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Marketing Educacional: como aplicar na sua Instituição

  • Post category:Marketing
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  • Post last modified:10/01/2022

O marketing educacional é uma estratégia essencial para destacar instituições de ensino dentro de um mercado cada vez mais concorrido. Fique com a gente e conheça as melhores formas de planejar e executar ele na sua instituição

Estratégias de Marketing Educacional 

As estratégias de comunicação e marketing para colégios, universidades, escolas infantis e outros estabelecimentos de ensino permitem divulgar os diferenciais, a infraestrutura e os valores de cada instituição, além de reforçarem o posicionamento e a presença das escolas com o público de interesse.

Nos últimos 10 anos, a educação superior vem se consolidando como mercado atraente para investimentos. Dados oficiais do Censo da Educação Superior, divulgados pelo INEP em 2015, mostram que o Brasil vem registrando sucessivos aumentos no número de alunos, com uma média de 4,5% de aumento ao ano entre 2005 e 2015.

Em 2016, o Brasil representava o quinto maior mercado de ensino superior do mundo e o maior mercado de ensino superior da América Latina, com aproximadamente 8 milhões de matrículas, segundo dados do MEC/INEP. 

Ensino superior

Marketing Educacional

O ensino superior é formado por cursos de campos de saberes, de diferentes níveis de abrangência, abertos para candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino e que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. 

As modalidades dos cursos superiores são:
(i) graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo;
(ii) pós-graduação, abrangendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros. Disponíveis para candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino;
(iii) extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

Marketing de conteúdo educacional

O marketing educacional precisa fazer parte da cultura de comunicação das instituições de ensino brasileiras. Esta prática é positiva para atrair novos clientes, para fidelizar os atuais alunos conquistados e, principalmente, para estabelecer um relacionamento legítimo e construtivo com pais, estudantes, professores e colaboradores. 

Videoaulas, ebooks, blog posts, plataformas de ensino complementar, entre outros, possuem grande valor para os alunos, principalmente em tempos pandêmicos.

Marketing digital educacional

A tecnologia tem permitido inovações relevantes na educação e cada vez mais o conteúdo digitalizado tem facilitado novas formas de ensino, como o ensino a distância. 

Os materiais educacionais crescentemente utilizam recursos de multimídia e conteúdos digitais para complementar e até substituir os produtos tradicionais impressos. 

Com o crescimento do acesso a recursos tecnológicos, os jovens modificam seus hábitos e estas tendências ganham força dentro do setor educacional.

O digital está se incorporando ao cotidiano das pessoas e nas ações de comunicação e marketing de forma cada vez mais integrada com as tecnologias off-line.

Atualmente, existem diversas ferramentas de marketing digital que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de campanhas de comunicação eficientes e financeiramente acessíveis. 

A Comtele possui uma ferramenta que pode auxiliar sua instituição neste processo, a ferramenta de envio de SMS pode aumentar a eficiência da sua comunicação e diminuir seu custo. Clique aqui e faça já sua conta teste, experimente.

Marketing Educacional: ferramentas de gestão para instituições de ensino

É importante destacar que, para ter uma presença qualificada na internet, as escolas/instituições precisam atuar com foco profissional, estabelecendo um planejamento de marketing educacional com ações contínuas e equipe preparada para avaliar as interações com o público, responder comentários, tirar dúvidas e realizar um trabalho de comunicação abrangente e baseado no bom relacionamento. 

Os canais de comunicação digital devem ser monitorados e atualizados com periodicidade para garantir credibilidade crescente para as instituições.

Confira abaixo as melhores técnicas de Marketing Educacional que conseguem se comunicar com seu cliente de forma efetiva e personalizada:

E-Mail Marketing 

Campanhas de E-mail Marketing podem gerar tráfego para o seu site, aumentar o número de vendas ou estreitar o relacionamento, realizando a fidelização do cliente. 

Diariamente, nós da Comtele, temos contato com empresas que usam a mesma estratégia há anos sem refletir sobre a real efetividade da ferramenta em seu planejamento de marketing.

Antes de tudo, é bom ter claro que, no funil, o email atua em todo o ciclo a partir do momento em que um visitante se torna um Lead ao baixar um conteúdo educativo, pedir um orçamento, demonstração ou deixar um contato no site. 

É bom frisar que: uma boa estratégia só tende a se consolidar se sua instituição de ensino possuir uma base própria de emails. Entendemos também que cada negócio é diferente, e por isso demanda estratégias diferentes para cada ação, dependendo do objetivo. 

SMS

A construção de relacionamento tem o poder de reduzir custos e gerar mais receitas e fidelizar seu cliente. Por isso, um dos pilares da boa relação com seu cliente é a comunicação. 

Ela é a responsável por manter o cliente sempre satisfeito e assim ser capaz de atender suas necessidades e objetivos.

Um bom canal de comunicação, e que não requer altos investimentos,  é ferramenta de envio SMS da Comtele. Com ela, não só é possível nos comunicar com novos e atuais clientes, como também interagir e responder rapidamente às expectativas e até mesmo saber o retorno de uma ação ou lançamento de um novo produto ou serviço. 

Isso cria um relacionamento com o cliente, pois a comunicação via envio de mensagem de celular é sempre uma via de mão dupla. Com apenas um simples click, além de se comunicar em massa com seus clientes, você terá opção de realizar isto de forma personalizada, com nome, data, o que desejar, tornando o recebimento mais efetivo. 

Por exemplo, vai haver uma reunião com os pais, ou uma reunião sobre o próprio curso, ela pode ser enviada e lida em tempo real, para que todos saibam e, inclusive, lembrem de participar.

Vale ressaltar que temos também a ferramenta de lista de bloqueio, que respeita o seu cliente caso ele não deseje mais receber sua comunicação.

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Redes Sociais e Networking Profissional 

As escolas devem estar presentes nas principais redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Linkedin. As postagens nestas páginas devem ter uma periodicidade pré-determinada pela equipe de comunicação e marketing digital

O ideal é que os posts sejam feitos, pelo menos, três vezes por semana. Estimular a interatividade dos alunos e seguidores e postar conteúdo relevante e atraente são as principais estratégias para ter uma rede social bem sucedida.

As instituições de ensino também podem optar por redes sociais mais segmentadas, como o Instagram, que é direcionado ao compartilhamento de fotos, por exemplo.

Conclusão 

Antes de implementar uma estratégia de marketing educacional, é necessário contar com equipes profissionais e empresas especializadas em marketing digital.

Uma coisa é certa: se sua instituição não alimenta seu marketing, ela está para trás nesse mercado altamente concorrido.

Escolha os meios de comunicação certos e comece já a repensar o posicionamento digital da sua instituição.

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