicação com o seu público-alvo, desde a citação do nome do cliente no corpo da mensagem até a identificação de qual campanha ou oferta será direcionada para ele.

Assim, com base no histórico de compra do consumidor, é possível oferecer produtos que complementem a mercadoria já adquirida (cross-sell) ou que a substitua por um modelo mais atualizado (upsell).

Quer saber como fazer uma boa estratégia de vendas usando o SMS Marketing? Confira a seguir!

SMS para varejo

SMS para varejo: Já era uma tendência mundial, e agora, mais recentemente, o envio de SMS marketing para varejo no relacionamento com o cliente já é uma realidade muito atuante no universo varejista e no mundo corporativo. A popularização do uso dos smartphones tem impulsionado fortemente essa prática.

Atualmente, existem por volta de 250 milhões de linhas ativas no Brasil, o que representa um enorme potencial de mercado para os sistemas aderentes ao envio de mensagens de textos, tornando-se um canal cada vez mais barato, rápido e com alto índice de leitura na primeira hora acima de 93%, ajudando os negócios a ficarem cada vez mais móveis, permitindo o controle e a comunicação, não importando onde você esteja.

Email Marketing

Campanhas de Email Marketing podem gerar tráfego para o seu site, aumentar o número de vendas ou estreitar o relacionamento com seus clientes. Mas afinal, qual é mais efetivo? SMS ou Email Marketing?

Antes de qualquer coisa, é bom ter claro que, no funil, o email atua em todo o ciclo a partir do momento em que um visitante, até então desconhecido, se torna um Lead ao baixar um conteúdo educativo, pedir um orçamento, demonstração ou deixar um contato no site.

É bom frisar que: uma boa estratégia só tende a se consolidar se sua empresa possuir uma base própria de emails. Entendemos também que cada negócio é diferente, e por isso demanda estratégias diferentes de Email Marketing.

Como estruturar Email marketing

Uma boa estrutura de Email Marketing é já definir o objetivo da campanha, seja ele clicar em um link, direcionar o cliente para sua loja virtual, etc.

Veja abaixo um checklist de um bom Email Marketing:

  • cuidar melhor dos conteúdos para que fiquem mais simples, curtos e fáceis de serem compreendidos;
  • pensar no tamanho de todo o texto e pré-headers com atenção especial, pensando em quem receberá aquela mensagem;
  • configurar os CTAs (call to action) de acordo com os tamanhos diferentes de dispositivos, pois a experiência de quem recebe o conteúdo em displays maiores será diferente de quem recebe em displays menores.

Qual usar? Email Marketing ou SMS Marketing?

Uma boa estratégia de Marketing pode utilizar SMS e Email como canal de comunicação com seu cliente.

Algumas desvantagens do email em relação ao SMS é que provavelmente mais de 80% da sua base não vai abrir o email, por vários motivos, um deles é o servidor recusar por SPAM. Já a entrega do SMS é garantido

Como usar SMS e Email Marketing juntos?

Aqui na Comtele estruturamos nossas campanhas através de um software Open Source chamado Mautic.

O que fazemos é utilizar o SMS como segundo canal de comunicação, ou seja, enviamos SMS com Mautic para quem não abriu o email. O que garante que praticamente 100% da base vai receber sua campanha, aumentando a efetividade da campanha em até 200%.

Outra estratégia é utilizar o SMS quando a campanha está próxima do fim, pois temos a garantia de entrega e de leitura, já que 90% dos SMS enviados são lidos em até 3 minutos.

Como aumentar em até 200% sua taxa de conversão com o uso do SMS

Agora que você já sabe as potencialidades e benefícios do SMS marketing, veja a seguir como fazer uma campanha matadora!

Aumentar Vendas SMS Marketing
Aumentar Vendas SMS Marketing

Seja objetivo

O SMS marketing possui um número de caracteres restrito por mensagem, por isso é importante ser claro e objetivo na sua comunicação, e também manter o foco na ação de vendas!

Desperte a curiosidade

Para elevar a taxa de engajamento, comece a mensagem de forma a incentivar a leitura completa da mensagem. Seja criativo, dinâmico e não resuma todo o conteúdo nas primeiras linhas. Encoraje o cliente a continuar acompanhando o conteúdo!

Respeite horários comerciais

Você sabia que respeitar o horário comercial para o envio de SMS marketing faz toda a diferença na aceitação da sua mensagem? Esse será o diferencial entre aproximar um cliente e afastá-lo da marca de forma definitiva. Afinal, ninguém quer ser acordado no meio da madrugada com um aviso de mensagem no celular.

Faça ações que incentive o senso de oportunidade

Como já vimos, o SMS marketing é um recurso de comunicação ágil, sendo ideal para a divulgação de promoções e ações com prazos determinados. Essa estratégia atrai o cliente de forma imediata e ainda fomenta o senso de oportunidade, sendo ideal para as campanhas da Black Friday!

Isso porque, na Black Friday você precisa de uma comunicação rápida para atrair o cliente. Como esse tipo de campanha é geralmente anunciado de um dia para o outro, é necessário ser assertivo, e apostar em uma estratégia que realmente chegará até o seu público-alvo. Assim, o SMS marketing é ideal, pois ele garante a agilidade e eficiência que este tipo de ação requer.

Faça a divulgação de links

O SMS marketing é uma ótima opção para direcionar clientes para o seu e-commerce e outras plataformas de vendas ou relacionamento. Você pode, por exemplo, divulgar as promoções da loja e direcionar o cliente para o link de compra. Se o link estiver muito grande, use os redutores de URLs.

Evite SPAM

Você sabia que para enviar SMS marketing você precisa de autorização do cliente? Caso contrário, o conteúdo vira SPAM. Fique atento, pois o uso indevido das informações poderá ter efeito contrário do pretendido, ou seja, pode gerar no seu público-alvo uma antipatia pela marca.

Mantenha um cadastro ativo dos clientes

Incentive os consumidores e visitantes da loja — virtual ou física — a efetuarem cadastro. Peça somente informações relevantes e certifique-se de que eles desejam receber os informativos da empresa via SMS marketing.

Fidelização dos clientes

Manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo. Portanto, use o SMS marketing para oferecer ofertas exclusivas, vantagens e facilidades para manter os consumidores ativos, utilizando para isso uma comunicação estratégica.

Veja a importância da qualidade no atendimento ao cliente nesse nosso artigo.

Fique atento às datas comerciais

As datas comerciais como Natal e Dia das Mães devem fazer parte da sua estratégia de ação via SMS marketing, pois são datas que possuem forte gatilho mental, quando as pessoas estão mais propensas a comprar.

Dessa forma, as ações com prazo de validade podem estar relacionadas a datas comerciais e comemorativas. Utilize as informações de cadastro para identificar o tipo de cliente e qual promoção pode se encaixar melhor no perfil dele.

Mantenha uma comunicação constante

Parabenizar pelo aniversário, agradecer as compras efetuadas e informar sobre oportunidades são estratégias para se aproximar do seu público-alvo. Apesar de ser ações simples, esse tipo de comunicação faz com que o cliente se sinta importante e especial.

Por que contar com um software de automação para SMS Marketing?

Com um software de automação para SMS marketing você consegue escalonar a sua comunicação com o público-alvo, agendar disparos de campanhas, direcionar o cliente para o seu site e conseguir resultados muito mais efetivos.

Com o Mautic (software opensource de automação de emails), por exemplo, você cria campanhas de acordo com a estratégia de marketing da sua empresa, tudo de forma simples e muito mais econômica do que em outras plataformas! Saiba como enviar SMS com Mautic utilizando a Comtele.

E para finalizar…

Como vimos ao longo deste post, com o SMS marketing você consegue aumentar as compras de clientes ativos, fidelizá-los à marca, pode conquistar novos consumidores e ainda aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce!

Quer solicitar uma conta teste e comprovar o poder desse importante canal de comunicação? Solicite um teste grátis da plataforma de envio SMS da Comtele.