No dia 20 de julho, comemora-se o Dia do Amigo. Essa é uma data interessante para criar valor e atrair mais clientes para sua marca com estratégias de marketing para o dia do amigo, ressaltando a necessidade de reforçar questões como trabalho em equipe, colaboratividade e respeito.
De acordo com seu modelo de negócio, existe uma estratégia mais adequada para comemorar esse dia, mas, com toda certeza, é uma data que você não deve ignorar.
Quer saber como você pode aproveitar o Dia do Amigo para atrair novos clientes, engajar o seu público e fortalecer a marca da sua empresa? Fique com a gente.
Boa leitura!
Como decolar uma campanha de marketing para o dia do amigo
Existe uma série de estratégias possíveis, dependendo do objetivo da sua campanha de Dia do Amigo.
Em todos os negócios o trabalho em equipe por parte dos seus colaboradores é essencial para que todos estejam alinhados no mesmo propósito, o crescimento.
Por isso, para que todos vistam a camisa da empresa, um ambiente de trabalho saudável é super importante e o mês de julho é o momento perfeito para reforçar essa colaboratividade.
Para fins comerciais, essa data também permite que a gente explore uma boa variedade de campanhas.
Quer mais detalhes sobre como realizar campanhas certeiras? Confira algumas dicas abaixo.
Faça uma campanha de SMS
Não tem certeza sobre a efetividade dessa campanha e por isso não quer gastar muito? O SMS é a ferramenta perfeita.
Com o melhor custo-benefício do mercado, essa ferramenta bastante flexível permite que você realize tanto campanhas que priorizem o endomarketing – estratégia de marketing focada nos colaboradores quanto campanhas promocionais com objetivo comercial.
Além disso, vale lembrar que o SMS apresenta uma taxa de abertura superior a 90%, ou seja, é uma forte garantia de que sua mensagem será lida.
Com isso, para além de mensagens promocionais, você pode programar agradecimentos e mensagens institucionais, abrangendo todas as etapas do funil.
Mensagens do dia do amigo
Envie mensagens mostrando ao seu cliente que você lembrou dele. Todas as mensagens, independente do objetivo, devem trazer uma sensação de exclusividade, fazendo seu cliente se sentir especial.
Dá só uma olhada em alguns exemplos.
Mensagem para colaboradores
Envie mensagens reforçando ideais cooperativos e de como o trabalho em equipe é compensador, promovendo uma maior união.
Mensagens institucionais
Você pode, também, enviar mensagens institucionais para os seus clientes, fortalecendo a relação deles com a sua marca.
Mensagens promocionais
Todo mundo tem aquela pessoa especial que está sempre junto. Por isso, para o Dia do Amigo, realize promoções que reforcem essa amizade, que remetem ao companheirismo desse dia.
Promoções Dia do Amigo
Como dito antes, qual promoção faria mais sentido no Dia do Amigo do que descontos e prêmios em troca de indicações?
Conheça, agora, duas ideias de promoções infalíveis para essa data.
Indique e ganhe
Se o seu negócio trabalha com a mecânica de mensalidade como serviços de limpeza, academias, companhia de seguros, entre muitos outros, uma ótima opção é realizar promoções no estilo indique e ganhe.
A mecânica é super simples: basta oferecer prêmios ou descontos a partir da indicação de um amigo, para o serviço que você oferece.
Os prêmios podem ser cestas com produtos que combinam com o serviço realizado e os descontos podem ser progressivos, aumentando ainda mais a possibilidade de sucesso da campanha.
Pague um leve dois
Essa promoção é super eficiente, principalmente se o seu negócio for do ramo alimentício.
Porém, para que não haja prejuízo, o ideal é que essa oferta seja válida para produtos com maior rentabilidade ou que a promoção funcione com um limite de horário mais limitado.
Lembrando que o intuito, aqui, é de atrair mais clientes e melhorar a sua relação com eles.
Uma outra possibilidade, é estimular a indicação de mais de um amigo, para fazer valer a promoção, porém o risco de não dar certo é maior.
Dia do Amigo na empresa
O individualismo no ambiente corporativo é uma ideia bastante ultrapassada. Todos os donos de negócio sabem que fortalecer as relações dos seus colaboradores é essencial para o futuro da empresa.
Mas o que você faz para desenvolver esse espírito colaborativo?
Nem tudo vai depender de você, pois não é nada saudável ficar se intrometendo nas relações pessoais das pessoas que trabalham com você.
No entanto, seu papel é muito importante nesse processo.
Aproveite datas como o Dia do Amigo para promover um ambiente favorável para o trabalho em equipe e fazer com que seus funcionários vistam a camisa da empresa.
Fale com seus colaboradores
Como já mencionado, não deixe de enviar mensagens para os seus colaboradores, reforçando a importância deles na empresa e como é essencial que todos tenham uma boa relação.
O SMS é uma ótima ferramenta para esse tipo de celebração, mas não pode ser a única. O contato direto é essencial, principalmente em tempos de isolamento social e home office.
Promova interação
O dia do amigo permite que você fortaleça as relações a partir de ações que promovam uma interação entre os colegas de trabalho.
Realize ações de integração, eventos comemorativos, reuniões mais dinamizadas e descontraídas, jogos e, caso seja possível, promova rodízios que permitam que todos tenham um contato com alguém da empresa.
Quando conhecemos um pouco mais sobre os colegas de trabalho, sabemos um pouco mais sobre seus processos e inseguranças, o que facilita o exercício da empatia.
Afinal, você sabe como surgiu o dia do amigo?
O dia do amigo foi idealizado em 1969 por um médico argentino chamado Enrique Ernesto Febbraro.
Inspirado na chegada do homem à lua, no dia 20 de julho do mesmo ano, Enrique enxergou naquele evento a essencialidade de um trabalho em equipe para atingir feitos tão grandiosos.
Aos poucos, outros países foram adotando a comemoração do Dia do Amigo e, atualmente, grande parte da América Latina comemora essa data no dia 20 de julho.
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