Em um ano tão difícil como o de 2020, onde enfrentamos uma terrível pandemia, a taxa de desemprego tem crescido muito o que gera um segundo problema, que é a inadimplência.
Vamos mostrar como o SMS cobrança pode te ajudar a diminuir em até 50% a sua inadimplência, isso mesmo, o simples envio de 1 SMS resultou em 50% menos inadimplência na Odontoclinic.
Pesquisa divulgada pelo Serasa Experian, apontam que o número de inadimplência aumentou 2,6% em janeiro 2020.
Neste post você vai saber tudo sobre o SMS de cobrança e como essa ferramenta pode ajudar a diminuir a inadimplência nas empresas. Acompanhe!
SMS de cobrança: Por que usar?
O SMS de cobrança é uma boa alternativa para empresas que precisam fazer a abordagem de clientes inadimplentes, número que, infelizmente, cresce a cada dia no Brasil.
Para tentar reverter a inadimplência e manter a competitividade do negócio, o uso do SMS de cobrança é uma alternativa eficiente e de baixo custo. Com a qual você consegue atingir o cliente com maior assertividade e retorno.
Pesquisa do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc) revelou que o contato feito via SMS garante uma taxa de retorno de 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas, em comparação com outros meios de cobrança.
A ferramenta oferece soluções eficientes para substituir a notificação por meios como o telemarketing, o envio de correspondências e e-mails. Além de reduzir os custos, o envio de SMS torna possível uma comunicação mais rápida e eficiente com o cliente.
Como funciona a cobrança via SMS?
O uso do SMS para cobrança é muito rápido e simples. Utilizando uma plataforma, é possível fazer o envio do comunicado sobre a dívida por mensagem.
Trata-se de uma comunicação eficaz devido ao fato de que a maioria das pessoas verifica as mensagens de texto diariamente. Além disso, com o aumento do uso de dispositivos móveis, a comunicação via SMS é muito mais estratégica.
Por meio desse contato direto, o cliente fica menos exposto, e consequentemente, menos constrangido durante a abordagem de cobrança, o que evita vários transtornos, inclusive jurídicos.
A cobrança via SMS também viabiliza o envio de mensagens programadas, com o agendamento dos dias e horários mais convenientes para abordar o consumidor.
Para um contato com maior chance de sucesso, é importante personalizar o SMS de cobrança para cada consumidor, ou seja, identificar a melhor hora e a melhor abordagem para cada caso.
Cobrança por SMS é legal?
O artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) rege que: “é crime coagir, ameaçar, constranger e fazer afirmações falsas para intimidar o cliente em débito, ou ainda perturbá-lo em seu local de trabalho, descanso ou lazer em caso de cobrança de dívida”.
Portanto, tendo em vista o direito do consumidor, é importante estabelecer uma abordagem adequada. Isso significa que, se a empresa perturbar o cliente no trabalho ou em casa — ou informar terceiros sobre a sua situação de inadimplência — o caso pode se tornar jurídico.
Assim, a empresa pode cobrar a dívida, no entanto, essa cobrança deve ser feita em horário comercial e o assunto só pode ser tratado diretamente com o inadimplente.
É importante ficar atento ao fato de que o envio de SMS só pode ser feito com a autorização prévia do cliente, ou seja, é preciso seguir as regras do Opt Out, garantindo que o cliente possa parar de receber as mensagens quando desejar.
Exemplos de SMS de cobrança
A mensagem precisa ser rápida e direta, mas não pode constranger o cliente, como já mencionamos. Para ajudar você nessa questão, separamos algumas formas para fazer uma cobrança via SMS de forma eficiente e respeitando os direitos do consumidor:
Loja de departamentos
Operadora de telefonia
Banco
Quais as vantagens da cobrança via SMS?
A cobrança via SMS oferece uma série de vantagens:
- Custo cerca de 96% mais barato do que mandar uma cobrança via carta ou gastar com ligações;
- Entrega diretamente para o cliente, e a empresa ainda tem a certeza de que o inadimplente vai receber a notificação;
- Comunicação menos invasiva, já que evita constrangimentos na hora da abordagem;
- Taxa de retorno de 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas;
- Facilidade na hora de receber, pois é possível copiar o código de barras da fatura e colar em um aplicativo de internet banking do celular para efetuar o pagamento. O envio de links para o acesso à fatura completa também possível;
- Com uma abordagem menos formal, o SMS é mais bem recebido pelos clientes.
Vantagens SMS x Outros canais
- Entrega certeira;
- Maior taxa de leitura;
- Alto índice de retorno.
Não é só SMS, é a uma solução completa de cobrança
Como vimos ao longo deste post, o SMS de cobrança é uma forma muito mais prática e barata na hora de abordar o cliente inadimplente. A Comtele conta com uma ferramenta de cobrança via SMS que auxilia seu negócio na recuperação de crédito junto aos devedores.
O sistema de SMS Comtele traz ainda diversas funcionalidades, que vão desde a possibilidade de incluir o nome do seu cliente, data de vencimento, código de barras e valor em aberto, entre outros recursos.
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