Que todo gestor precisa diminuir a sua taxa de inadimplência você já sabe, afinal, em 2022, o Brasil alcançou números recordes em inadimplentes, segundo números divulgados pela Serasa Experian, atualmente, o Brasil possui cerca de 66,6 milhões de pessoas negativados, e infelizmente esse é um número que só cresce.
Se para pessoas físicas a consequência é o nome no Serasa, para pessoas jurídicas, esses prejuízos podem causar danos perigosos.
Por isso, no texto de hoje vamos te dar todas as dicas que você precisa saber para espantar de vez o fantasma do prejuízo da inadimplência.
Venha com a gente!
Por que usar o SMS no setor financeiro?
Você pode estar pensando: “vou ter que investir mais dinheiro para tentar recuperar o dinheiro?”. A resposta é não.
O uso do SMS de cobrança é uma alternativa eficiente e de baixo custo, com a qual você consegue atingir, com pouco investimento, o cliente com maior assertividade e retorno.
Segundo a pesquisa do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (GEOC), o contato feito via SMS garante uma taxa de retorno, algo entre 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas, em comparação com outros meios de cobrança.
A ferramenta oferece soluções eficientes para substituir a notificação por meios como o telemarketing, o envio de correspondências e e-mails.
Além de reduzir os custos, o envio de SMS torna possível uma comunicação mais rápida e eficiente com o cliente.
Continue com a gente e aprenda como aumentar a eficácia das suas mensagens, com pequenas alterações que você pode começar a aplicar agora mesmo.
FORNEÇA UM ATENDIMENTO PERSONALIZADO
A mensagem personalizada aumenta as chances de despertar o interesse do público para ler e considerar a busca por meios de negociar aquela dívida.
É preciso que esse tipo de comunicação não seja invasiva e, principalmente, não constranja ou acabe infringindo algum tipo de irregularidade judicial.
Assim, apesar de tratar a pessoa pelo nome, essa cobrança pode ser feita inicialmente de maneira automática, minimizando o nível de constrangimento e aumentando a chance de negociação ou pagamento.
COMO REALIZAR A COBRANÇA
Realizar a cobrança via SMS é cerca de 96% mais barato do que modelos tradicionais de cobrança como carta ou ligação.
Além disso, ele promove uma facilidade, pois, ao receber a cobrança em seu celular, é possível copiar o código de barras da fatura e colar em um aplicativo de internet banking para efetuar o pagamento de maneira mais fácil.
O envio de links para o acesso à fatura completa também é possível, como você pode conferir nos exemplos abaixo.
Exemplo de lembrete de pagamento
Exemplo mensagem de aviso de vencimento
Exemplo mensagem de cobrança de inadimplência
Modelo de Email de lembrete de pagamento
O e-mail também pode auxiliar no lembrete de pagamento. Vale lembrar que, diferente do SMS, o e-mail possui uma quantidade de caracteres maior e, normalmente, são escritos com mais formalidades.
Confira o exemplo abaixo:
3 PASSOS PARA DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE COBRANÇA
O objetivo da estratégia de cobrança é alcançar soluções para diminuir a inadimplência. A estratégia consiste em uma sequência de ações que vão ajudar a lembrar ou até mesmo motivar o seu cliente a quitar o seu débito.
1. Qual canal devo utilizar?
Leve em consideração o seu público e faça uma pesquisa de receptividade de seus clientes para cada canal.
O SMS é um canal seguro, rápido e pouco invasivo, sendo perfeito para a maioria dos casos, mas isso não exclui a atuação da sua cobrança em outros canais.
Nossa plataforma permite até 10 SMS grátis para você testar como seus clientes vão reagir e diminuir sua inadimplência com custo mínimo.
2. Renegociação amigável
Reflita sobre sua comunicação. Toda sua estratégia de cobrança deve priorizar a preservação de uma relação amigável e humana. Por isso, defina um tom de conversa que vai utilizar para falar com o seu público.
Em caso de inadimplência, procure negociar um pagamento mais diversificado, oferecendo descontos ou a possibilidade de parcelamento da dívida.
Demonstre que você se interessa por uma renegociação e procure soluções que sejam vantajosas para os dois lados.
3. Automatize seus processos
O último passo para concluir sua estratégia é definir o cronograma de mensagens, automatizando-o com atenção aos prazos.
Automatizar seus processos é uma maneira bastante interessante para que os erros não comprometam a cobrança.
Uma possibilidade de organização é a seguinte:
- envio de lembretes e avisos antes do vencimento;
- envio de aviso no dia do vencimento;
- envio amigável de cobrança após o vencimento.
A Comtele conta com uma API de SMS que pode ser integrada a seu sistema de gestão financeira de uma maneira simples e rápida.
Conclusão
O uso do SMS para cobrança ajuda e continua ajudando empresas a diminuírem em até 50% a taxa de inadimplência de clientes.
Realize suas campanhas de SMS cobrança com monitoramento e, qualquer dúvida, nosso atendimento personalizado fica a disposição para atendê-los.