Para você que vai participar da Black Friday, fique atento a um evento que vem ganhando cada vez mais espaço, a Cyber Monday.
A data que ocorre na primeira segunda-feira que procede a Black Friday, é um dia ficou bastante associado a lojas de eletrônicos, mas com o tempo foi ganhando espaço para o mercado em geral.
Essa é uma oportunidade para você terminar a liquidação de produtos iniciados pela Black Friday que não saíram como esperado.
Quer saber como aproveitar essa data da melhor forma? Confira as dicas para atrair mais clientes na semana mais esperada do comércio digital.
O que é Cyber Monday
Cyber Monday é uma data do calendário comercial norte-americano. A Black Friday acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, em seguida, na primeira segunda-feira, chega a Cyber Monday.
Assim, em 2021, como a Black Friday ocorre no dia 26 de novembro, a Cyber Monday será no dia 29 do mesmo mês.
Possui um e-commerce? Então precisa se preparar para atender seus clientes na Cyber Monday.
Cyber Monday tradução
A Cyber Monday (Segunda-Feira Cibernética) é uma expressão que surgiu em 2005 e foi usada em um comunicado à imprensa americana em referência à segunda-feira depois do Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças).
O objetivo da data é prolongar as promoções da Black Friday, propondo uma liquidação dos produtos já preparados e que acabaram não saindo.
Segunda-feira Cibernética?
O apelo tecnológico do nome vem de uma adesão maior do comércio digital e lojas do segmento eletrônico.
No entanto, desde o seu surgimento, a adesão de outros segmentos vem ganhando um espaço maior e, atualmente, a Cyber Monday já movimenta um faturamento bastante relevante.
Por isso, independente do seu segmento, não deve deixar de participar.
Cyber Monday Brasil
No Brasil, em 2015, a Cyber Monday movimentou cerca de 196 milhões de reais.
Essa data vem crescendo cada vez mais e, em 2020, as vendas geraram um faturamento superior a 700 milhões, um crescimento de 41% em relação à edição anterior.
Cyber monday 2021
Assim como há uma grande expectativa de aumento de cerca de 21% a mais do que em 2020 durante a Black Friday, a Cyber Monday acompanha esse crescimento.
Além disso, por ganhar cada vez mais visibilidade, é bem possível que a data supere as expectativas de crescimento.
Você não vai ficar fora dessa, né?
Cyber Monday e-commerce
A Cyber Monday é uma data incrível para conquistar ainda mais clientes e aumentar as suas vendas.
Além de aproveitar mais uma fonte de lucro, queimar estoques e coletar dados úteis para outras liquidações, você aproveita os consumidores que já estão preparados e engajados nas compras que começaram na Black Friday.
Bora colocar a mão na massa então? Confira algumas dicas para fazer da sua Cyber Monday um sucesso.
1. Planejamento.
Tudo começa com uma boa estratégia. Primeiro, faça um estudo de mercado, entenda sua concorrência e saiba o que você pode oferecer para se destacar.
Prepare o seu estoque e planeje quais ações você vai fazer, sempre tendo em vista os produtos que pretende disponibilizar.
Não tenha receio de fazer descontos agressivos, seus clientes que estiveram com você na Black Friday e Cyber Monday serão fisgados pela recorrência de compra, garantindo lucro a médio/longo prazo.
2. Prepare seu e-commerce
É possível que você receba mais visitas que o normal. Então prepare-se para que a sua plataforma de vendas não caia e você acabe perdendo clientes por isso.
Portanto, é essencial otimizar o seu site para dispositivos móveis também. Em sua maioria, esse é o acesso inicial e, por muitas vezes, é por através desses aparelhos que seus clientes acessam e já efetuam a compra.
3. Invista na divulgação de suas promoções
Agite seu público!
Dê uma palinha sobre os descontos e as porcentagens, sem precisar mencionar os produtos, faça com que as pessoas se interessem em entrar na sua página mesmo antes do dia.
É importante, também, fazer uma ampla divulgação, realize anúncios pagos tanto nas redes sociais como em disponíveis móveis como o SMS para garantir que vá atingir um grande público.
4. Use a Black Friday como inspiração
Colete os dados das vendas da Black Friday e direcione uma comunicação para eles continuarem com você na Cyber Monday também.
Coloque em promoção os produtos que sobraram e, caso algum produto não possa ser mantido em estoque por muito tempo, ofereça grandes descontos para liquidar o estoque.
Qual melhor investimento: Cyber Monday ou Black Friday?
Muitas pessoas se perguntam se é melhor direcionar mais esforços na Black Friday ou Cyber Monday, já que os dois eventos são bem próximos.
No entanto, é importante entender que são eventos colaborativos. Claramente, a Black Friday possui uma maior visibilidade dentro do mercado, por isso é mais interessante concentrar um maior investimento.
Mesmo assim, é essencial que haja um equilíbrio para que a Cyber Monday não passe batida.
O SMS é o canal de comunicação com o melhor custo x benefício do mercado. Com um baixo investimento, é possível atingir um grande número de pessoas e aproveitar muito bem as duas datas.
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