Sabe aquele período de promoção que você aproveita para comprar aquele produto que estava de olho? Este fenômeno é chamado de sazonalidade, o que significa, em poucas palavras, “que tem duração limitada durante o ano”.
Se você tem uma empresa, já deve ter reparado que existe uma flutuação no seu volume de vendas anualmente e que em determinadas épocas do ano a demanda por um produto ou serviço é maior do que outras, não é mesmo? Mas você sabe por que isso ocorre?
Você pode nunca ter utilizado esta expressão, mas provavelmente já comprou algum produto que é vendido somente em algumas épocas do ano ou conseguiu descontos em datas específicas.
Ficou curioso? Então fica com a gente que nesse post iremos esclarecer tudo sobre marketing sazonal e como você pode aproveitar ao máximo essa estratégia para dar um boom em suas vendas.
O que é Marketing Sazonal?
Esclarecido o conceito de sazonalidade, podemos inferir que, Marketing Sazonal refere-se a um conjunto de estratégias utilizadas para que você tenha maior eficácia de vendas em determinadas épocas do ano.
Ou seja, Marketing Sazonal está relacionado ao aproveitamento de datas específicas de nosso calendário com o intuito de impulsionar seu volume de vendas.
Através do Marketing Sazonal é possível criar campanhas, organizar lançamentos e promover ações visando uma melhor obtenção de resultados.
Como exemplo, podemos citar a Black Friday, famosa sexta-feira é a data sazonal com maior adesão hoje no Brasil.
Importância do Marketing Sazonal nas vendas
Quando bem planejadas estas estratégias podem trazer ganhos significativos para o seu negócio, alavancando o número de vendas.
Outro fator que demonstra a importância da sazonalidade é a melhoria no fluxo de mercadorias, impedindo que você fique com o estoque parado, obtendo maior proveito das vendas durante o ano todo
Dessa maneira, ao se realizar uma análise profunda sobre a natureza do seu produto, você conseguirá através do Marketing Sazonal uma maior previsibilidade dos comportamentos de consumo de seus clientes.
As empresas tem usado cada vez mais as datas sazonais durante a pandemia da COVID-19, para que consigam aumentar as vendas.
Dicas para montar uma estratégia de Marketing Sazonal de sucesso
Depois de ter lido nosso texto até aqui você já deve ter compreendido a importância do Marketing Sazonal para o seu negócio e não vê a hora de colocar tudo isso em prática, não é mesmo?
Então, continue aqui porque a seguir daremos algumas dicas para você montar uma estratégia de Marketing Sazonal de sucesso.
Se antecipe
Primeiramente é preciso que você conheça o calendário de datas sazonais para garantir um bom planejamento, pois, é com base nesse cronograma que você definirá quais datas poderão ter uma maior adesão do seu público-alvo.
Algumas datas fazem mais sentido para determinados segmentos do que outros, por este motivo, conhecer o calendário sazonal é de vital importância para definir as estratégias de Marketing.
Feito isso, você poderá partir para o planejamento das ações, ou seja, quais atitudes serão tomadas em prol das suas estratégias, por exemplo, definir a logística de vendas, como será feita a divulgação, quais promoções e condições especiais, etc.
Garanta uma boa experiência de compra
Melhorar a experiência de compra do consumidor pode ser uma tarefa difícil, porém, deve ser encarada com responsabilidade, pois, esta pode ser a chave para o sucesso de suas vendas.
Você deve estar atento às exigências dos consumidores e às tendências do mercado para garantir uma boa experiência de compra.
Quais são as expectativas do cliente em relação àquela data; quais promoções e condições de pagamento ele espera encontrar? Quais facilidades para a compra irão ajudá-lo a concluir esta venda?
Conhecer bem seu produto e seu consumidor são fatores essenciais para que você seja bem sucedido. E caso isso aconteça, mais do que ter captado novos clientes, você os terá fidelizado novos clientes.
Escolha os canais corretos
Tendo seguido estes passos, agora é a hora de definir qual o canal de comunicação mais eficiente para estabelecer contato com o cliente e tornar pública suas estratégias de marketing.
Muitas vezes o empreendedor tem dúvidas sobre qual canal adotar, principalmente, porque investir em campanhas de marketing não é algo acessível para muitas empresas.
Mas fique com a gente porque a seguir daremos algumas dicas sobre canais de comunicação de marketing baratos e eficazes para o seu negócio.
Email Marketing
Este canal é bastante popular, pois a maioria das pessoas possuem e-mail e acesso a internet.
Através dele você pode enviar conteúdos promocionais e detalhes mais elaborados a respeito da sua campanha e sobre seu produto.
O email- marketing possui baixo custo, porém, se pudermos citar um ponto negativo, seria sua baixa taxa de abertura, pois, muitas vezes, mensagens de conteúdos promocionais são direcionados para a caixa de spam e acabam não sendo lidas pelo cliente.
SMS Marketing
O SMS Marketing é uma excelente ferramenta de comunicação, porque permite uma interação rápida e direta com o consumidor e possui uma taxa de abertura de 90% em até três minutos, segundo estatísticas.
Suas principais vantagens são: seu baixo custo, entrega imediata e sua independência de acesso a internet, ponto essencial quando o assunto é comunicação eficaz.
Google Ads
O Google ADS é uma plataforma de anúncios do Google, no qual você poderá investir em uma audiência qualificada e para um público segmentado, ou seja, que tenha relação com o seu negócio.
Com base em cookies e em palavras-chave, os anunciantes conseguem determinar onde os anúncios serão exibidos e dessa forma obter um maior alcance de seu público.
Ainda assim, apesar de sua eficiência, alguns cuidados devem ser tomados, pois, caso você não tenha muito conhecimento sobre o assunto você pode acabar utilizando palavras-chaves irrelevantes e acabar gerando um tráfego errado para seu site.
Redes Sociais
As redes sociais, são, sem dúvidas, ótimos canais de comunicação com seus clientes, principalmente devido a sua abrangência.
A maioria das redes sociais, assim como o Instagram, Facebook, Whatsapp, entre outros, são gratuitos, e por este motivo são uma boa saída para quem está buscando estabelecer contato com seus clientes, poupando dinheiro.
Através destes canais de comunicação você poderá manter um contato próximo com seu consumidor, captar novos clientes e fidelizar os antigos. Então, se você ainda não inscreveu sua empresa nas redes sociais, não perca tempo.
Site próprio
Através de sites ou blogs próprios, além de divulgar conteúdos que são de interesse de seu público, você pode abrir canais de interação com o consumidor, o que gera um maior engajamento.
Outro motivo para ter um site próprio para o seu negócio é o amplo espaço que você possui para divulgação.
A dica aqui é manter uma boa frequência de publicações, dessa forma você fideliza seu público, que irá procurá-lo sabendo que sempre terão conteúdos novos e de seu interesse.
Não existe fórmula mágica
Ter uma boa estratégia de marketing e decidir a melhor ferramenta de comunicação com o seu cliente poderá garantir o sucesso de sua campanha de marketing sazonal.
Não existe fórmula mágica, por este motivo é essencial analisar as demandas para que você possa compreender melhor os resultados dessas variações.
Bom planejamento e boas vendas!