Endomarketing: mais engajamento e resultados de seus colaboradores
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Endomarketing: mais engajamento e resultados de seus colaboradores

Para conquistar grandes resultados e se manter à frente da concorrência, é preciso convencer os primeiros clientes da sua empresa: os funcionários! Isso porque, não faz sentido prometer um produto ou serviço de excelência, sem que o público interno da organização esteja pronto para fornecê-lo a seus clientes.

Quem defende essa posição é a maior autoridade do assunto no mundo, Philip Kotler, que vê no endomarketing uma poderosa ferramenta para gerar diferenciais competitivos para as empresas. Nesse sentido, o marketing deve começar de dentro para fora em todas as organizações.

Neste post, você vai saber o que é endomarketing e como ele pode gerar resultados incríveis para a sua empresa. Acompanhe!

Já tem um planejamento empresarial?

Ter uma estratégia e um planejamento empresarial é o grande segredo de sucesso das empresas que se mantém em um mercado cada vez mais competitivo.

Conheça os fundamentos, conceitos e o por que é tão importante ter uma.

O que é endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional que tem como foco gerar melhorias por meio de ações internas na empresa. Também conhecido como marketing interno, ele tem por objetivo melhorar a imagem da companhia entre os seus públicos de relacionamento interno (fornecedores, funcionários, acionistas e parceiros), o que contribui para a geração de uma equipe motivada.

Como consequência desses efeitos positivos, a empresa ganha uma série de benefícios, e entre eles, a redução do turnover.

Qual a importância do endomarketing na empresa moderna?

A importância do endomarketing, fundamentalmente, está no fato de que os públicos internos são os maiores influenciadores da marca. Eles possuem contato diário com todos os processos da organização, e isso faz com que eles sejam capazes de opinar e influenciar outras pessoas a respeito da marca de modo geral.

Assim, as estratégias de endomarketing também são importantes para garantir a competitividade do negócio frente a mercados cada vez mais exigentes.

Quando a organização muda a forma de se relacionar e comunicar, principalmente com os seus profissionais, elas alcançam resultados importantes. Um deles, como vimos, é a motivação das pessoas.

A motivação é base dos resultados esperados pela empresa, o que garante a produtividade que ela precisa para o seu crescimento.

Endomarketing cases

Não é à toa que as grandes companhias investem em endomarketing. Elas já colhem os frutos do trabalho dessa estratégia.

Separamos três cases inspiradores de endomarketing para você:

1. Best Buy

Empresa de venda virtual de produtos eletrônicos, a Best Buy conquistou importantes resultados com a ajuda das estratégias de endomarketing. A empresa sofria com altas taxas de rotatividade de colaboradores, em torno de 60%.

Para reverter a situação, a empresa fez uma pesquisa de satisfação para conhecer melhor seus colaboradores, para então identificar as possíveis causas e reduzir essa estatística.

Com os resultados em mãos, fizeram uma rede social interna (Blue Shirt Nation). Nessa ferramenta, os colaboradores puderam trocar experiências, dicas e dados sobre a empresa, sem hierarquia.

Como resultado, a empresa reduziu a rotatividade de funcionários para 12%, e a produtividade e a motivação só aumentam a cada dia!

2. Golden Cross

A Golden Cross é uma empresa brasileira que trabalha com planos de saúde. Eles investiram em torno de R$ 750 mil para cinco filiais em capitais no país, com o objetivo de elevar os resultados das vendas da empresa.

O valor investido nas estratégias de endomarketing foi dividido em variados prêmios, incluindo valores para compra ou reforma da casa própria dos funcionários e artigos de casa para os melhores vendedores da empresa.

Em menos de 24 meses, o trabalho dos corretores elevou o caixa da organização. Como uma forma de reconhecer os esforços da equipe, Golden Cross concedeu uma remuneração extra para cada um deles.

3. Fiat

A Fiat já entende que o público interno deve ser tratado da mesma maneira que clientes externos. Para consolidar esse pensamento, ela promove ações internas que têm como objetivo valorizar seus profissionais. Por exemplo, os colaboradores são os primeiros a fazerem os testes-drive nos lançamentos da companhia.

Além disso, a Fiat leva os familiares dos colaboradores para cada vez mais perto da empresa. Para isso, oferecem bailes de debutantes, bodas de casamento e festas de aniversário, entre outros eventos.

Essa ação de endomarketing tem como objetivo fazer a empresa estar mais próxima dos colaboradores. A companhia também mantém um sistema de comunicação interna muito bem estruturado, onde divulga promoções e praticidades para falar com todos os níveis hierárquicos.

Ferramentas de endomarketing e comunicação interna: Quais posso utilizar na minha empresa?

Para engajar o público interno, é preciso investir em uma boa estratégia de endomarketing aliada à comunicação. Separamos algumas para você a seguir. Confira!

Caixa de sugestões

Envolver os funcionários é um dos principais objetivos do endomarketing. E para isso, você pode utilizar uma caixa de sugestões. Ela revela para os funcionários o quanto a organização se preocupa com eles e que ela deseja saber a opinião deles, além de permitir que todos mostrem o que pensam, compartilhando suas ideias.

E-mail

Por sua agilidade e eficiência, este ainda é um dos meios mais utilizados para a comunicação nas empresas. Isso porque, ele é um meio econômico e barato de se comunicar com colaboradores.

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Rede Social Corporativa

A busca constante por novas soluções que agilizem a comunicação tornou possível a criação das redes sociais corporativas. O uso dessa ferramenta torna possível agilizar tanto a comunicação interna com os seus funcionários, quanto externa. Devido à sua agilidade, é possível aprimorar o desempenho organizacional e elevar a produtividade.

Newsletter

Com as newsletters também é possível fazer uma comunicação rápida e eficiente entre os colaboradores, contribuindo para o alinhamento dos processos e engajamento dos funcionários.

SMS Corporativo

Esse recurso traz uma série de vantagens por ser uma altamente eficaz. Isso devido ao alto índice de leitura, e você ainda pode acompanhar as taxas de abertura das mensagens que dispara.

Com o SMS corporativo é possível enviar informações sobre assuntos internos, reuniões, pesquisas e também mensagens motivacionais que fazem parte do cotidiano das empresas.

É por isso que essa ferramenta vem sendo usada de forma efetiva por organizações de todos os segmentos. Para a comunicação com a equipe comercial, por exemplo, o SMS corporativo pode ser usado para a divulgação de oportunidades como promoções, ações de vendas, entre outros.

Endomarketing? Hora de colocar em prática!

E você, quais ferramentas de endomarketing vai utilizar para motivar e engajar seus colaboradores?