Todo gestor de Marketing quer aumentar suas taxas de conversão utilizando um orçamento enxuto, certo?
Esse é um dos seus maiores desafios. Mas engana-se quem acha que essa é uma missão impossível em mercados onde a atenção do cliente é disputada a peso de ouro.
Com o SMS Marketing você segmenta o seu público-alvo, garante uma alta taxa de conversão e conquista resultados efetivos em vendas!
Neste post você vai aprender como fazer uma campanha de SMS marketing matadora e aumentar as suas conversões em até 200%. Confira!
O que é SMS Marketing?
O SMS marketing é uma das estratégias mais eficientes para alavancar as vendas em qualquer segmento de mercado devido a sua alta taxa de conversão.
A chance de um cliente abrir uma mensagem de texto via celular é maior do que em qualquer outra plataforma, como e-mail, por exemplo.
Os 3 benefícios do SMS Marketing
Algumas pessoas pensam que o SMS Marketing está cada mais obsoleto e preferem utilizar outros canais de comunicação, como o E-mail Marketing.
Entretanto, nós vamos mostrar alguns pontos em que o SMS pode potencializar suas campanhas e fazer com que você obtenha resultados significantes.
1. Entrega rápida
O Marketing por telefone é extremamente rápido. Sempre que uma mensagem é enviada, o destinatário receberá de maneira imediata.
Devido a esta regalia dos telefones móveis, é possível realizar promoções em datas especiais ou até mesmo vendas rápidas. Um exemplo disso, é disparar mensagens para os consumidores, em relação ao dia das mães.
2. Alta taxa de abertura
Quando um usuário recebe um email marketing, ele terá que analisar toda a sua caixa de entrada, em busca de conteúdos que sejam relevantes para ele.
Diariamente, recebemos emails relacionados a marketing e com isso, acabamos ignorando outros conteúdos.
Com o SMS Marketing é diferente, o usuário irá analisar de modo instantâneo se deseja continuar recebendo conteúdos de tal remetente ou não. Tudo bem. Mas, qual a vantagem do SMS sobre o email marketing?
Simplesmente, a taxa de abertura. Em 2018, o SMS Marketing alcançou incriveis 98% de abertura, ultrapassando de maneira absurda os 20% de abertura do Email Marketing.
3. Alta taxa de resposta
O SMS Marketing não é apenas aberto com frequência pelos usuários, mas também possuem um alto nível de respostas. Estima-se que 45% dos usuários respondem ao SMS recebido em seu dispositivo.
Isto pode mostrar o quão efetivo é a comunicação por mensagens de texto. Um estudo mostra que 70% dos consumidores informam que o SMS é o melhor meio para as empresas obterem resultados significativos.
Como enviar SMS Marketing?
Devido ao baixo custo, a alta taxa de abertura e de resposta, utilizar o SMS Marketing é a melhor estratégia de marketing digital para contatar os seus clientes.
Além do que existe a possibilidade de personalizar os envios das mensagens
É necessário que você tenha um time engajado em diferentes áreas de varejo e que também entenda do assunto. Não se esqueça de contar com pessoas qualificadas para utilizarem os sistemas para envio das mensagens.
Além disso, é importante ser direto e claro nos sms enviados. Deixe explícito na mensagem enviada, qual o propósito do contéudo, do que o usuário deve realizar para participar de uma promoção oferecida, por exemplo.
Entretanto, antes de realizar essas ações é necssário que o seu cliente tenha concedido o seu contato via mensagens de texto. Ou seja, antes de enviar conteúdos promocionais, o destinatário deve ter preenchido algum formulário informado seus dados e também dizendo que deseja receber suas mensagens.
SMS Marketing: por que apostar para aumentar suas vendas?
De acordo com uma pesquisa americana, 90% dos usuários de celulares checam todas as mensagens recebidas no máximo 3 minutos após o envio! Esse número pode estar relacionado à facilidade de uso do aparelho. Isso porque, as pessoas procuram manter seus celulares sempre à mão e estão atentas para usá-lo, a fim de encontrar informações ou verificar as últimas atualizações em suas redes sociais.
Além disso, a aceitação para as mensagens de texto supera muito o e- mail. Enquanto mais de 90% das mensagens de texto são abertas, apenas 22% dos e-mails recebem a atenção dos clientes.
Ainda está na dúvida se o SMS marketing é mesmo uma boa estratégia para aumentar as suas vendas? Então veja a seguir quais as vantagens dessa ferramenta!
1. Otimização dos recursos
A alta taxa de abertura é com certeza uma das principais vantagens do SMS marketing. A probabilidade de o seu cliente ler uma mensagem de SMS é muito maior do que e-mails, anúncios e links orgânicos ou patrocinados.
Isso porque, o SMS Marketing consegue atrair e manter a atenção do seu público-alvo, com o uso de links nas mensagens que direcionam para os canais de compras.
Esse diferencial pode ser usado, por exemplo, para o envio de sms com descontos para clientes que abandonaram carrinhos na sua loja virtual, o que aumenta — e muito! — as chances de efetivação da venda.
“Tivemos uma recuperação de 40% dos nossos carrinhos abandonados enviando promoções com descontos do tipo ‘SÓ HOJE 20% DE DESCONTO'” – Gabriela / Loja de Balões Bam Festas.
2. Resultados em curto prazo
Como a ação de envio e recebimento do SMS Marketing é muito rápida, é possível perceber os efeitos de uma campanha no mesmo dia do disparo da mensagem.
Por isso mesmo, essa estratégia é muito utilizada para ações de marketing mais próximas das campanhas, com prazo de validade, como queimas de estoque, black friday e outras ações que tenham como objetivo fomentar o senso de oportunidade no cliente.
3. Excelente custo-benefício
O investimento para o envio de SMS marketing é relativamente baixo se comparado com o número de clientes que são impactados.
Além disso, o retorno sobre o investimento é muito grande quando analisarmos o potencial de aumento nas vendas, principalmente quando integrada a outros canais, como as redes sociais.
4. Personalização das interações comerciais
Com o SMS Marketing é possível personalizar a comunicação com o seu público-alvo, desde a citação do nome do cliente no corpo da mensagem até a identificação de qual campanha ou oferta será direcionada para ele.
Assim, com base no histórico de compra do consumidor, é possível oferecer produtos que complementem a mercadoria já adquirida (cross-sell) ou que a substitua por um modelo mais atualizado (upsell).
Quer saber como fazer uma boa estratégia de vendas usando o SMS Marketing? Confira a seguir!
Exemplos de SMS Marketing
SMS para varejo
Já era uma tendência mundial, e agora, mais recentemente, o envio de SMS marketing para varejo no relacionamento com o cliente já é uma realidade muito atuante no universo varejista e no mundo corporativo. A popularização do uso dos smartphones tem impulsionado fortemente essa prática.
Atualmente, existem por volta de 250 milhões de linhas ativas no Brasil, o que representa um enorme potencial de mercado para os sistemas aderentes ao envio de mensagens de textos, tornando-se um canal cada vez mais barato, rápido e com alto índice de leitura na primeira hora acima de 93%, ajudando os negócios a ficarem cada vez mais móveis, permitindo o controle e a comunicação, não importando onde você esteja.
SMS para loja virtual
Você sabia que mais de 80% das pessoas que acessam as lojas virtuais, escolhem os produtos mas abandonam a compra na metade do caminho?
Essa ação é chamada de carrinho abandonado. Ou seja, elas não finalizam a compra.
Para reverter essa situação, você pode utilizar o SMS para tentar recuperar compras que foram deixadas para trás. Com isso, será possível converter em até 40% mais ao contatar um cliente que abandonou os produtos em seu e-commerce.
Abaixo, disponibilizamos alguns exemplos de mensagens para se utilizar em sua loja virtual:
Promoções
Cupons de desconto
Fidelização
Como aumentar em até 200% sua taxa de conversão com o uso do SMS
Agora que você já sabe as potencialidades e benefícios do SMS marketing, veja a seguir como fazer uma campanha matadora!
Seja objetivo
O SMS marketing possui um número de caracteres restrito por mensagem, por isso é importante ser claro e objetivo na sua comunicação, e também manter o foco na ação de vendas!
Desperte a curiosidade
Para elevar a taxa de engajamento, comece a mensagem de forma a incentivar a leitura completa da mensagem. Seja criativo, dinâmico e não resuma todo o conteúdo nas primeiras linhas. Encoraje o cliente a continuar acompanhando o conteúdo!
Respeite horários comerciais
Você sabia que respeitar o horário comercial para o envio de SMS marketing faz toda a diferença na aceitação da sua mensagem? Esse será o diferencial entre aproximar um cliente e afastá-lo da marca de forma definitiva. Afinal, ninguém quer ser acordado no meio da madrugada com um aviso de mensagem no celular.
Faça ações que incentive o senso de oportunidade
Como já vimos, o SMS marketing é um recurso de comunicação ágil, sendo ideal para a divulgação de promoções e ações com prazos determinados. Essa estratégia atrai o cliente de forma imediata e ainda fomenta o senso de oportunidade, sendo ideal para as campanhas da Black Friday!
Isso porque, na Black Friday você precisa de uma comunicação rápida para atrair o cliente. Como esse tipo de campanha é geralmente anunciado de um dia para o outro, é necessário ser assertivo, e apostar em uma estratégia que realmente chegará até o seu público-alvo. Assim, o SMS marketing é ideal, pois ele garante a agilidade e eficiência que este tipo de ação requer.
Faça a divulgação de links
O SMS marketing é uma ótima opção para direcionar clientes para o seu e-commerce e outras plataformas de vendas ou relacionamento. Você pode, por exemplo, divulgar as promoções da loja e direcionar o cliente para o link de compra. Se o link estiver muito grande, use os redutores de URLs.
Evite SPAM
Você sabia que para enviar SMS marketing você precisa de autorização do cliente? Caso contrário, o conteúdo vira SPAM. Fique atento, pois o uso indevido das informações poderá ter efeito contrário do pretendido, ou seja, pode gerar no seu público-alvo uma antipatia pela marca.
Mantenha um cadastro ativo dos clientes
Incentive os consumidores e visitantes da loja — virtual ou física — a efetuarem cadastro. Peça somente informações relevantes e certifique-se de que eles desejam receber os informativos da empresa via SMS marketing.
Fidelização dos clientes
Manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo. Portanto, use o SMS marketing para oferecer ofertas exclusivas, vantagens e facilidades para manter os consumidores ativos, utilizando para isso uma comunicação estratégica.
Veja a importância da qualidade no atendimento ao cliente nesse nosso artigo.
Fique atento às datas comerciais
As datas comerciais como Natal e Dia das Mães devem fazer parte da sua estratégia de ação via SMS marketing, pois são datas que possuem forte gatilho mental, quando as pessoas estão mais propensas a comprar.
Dessa forma, as ações com prazo de validade podem estar relacionadas a datas comerciais e comemorativas. Utilize as informações de cadastro para identificar o tipo de cliente e qual promoção pode se encaixar melhor no perfil dele.
Mantenha uma comunicação constante
Parabenizar pelo aniversário, agradecer as compras efetuadas e informar sobre oportunidades são estratégias para se aproximar do seu público-alvo. Apesar de ser ações simples, esse tipo de comunicação faz com que o cliente se sinta importante e especial.
Software de SMS Marketing
Existem muitos softwares para automação, é importante disponibilizar um tempo para estudar a ferramenta ou obter uma equipe capacitada para utilizar o software.
Com um software de automação para SMS marketing você consegue escalonar a sua comunicação com o público-alvo, agendar disparos de campanhas, direcionar o cliente para o seu site e conseguir resultados muito mais efetivos.
Automação de Marketing: como automatizar o envio do SMS
Uma das ferramentas que vamos abordar neste post é o Mautic. Por ser um software gratuito (opensource), é possível atuomatizar as suas campanhas.
Com o Mautic (software opensource de automação de emails), por exemplo, você cria campanhas de acordo com a estratégia de marketing da sua empresa, tudo de forma simples e muito mais econômica do que em outras plataformas!
Recentemente, em parceria com um de nossos clientes, foi desenvolvido um plugin de integração entre o Mautic e a Comtele.
Quanto custa enviar SMS para melhorar suas campanhas de marketing?
Os valores para contratar pacotes de sms, chamam bastante a atenção dos usuários, devido ao valor extremamente baixo.
Para se ter uma ideia, a Comtele possui pacotes de sms, que se iniciam em R$ 100 mensais, equivalente a 1000 torpedos.
Neste plano, o valor será de R$ 0,10 por SMS utilizado.
Além disso, quanto maior o pacote contratado na plataforma, você pode economizar em relação ao valor unitário do sms.
Por exemplo, no plano de 30000 torpedos, por R$ 1500 mensais, o valor por cada SMS utilizado será de R$ 0,05.
E para finalizar…
Como vimos ao longo deste post, com o SMS marketing você consegue aumentar as compras de clientes ativos, fidelizá-los à marca, pode conquistar novos consumidores e ainda aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce!
Quer solicitar uma conta teste e comprovar o poder desse importante canal de comunicação? Solicite um teste grátis da plataforma de envio SMS da Comtele.