A infância é uma fase muito divertida de vida. Brincar, jogar, rir são nossas principais preocupações durante esse período.
Por isso, para conseguir atrair a atenção dos pequenos, é preciso muita criatividade.
O Dia das Crianças é uma data comemorativa muito importante para o comércio e para aproveitar da melhor maneira, é preciso um planejamento diferente do que das outras datas comemorativas.
Quer saber as melhores maneiras de aumentar suas vendas no Dia das Crianças? Fique com a gente!
Como surgiu o Dia das Crianças
O dia das crianças varia de data ao redor do mundo. O mais próximo de uma data internacional é 20 de novembro, instituída em 1959, pela Organização das Nações Unidas, conhecida como Dia Universal das Crianças.
Já no Brasil, o dia 12 de outubro possui uma popularidade muito maior. A data foi estabelecida após um projeto de lei do deputado federal Galdino do Valle Filho, porém só ganhou popularidade depois de ações de marketing voltadas às crianças, realizadas cerca de 30 anos depois.
Que dia é o Dia das Crianças
Comemorado no dia 12 de outubro, essa é uma das principais datas do segundo semestre do ano.
Segundo o estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a previsão é de que a data movimente cerca de 10 bilhões de reais.
Mês do Dia das Crianças
Sabemos a importância de um bom planejamento em qualquer data comemorativa, no entanto, o mês das crianças deve ser especial.
Essa data possui um apelo emocional muito forte. Não se esqueça que sua campanha deve visar dois públicos bastante diferentes.
A sua campanha deve ser atrativa o suficiente para as crianças e também deve convencer os pais que é um produto que vale a pena levar.
Como anda o seu planejamento? Quer umas dicas de como realizar uma comunicação certeira e vender ainda mais?
Continue com a gente.
O que vender no Dia das Crianças
No Dia das Crianças, alguns produtos possuem um destaque maior como:
- jogos;
- brinquedos;
- roupas infantis;
- acessórios (bonés, tiaras, toucas);
- doces.
No entanto, se o seu segmento é distante desses produtos, ainda dá para participar da data. Os acessórios e doces, por exemplo, são uma ótima alternativa que podem ser oferecidos como um brinde.
É muito possível que, nesses casos, a adesão seja menor, mas é uma possibilidade interessante de atrair mais consumidores.
Campanha Dia das Crianças
Por mais criativas e atrativas que as campanhas devem ser, temos que tomar cuidado com as sugestões que fazemos com o público infantil.
Por isso, é preciso ser extremamente cuidadoso para não sugerir valores que possam ser subentendidos como negativos para crianças que não adquirirem o seu produto, podendo, inclusive, acarretar em problemas judiciais para sua empresa.
O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR) definiu restrições para a realização de publicidades direcionadas ao público infantil.
Dentre as mais importantes, declara-se proibido estimular preconceitos, desrespeito à família ou à escola, menosprezar o meio ambiente entre outras atitudes eticamente incorretas.
Fique atento à legislação.
Dia das crianças social media
Entre no clima! Prepare suas redes sociais e sua landing page para o Dia das Crianças.
Destaque os produtos que serão destinados às crianças, as promoções que você fará para aumentar as vendas e decore sua loja e redes sociais com uma temática bem colorida e atrativa.
Outra forma interessante de atrair mais clientes, no caso de lojas físicas, é oferecer balões e algodão doce na entrada de sua loja.
Não se esqueça de divulgar tudo através de suas redes sociais, a divulgação é importantíssima para garantir mais vendas.
Filme, faça stories e poste TUDO!
Promoção Dia das Crianças
Geralmente os consumidores compram mais de um presente de Dia das Crianças, para o filho, afilhado, sobrinho, entre outras possibilidades.
Não perca essa oportunidade! Procure maneiras de convencê-los a comprar todos os presentes de você.
Faça promoções que combinem produtos, desde “ganhe desconto na segunda compra” a produtos direcionados para diferentes faixas etárias.
Já dentro da sua loja, a chance do cliente consumir seu produto é ainda mais fácil. Além disso, no caso do e-commerce, pagar somente 1 frete pode ser um diferencial interessante.
Sorteio Dia das Crianças
Os sorteios são super atrativos e o melhor é que esse público mais jovem pode participar também.
Lojas gamers, de tecnologia, de brinquedos e até lojas de roupas podem sortear algum produto ou vale compras. Além de aumentar a visibilidade da sua campanha, essa é uma ótima alternativa para crescer nas suas redes sociais.
SMS Marketing
O SMS tem um potencial de alcance e efetividade surpreendente. Cerca de 95% das mensagens enviadas via SMS são lidas, fazendo dele a ferramenta com o melhor custo x benefício para campanhas como essa.
O cuidado que você deve tomar aqui, é na sua comunicação. Procure ser informal e o mais objetivo e criativo possível.
Pense em frases que remetam a diversão e coisas boas que a infância sugere.
Tenha em mente que, durante essa comunicação, você estará falando com os pais, então envie mensagens de acordo com esse público.
Dia das Crianças endomarketing
Apesar do Dia das Crianças ser usualmente comemorado dentro do ambiente familiar, é comum que essa data também seja lembrada no ambiente corporativo.
Com ela, é possível resgatar a vivacidade e diversão do seu ambiente de trabalho e ainda pode promover eventos como “leve seu filho (ou sobrinho/enteado) para o trabalho”.
Esse tipo de evento visa valorizar a vida do colaborador mesmo fora do seu aspecto profissional, tornando-os pessoas mais engajadas e dedicadas ao futuro empresa.
Mensagem Dia das Crianças
Hora de começar a elaborar sua comunicação!
Confira algumas mensagens que podem te ajudar a atrair muitos clientes para o Dia das Crianças e aumentar suas vendas.
Conclusão: Feliz dias das crianças
Para uma boa efetividade na sua campanha, é fundamental usar uma estratégia de marketing adequada para o público-alvo.
Por isso, não se esqueça de realizar um bom planejamento prévio, programe seus posts com antecedência, decore sua landing page com a temática adequada e bora colocar um sorriso nos rostos das crianças e nos pais delas também!