Marketing Educacional: como aplicar na sua Instituição

Marketing Educacional: como aplicar na sua Instituição

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  • Post last modified:15/06/2020

marketing educacional é uma estratégia importante para destacar instituições de ensino dentro de um mercado cada vez mais concorrido. As estratégias de comunicação e marketing para colégios, universidades, escolas infantis e outros estabelecimentos de ensino permitem divulgar os diferenciais, a infraestrutura e os valores de cada instituição, além de reforçarem o posicionamento e a presença das escolas junto ao público de interesse.

Nos últimos 10 anos, a educação superior vem se consolidando como mercado atraente para investimentos. Dados oficiais do Censo da Educação Superior, divulgados pelo INEP em 2015, mostram que o Brasil vem registrando sucessivos aumentos no número de alunos, com uma média de 4,5% de aumento ao ano entre 2005 e 2015.

Em 2016, o Brasil representava o quinto maior mercado de ensino superior do mundo e o maior mercado de ensino superior da América Latina, com aproximadamente 8,0 milhões de matrículas, segundo dados do MEC/INEP. O ensino superior é formado por cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. As modalidades dos cursos superiores são: (i) graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo; (ii) pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino; e (iii) extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

Em 2015, existiam 2.364 estabelecimentos de ensino superior no Brasil, de acordo com a Sinopse da Educação Superior 2015 publicado pelo Ministério da Educação. Do total de alunos matriculados em 2015, aproximadamente 24% estavam em instituições de ensino públicas e 76% em instituições de ensino privadas. Entre 2005 e 2015, as instituições de ensino superior privadas apresentaram um crescimento de 47% no número de alunos, do segmento de ensino presencial, passando para aproximadamente 3,3 milhões de alunos em 2005 para 4,8 milhões de alunos em 2015, de acordo com o MEC.

A tecnologia tem permitido inovações relevantes na educação e cada vez mais o conteúdo digitalizado tem facilitado novas formas de ensino, como o ensino a distância. Os materiais educacionais crescentemente utilizam recursos multimídia e conteúdos digitais para complementar e até substituir os produtos tradicionais impressos. À medida que os jovens têm acesso a recursos tecnológicos e modificam seus hábitos estas tendências ganham força dentro do setor educacional.

O ensino a distância surge como opção para aumentar a penetração do ensino superior no Brasil em virtude de sua mensalidade mais baixa, acarretando no aumento substancial do número de pessoas com poder aquisitivo para frequentar esses programas. O mercado de EAD caracteriza-se pela oferta de ensino através do uso de tecnologias e ferramentas de aprendizagem remotas, uma vez que professores e alunos encontram-se separados espacial e/ou temporalmente.

Atualmente encontra-se mais desenvolvido para ensino superior e técnico, e é regulamentado pela Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além das portarias, resoluções e normas do MEC e das Secretarias Estaduais de Educação (SEED).

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O EAD representa um mercado de elevado potencial de crescimento porque possibilita a inclusão de pessoas com dificuldades em frequentar cursos presenciais por falta de tempo, por morar em regiões isoladas ou por não poderem se deslocar. A disponibilização de cursos na modalidade a distância tende a facilitar o acesso e a permanência de alunos tanto do Ensino Superior, quanto de cursos técnicos, de preparatórios para concursos e de idiomas, entre outros.

Nest Post vamos abordar as melhores ferramentas de marketing digital para sua empresa que atua na área de educação, ter os melhores resultados, vamos lá.

O digital está se incorporando ao cotidiano das pessoas e nas ações de comunicação e marketing de forma cada vez mais integrada com as tecnologias off-line.

Atualmente, existem diversas ferramentas de marketing digital que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de campanhas de comunicação eficientes e financeiramente acessíveis. O marketing educacional precisa fazer parte da cultura de comunicação das instituições de ensino brasileiras. Esta prática é positiva para atrair novos clientes, para fidelizar os atuais alunos conquistados e, principalmente, para estabelecer um relacionamento legítimo e construtivo com pais, estudantes, professores e colaboradores. Comtele possui uma ferramenta que pode auxiliar sua instituição neste processo, com envio de SMS online.

É importante destacar que, para ter uma presença qualificada na internet, as escolas/instituições precisam atuar com foco profissional, estabelecendo um planejamento de marketing educacional com ações contínuas e equipe preparada para avaliar as interações com o público, responder comentários, tirar dúvidas e realizar um trabalho de comunicação abrangente e baseado no bom relacionamento. Os canais de comunicação digital devem ser monitorados e atualizados com periodicidade para garantir credibilidade crescente para as instituições.

Vamos listar abaixo as melhores técnicas de Marketing Educacional, pois conseguem se comunicar com seu cliente de forma mais efetiva e personalizada:

  • E-Mail Marketing: Campanhas de E-mail Marketing podem gerar tráfego para o seu site, aumentar o número de vendas ou estreitar o relacionamento, realizando a fidelização do cliente. Diariamente, nós da Comtele, temos contato com empresas que usam a mesma estratégia há anos e muitas vezes nem pararam para pensar como o email realmente se encaixa dentro do seu Marketing e qual o benefício de ter uma boa estratégia, considerando os diversos tipos de email existentes. Antes de qualquer coisa, é bom ter claro que, no funil, o email atua em todo o ciclo a partir do momento em que um visitante, até então desconhecido, se torna um Lead ao baixar um conteúdo educativo, pedir um orçamento, demonstração ou deixar um contato no site. É bom frisar que: uma boa estratégia só tende a se consolidar, se sua insituição de ensino, possuir uma base própria de emails. Entendemos também que cada negócio é diferente, e por isso demanda estratégias diferentes para cada ação. O envio de E-mail Marketing Comtele é uma ferramenta que oferece agilidade de implementação e avaliação de resultados. A mensuração dos envios pode ser feita, por meio de estatísticas de tráfego em seu site, que indicam quantas pessoas receberam o email, clicaram em um link ou efetuaram rematriculas, por exemplo. Quando bem planejadas, as campanhas de e-mail oferecem altos índices de retorno.
  • Envio de SMS: A construção de relacionamento, direta e indiretamente com seu cliente, tem o poder de reduzir custos e gerar mais receitas e fidelizar seu cliente. Por isto um dos pilares de boa relação com seu cliente é a Comunicação. Ela é a responsável por manter cliente sempre satisfeito e assim ser capaz de atender suas necessidades e objetivos. Para que isto se torne possível é preciso que se ofereça canais de comunicação eficientes entre empresa e cliente e é justamente sobre como conseguir uma boa comunicação, que este artigo ira tratar. Um bom exemplo de canal de comunicação, e que não requer altos investimentos,  é ferramenta de envio SMS online da Comtele. Através dela, não só conseguimos nos comunicar com novos e atuais clientes, como conseguimos interagir e responder rapidamente as expectativas ou até mesmo saber o retorno de uma ação ou lançamento de um novo produto ou serviço. Isso cria um relacionamento com o cliente, pois a comunicação via envio mensagem de celular de forma personalizada, é sempre de mão dupla. Com apenas um simples click, além de se comunicar em massa com seus clientes, você terá opção de realizar isto de forma personalizada, com nome, data, o que desejar, tornando o recebimento deste SMS, mas efetivo. Vale que ressaltar que a Comtele possui também a ferramenta de Black List, que respeita o seu cliente caso ele não deseje mais receber sua comunicação.
  • Redes Sociais e de Networking Profissional: As escolas devem estar presentes nas principais redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Linkedin. As postagens nestas páginas devem ter uma periodicidade pré-determinada pela equipe de comunicação e marketing digital. O ideal é que os posts sejam feitos, no mínino, três vezes por semana. Estimular a interatividade dos alunos e seguidores e postar conteúdo relevante e atraente são as principais estratégias para ter uma rede social bem sucedida. As instituições de ensino também podem optar por redes sociais mais segmentadas, como o Instagram, que é direcionado ao compartilhamento de fotos, por exemplo.

Antes de implementar uma estratégia de marketing educacional, é necessário contar com equipes profissionais e empresas que são especializadas em marketing digital, como é o caso da Comtele, que se encontra presente no mercado há mais de 10 anos e possui ampla experiência, que ajudara sua instituição a ter o resultado esperado.