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SMS Cobrança: saiba como reduzir em até 50% a inadimplência na sua empresa com o uso do SMS

  • Post category:Cobrança
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  • Post last modified:13/09/2021

Em um ano tão difícil como o de 2020, onde enfrentamos uma terrível pandemia, a taxa de desemprego tem crescido muito o que gera um segundo problema, que é a inadimplência.

Vamos mostrar como o SMS cobrança pode te ajudar a diminuir em até 50% a sua inadimplência, isso mesmo, o simples envio de 1 SMS resultou em 50% menos inadimplência na Odontoclinic.

“… conseguimos uma redução de 50%, ou seja, com um simples envio de SMS avisando da data do vencimento do boleto, conseguimos reduzir pela metade a nossa inadimplência.” – Fernando Tessari / Odontoclinic

Pesquisa divulgada pelo Serasa Experian, apontam que o número de inadimplência aumentou 2,6% em janeiro 2020.

Inadimplência 2020
Inadimplência 2020

Neste post você vai saber tudo sobre o SMS de cobrança e como essa ferramenta pode ajudar a diminuir a inadimplência nas empresas. Acompanhe!

SMS de cobrança: Por que usar?

SMS de cobrança é uma boa alternativa para empresas que precisam fazer a abordagem de clientes inadimplentes, número que, infelizmente, cresce a cada dia no Brasil.

Para tentar reverter a inadimplência e manter a competitividade do negócio, o uso do SMS de cobrança é uma alternativa eficiente e de baixo custo. Com a qual você consegue atingir o cliente com maior assertividade e retorno.

Pesquisa do Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc) revelou que o contato feito via SMS garante uma taxa de retorno de 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas, em comparação com outros meios de cobrança.

A ferramenta oferece soluções eficientes para substituir a notificação por meios como o telemarketing, o envio de correspondências e e-mails. Além de reduzir os custos, o envio de SMS torna possível uma comunicação mais rápida e eficiente com o cliente.

Como funciona a cobrança via SMS?

O uso do SMS para cobrança é muito rápido e simples. Utilizando uma plataforma, é possível fazer o envio do comunicado sobre a dívida por mensagem.

Trata-se de uma comunicação eficaz devido ao fato de que a maioria das pessoas verifica as mensagens de texto diariamente. Além disso, com o aumento do uso de dispositivos móveis, a comunicação via SMS é muito mais estratégica.

Por meio desse contato direto, o cliente fica menos exposto, e consequentemente, menos constrangido durante a abordagem de cobrança, o que evita vários transtornos, inclusive jurídicos.

cobrança via SMS também viabiliza o envio de mensagens programadas, com o agendamento dos dias e horários mais convenientes para abordar o consumidor.

Para um contato com maior chance de sucesso, é importante personalizar o SMS de cobrança para cada consumidor, ou seja, identificar a melhor hora e a melhor abordagem para cada caso.

Cobrança por SMS é legal?

O artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) rege que: “é crime coagir, ameaçar, constranger e fazer afirmações falsas para intimidar o cliente em débito, ou ainda perturbá-lo em seu local de trabalho, descanso ou lazer em caso de cobrança de dívida”.

Portanto, tendo em vista o direito do consumidor, é importante estabelecer uma abordagem adequada. Isso significa que, se a empresa perturbar o cliente no trabalho ou em casa — ou informar terceiros sobre a sua situação de inadimplência — o caso pode se tornar jurídico.

Assim, a empresa pode cobrar a dívida, no entanto, essa cobrança deve ser feita em horário comercial e o assunto só pode ser tratado diretamente com o inadimplente.

É importante ficar atento ao fato de que o envio de SMS só pode ser feito com a autorização prévia do cliente, ou seja, é preciso seguir as regras do Opt Out, garantindo que o cliente possa parar de receber as mensagens quando desejar.

Exemplos de SMS de cobrança

A mensagem precisa ser rápida e direta, mas não pode constranger o cliente, como já mencionamos. Para ajudar você nessa questão, separamos algumas formas para fazer uma cobrança via SMS de forma eficiente e respeitando os direitos do consumidor:

Loja de departamentos

ROBERTA, seus débitos em aberto podem ser negociadas em uma de nossas lojas. Faça-nos uma vista e confira as condições especiais para sua regularização.

Operadora de telefonia

CARLA, até o momento não identificamos o pagamento da fatura com vencimento em 5/3. P/ regularizar entre em contato pelo telefone (11) 3333-3333.

Banco

Bom dia, MARIA. Lembre-se que a sua fatura já está disponível para pagamento. Pague também pela Internet com o código: 1234567891011121314151.

Quais as vantagens da cobrança via SMS?

A cobrança via SMS oferece uma série de vantagens:

  • Custo cerca de 96% mais barato do que mandar uma cobrança via carta ou gastar com ligações;
  • Entrega diretamente para o cliente, e a empresa ainda tem a certeza de que o inadimplente vai receber a notificação;
  • Comunicação menos invasiva, já que evita constrangimentos na hora da abordagem;
  • Taxa de retorno de 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas;
  • Facilidade na hora de receber, pois é possível copiar o código de barras da fatura e colar em um aplicativo de internet banking do celular para efetuar o pagamento. O envio de links para o acesso à fatura completa também possível;
  • Com uma abordagem menos formal, o SMS é mais bem recebido pelos clientes.

Vantagens SMS x Outros canais

  • Entrega certeira;
  • Maior taxa de leitura;
  • Alto índice de retorno.

Não é só SMS, é a uma solução completa de cobrança

Como vimos ao longo deste post, o SMS de cobrança é uma forma muito mais prática e barata na hora de abordar o cliente inadimplente. A Comtele conta com uma ferramenta de cobrança via SMS que auxilia seu negócio na recuperação de crédito junto aos devedores.

sistema de SMS Comtele traz ainda diversas funcionalidades, que vão desde a possibilidade de incluir o nome do seu cliente, data de vencimento, código de barras e valor em aberto, entre outros recursos.

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