7 dicas poderosas de como fidelizar pacientes
Fidelizar Pacientes

7 dicas poderosas de como fidelizar pacientes

  • Post category:Saúde
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  • Post last modified:22/02/2021

Nenhuma empresa deseja que a primeira visita de seu cliente seja a última. Por que em uma clínica seria diferente?

Cada vez mais, a concorrência entre consultórios e planos de saúde tem apostado em diferenciais que buscam fidelizar seus pacientes pois, nos dias de hoje, ter bom preço, uma equipe bem treinada e uma boa localização já não são o suficiente.

Ainda não sabe como, e o que, fideliza pacientes? Então fica com a gente que vamos te dar 7 poderosas dicas!

Por que fidelizar pacientes?

Conquistar um novo cliente custa entre cinco e sete vezes mais do que manter um atual. – Philip Kotler

Um dos maiores desafios para gestores de consultório é atrair cada vez mais clientes. Porém, será que isso é o suficiente para o sucesso do seu consultório?

Dados evidenciam que as chances de vender para um cliente antigo são de 70%, enquanto que as chances de você captar um novo cliente são de 5% a 20%.

Ou seja, é muito mais econômico e efetivo você garantir uma boa experiência ao consumidor do seu produto ou serviço e investir na melhoria de seus processos internos do que captar novos clientes.

A pandemia também nos trouxe uma realidade diferente, onde os cuidados sanitários também ganham destaque.

Quer saber como o envio de SMS na saúde pode ser a solução para a fidelização de seus pacientes? Confira a seguir.

Estratégia para fidelização de pacientes

Quantos consultórios médicos/odontológicos e laboratórios clínicos você conhece que possuem estratégias efetivas para a fidelização de pacientes?

Saia na frente e confira 7 dicas de como fidelizar seus pacientes e aumentar os lucros do seu consultório.

Humanize o atendimento

O atendimento a um paciente não acaba quando ele vai embora de seu consultório.

É preciso manter um relacionamento cordial para que seu paciente se sinta bem tratado do começo ao fim do seu relacionamento com ele.

Evite atrasos a todo custo

Quem gosta de ficar esperando em um consultório para ser atendido?

Essa é uma das principais reclamações de pacientes e o principal motivo de eles não voltarem mais, gerando prejuízos irreversíveis para a fidelização de pacientes.

Se organize, e tenha uma agenda otimizada, para que os atrasos sejam somente em casos extremos em seu consultório.

Tenha canais de comunicação ativo com seus clientes.

Manter uma comunicação eficiente, rápida e direta com seu paciente é o melhor diferencial que você pode propor ao seu paciente.

Então abaixo vamos mostrar algumas mensagens para auxiliar nessa tarefa.

Mensagens de confirmação de consulta

As mensagens de confirmação de consulta além de auxiliar para uma redução das faltas de pacientes em consultas, mostra a seu paciente o quanto você se importa com sua saúde.

“Renato, sua conta com o Dr. Pedro é amanhã às 16:00hrs. Responda gratuitamente 1 para CONFIRMAR ou 2 para CANCELAR.”

Mensagem de lembrete de retorno

Demonstre o quanto você se preocupa com  a saúde e com os cuidados do seu paciente enviando a eles mensagens de retorno em casos de tratamentos médicos acompanhados ou pós-cirúrgicos.

“(Nome do Paciente), retorne ao consultório em 30 dias para uma nova aplicação em seu tratamento de clareamento dental. Responda AGENDAR e escolha o melhor dia e horário”

 Envio de receituário via SMS

Prescrição inteligente e eficaz que promove ao seu paciente a adesão ao tratamento, facilidade e comodidade na hora de comprar seus medicamentos.

“RICARDO, segue seu receituário do Dr. Hugo: Bultibrometo de escopolamina 10mg, comprimido (20un), Dipirona 500mg, comprimido (30un)”

Mensagem sobre procedimentos e exames

Previna o deslocamento improcedente de seu paciente até o consultório com uma simples mensagem explicando sobre o procedimento ou exame que será realizado.

Desta forma você evita criar uma janela em sua agenda e o paciente se sentirá privilegiado pelos cuidados com sua saúde e dedicação com o seu tempo.

“GUILHERME, não se esqueça de seu exame de sangue amanhã às 6 da manhã. Faça jejum de água e comida a partir das 22 horas. Até amanhã!”

Mensagem de lembrete para tomar medicação

Esta dica vai para os esquecidos de plantão.. Garanta a eficácia no tratamento de seu paciente e faça com ele se sinta único, simplesmente, programando mensagens com lembretes para que tome a medicação.

“(Nome do Paciente), não perca tempo. Está na hora de seu medicamento.”

Mensagens com Campanhas de saúde e prevenção 

O SMS também pode ser um grande aliado de seu consultório médico ou consultório odontológico quando o assunto é captar e fidelizar o paciente. 

Demonstre em qualquer época do ano o quanto você se preocupa com a saúde do paciente, enviando mensagens com conteúdo de prevenção e cuidados com a saúde.

“Autoexame de mama. Declare seu amor por você mesma. Faça o autoexame e a qualquer sinal de alteração, nos procure. Prevenir é o melhor remédio.”

Mensagens comemorativas

Além de servir como um meio de comunicação para confirmação, remarcação ou cancelamento de consulta, o SMS irá ajudá-lo a estreitar os laços com seus pacientes possibilitando o envio de mensagens em datas comemorativas, tais como:

  • Aniversários;
  • Dia das Mães;
  • Natal;
  • Ano Novo.
“Quem faz aniversário hoje? Alguém importantíssimo, com certeza! Parabéns, (Nome do Paciente)! A Clínica Comtele deseja a você um excelente, e claro, muita saúde!”

 Acompanhamento pós consulta

Conhecido como “pós-atendimento”, esta atitude, além de levar o paciente a fidelização, fará com que ele se sinta querido pelo consultório.

“Como está sua recuperação pós-cirúrgica? Siga os cuidados prescritos e retorne ao consultório dia 03 às 8 horas para retirada dos pontos. Dúvidas? Faça contato!”

A chave está na simplicidade

Apesar do dinamismo e quantidade de recursos das redes sociais, a simplicidade pode ser uma aposta mais assertiva quando o assunto é um contato mais íntimo e pessoal com seu público. 

Faça um conta teste, de forma gratuita, com a Comtele e coloque já estas 7 dicas em prática.