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Funil de vendas: entenda o que é e consiga melhores resultados

  • Post category:Marketing
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  • Post last modified:14/10/2021

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é essencial para o planejamento de qualquer estratégia de marketing eficiente.

Essa metodologia consiste em um conjunto de etapas que compõem a jornada do cliente.

Assim, o objetivo desse processo é acompanhar o seu possível consumidor desde o momento em que ele compreende a solução que sua empresa oferece até o momento da compra.

Diferente do que muitos acreditam, o processo de venda não é pontual, mas sim processual.

Por exemplo, uma pessoa que já consultou o seu site e/ou conhece suas redes sociais está muito mais próxima de comprar de você do que alguém que acabou de conhecer seus produtos.

Por isso, é importante reconhecer cada etapa, saber qual público que abrangem para entender e conduzi-los para o objetivo final: a venda.

Sabe como planejar e executar um funil de vendas? Ele está alinhado com a jornada de compra?

Continue com a gente que vamos te explicar de forma detalhada.

Boa leitura.

A importância do funil de vendas

Compreender o funil de vendas é essencial para a organicidade da sua comunicação e para adquirir cada vez mais clientes.

Para garantir a eficiência de uma campanha, é preciso compreender quais ações sua empresa deve realizar para que a finalidade de cada uma seja complementar para o seu objetivo final.

Além disso, esse processo necessita de revisão e aprimoramentos constantes.

Cada lançamento ou campanha possui suas especificações e o que você tinha planejado anteriormente pode acabar não fazendo tanto sentido nesse segundo momento.

Taxa de conversão funil de vendas

Ter bastante visitantes é muito bom, porém o mais importante é garantir que ele fique e se torne um Lead.

Um bom conteúdo vai fazer com que o público volte mais vezes, e o melhor, que ele passe a ser um seguidor fiel e possamos ir para a próxima etapa.

Funil de vendas: etapas

Falando em etapas, é bem possível que você já conheça quais são as 3 etapas do funil: topo, meio e fundo. Ou pelas siglas em inglês ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).

Entenda, agora, como cada um deles funciona.

  • Topo de Funil

Essa é a etapa em que o público reconhece que possui um problema, uma necessidade ou facilitação que podem ser resolvidos.

Por isso, ofereça conteúdos ricos em informações relevantes para solução desses problemas.

A chamada para ação, nesse caso, deve ser voltada para transformar esse visitante em um fiel consumidor da sua página.

Disponibilizando bons conteúdos, você será buscado quando surgir qualquer dúvida sobre o assunto que é especialista.

  • Meio do funil

         Após o reconhecimento do problema, o cliente busca maneiras de solucioná-lo. Nesse momento, a sua função é oferecer algumas dicas e técnicas que possam auxiliar seu público interessado – os leads.

         Procure deixar claro que seu objetivo é ajudá-lo e não simplesmente vender seu produto. Assim, você demonstra comprometimento com seus leads e essa relação de confiança vai guiá-lo para a próxima etapa. 

  • Fundo do funil

         O fundo do funil, por sua vez, é direcionado aos leads que passaram pelas outras etapas e que, agora, estão prontos para assimilarem um gatilho de vendas.

         Sabendo que você é a melhor alternativa para a solução do problema, seu cliente só precisa de um empurrãozinho para efetivamente efetuar a compra.

         Aqui, o interessante é demonstrar as vantagens e as facilidades de aquisição que você oferece: melhor preço, frete grátis, melhor custo x benefício, parcelamento sem juros, entre outros. 

Como fazer um funil de vendas

Agora que você já entende cada etapa do funil de vendas, é hora de aprender como ele funciona na prática.

Exemplo de funil de vendas 

Funil de vendas

  Imagine que você quer iniciar uma vida saudável e começar a caminhar ou correr.

Então você começa a se perguntar se você precisa de algo para iniciar a sua caminhada. De acordo com seus desejos, conteúdos voltados para caminhada (topo de funil) começam a se destacar em suas pesquisas e timeline.

Observando esses conteúdos, você percebe que quer ir além ou que então existem formas de tornar sua caminhada uma atividade mais divertida (meio de funil).

Entre as dicas, você nota que um produto em específico pode solucionar, de maneira prática, a grande maioria dos seus problemas ao caminhar.

Com isso, depois de consultar preços, funcionalidades e condições de pagamento (fundo de funil), você adquire o produto que mais condiz com sua necessidade.

É importante também destacar uma etapa pouco abordada, que é o pós-compra.

Oferecer um bom suporte e realizar pesquisas de satisfação, é essencial para compreender os pontos fortes e fracos do seu produto e minimizar a possibilidade de um cliente insatisfeito.

Funil de vendas B2B

Business-to-business é quando seu cliente final é uma empresa e não uma pessoa física.

O primeiro passo, nesse caso, é definir seus objetivos enquanto empresa. É importante entender quais suas qualificações para evitar se comprometer com algo que não seja capaz de cumprir.

Caso seu principal objetivo seja fortalecer a sua marca, as ações de meio de funil apresentam uma importância ainda maior. Reforce sua posição de autoridade frente aos seus concorrentes para garantir seu destaque.

Se está em busca de aumentar a sua cartela de clientes, o topo de funil é o espaço que apresenta uma maior visibilidade e deve estar muito bem alinhado com o fundo de funil.

A efetividade do seu funil vai depender do quão claro seu objetivo está.

Funil de vendas marketing digital 

Todos que trabalham com resultados digitais, devem estar com o funil de vendas muito bem alinhados.

Como já comentado, com ele, você pode capturar leads, alimentá-los, convertê-los e, consequentemente, aumentar suas vendas.

No entanto, seu funil deve ser adaptado dependendo da plataforma que fará o seu marketing.

Funil de vendas ecommerce

O e-commerce é um mercado bastante competitivo, com um grande potencial de público e que está em constante crescimento.

Independente de como for trabalhar o seu funil, você primeiro precisa conseguir uma audiência qualificada. 

Comece criando conteúdos relevantes como: textos para blog, ebooks, vídeos, dicas e postagens para mídias sociais que conversem com o seu produto, sem que o propósito de venda fique explícito.

Após atrair a audiência, seu objetivo é fazer com que ela se torne um visitante constante. 

Durante essa etapa, o ideal é que suas landing pages contem com chamadas que não sejam simplesmente focadas para venda, mas para conseguir informações importantes de contato do seu visitante.

Além de um lead super qualificado, a partir das informações desse público, será mais fácil continuar produzindo conteúdo de relevância e estreitando a relação de vocês.

Cada passo anterior deve sugerir, de maneira sutil, que você é a melhor opção para o seu consumidor, para, por fim, efetuar sua venda.

 É interessante que sua estratégia conte com uma aplicação em múltiplas frentes. Confira algumas plataformas que podem contribuir para a aplicação do seu planejamento.

Funil de vendas inbound marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, consiste em estratégias focadas para criação de conteúdo voltado para um público-alvo, com o intuito de fazer desse relacionamento com o cliente, algo duradouro.

Nesse modelo de atuação, o topo do funil deve ser a prioridade do seu conteúdo.

As pessoas não acessam as redes sociais para simplesmente adquirir um produto, elas precisam ser induzidas a isso.

Por isso, a intenção de venda deve estar mascarada na sua comunicação.

Funil de vendas SMS

O celular nunca esteve tão próximo das pessoas. Esquecer o celular em casa é quase como esquecer a carteira nos dias atuais.

Essa proximidade aumentou ainda mais a eficiência do SMS.

A versatilidade da ferramenta permite uma integração em todas as partes do funil, podendo ser utilizado para lembretes de datas comemorativas, pesquisas de satisfação, prospecção de clientes, direcionamento para sua landing page, entre muitas outras funcionalidades.

Além disso, essa ferramenta apresenta custos bem menores do que os canais mais tradicionais, assim, você pode realizar uma campanha bem completa, pagando pouco.

Funil de vendas Instagram

O primeiro passo para entender como seu funil de vendas vai funcionar no instagram é conhecer o melhor possível seu nicho e público-alvo.

Tenha em vista que os posts de topo de funil, que serão a maioria da sua página, devem deixar claro as soluções e os objetivos da sua empresa.

Depois dessa etapa, foque em conteúdos direcionados para seu público já engajado. 

Procure produzir conteúdos interativos que façam o cliente se sentir especial.

Uma dica legal, depois de ter ganhado a atenção do seu público, é desenvolver uma linguagem mais própria com seu cliente.

Por fim, apresente seu produto, alguma inovação recente, fale sobre suas qualidades, custo x benefício, entre outros.

Evite chamadas mais diretas, pois, como já dito, ninguém entra no instagram com o objetivo de comprar um produto, mas se distrair ou passar o tempo.

Funil de vendas facebook ads 

O Facebook Ads é uma ferramenta que pode potencializar muito o seu funil de vendas.

Através dele, você pode monitorar conversões e alcançar públicos mais qualificados, além de poder medir a eficácia das campanhas e as ações dos visitantes de um site.

Além disso, tendo em mente as campanhas que tiveram um resultado mais favorável, você pode aumentar o seu alcance de maneira direcionada, melhorando ainda mais aquelas ações mais efetivas.

Funil de vendas WhatsApp 

O primeiro passo para criar um funil de vendas no WhatsApp é criar listas de transmissão.

Você deve ter uma noção sobre o nível de afunilamento de cada lead antes de iniciar o contato.

Comece com um tom amigável e busque obter informações relevantes sobre eles. Busque entender suas dores e formas de estreitar suas relações.

Assim, ofereça possíveis soluções para suas demandas como materiais gratuitos, de modo que ela sinta que você possui autoridade no assunto e que ele pode contar com você sempre que possível.

Foque bastante no meio do funil, essa é uma parte mais complexa da jornada de compra do cliente, pois é o momento em que ele vai decidir se efetua ou não a compra.

Depois disso, é o momento de oferecer o seu produto. Isso deve ser feito de maneira estratégica, no momento em que sentir que seu cliente está preparado.

Continue utilizando técnicas de persuasão e não se esqueça que mesmo que seu lead adquira seu produto, ele continua precisando ser alimentado com conteúdos relevantes para a fidelização.

A jornada não acaba depois da venda

O pós-compra é um momento importante de fidelização de cliente que deve ser integrado à sua estratégia.

Mais difícil do que conquistar um cliente, é reconquistá-lo após alguma experiência ruim com seu produto ou serviço. 

O funil de vendas precisa de constantes reformulações e aprimoramentos, nunca pense que chegou na fórmula perfeita.

Utilize essas dicas e bora planejar para otimizar seus resultados.