O que esperar do Marketing Digital

A visibilidade é um aspecto do marketing que não vai mudar, independentemente do ano em que estamos e do momento econômico.

A visibilidade é um aspecto do marketing que não vai mudar, independentemente do ano em que estamos e do momento econômico. O marketing antes e depois de um transformação digital gira em torno de como os clientes vêem sua empresa. Enquanto algumas empresas já possuem raízes sólidas no meio do marketing digital, outras ainda engatinham, e algumas parecem desconhecer sua real importância e, na verdade, não compreendem completamente o que é marketing digital.
O foco é crucial – e isso pode ser um desafio. Quanto maior o negócio, mais diversificada será a base de clientes. Enquanto os dados tornam mais fácil segmentar os consumidores, é um compromisso enorme para discernir informações valiosas a partir do volume de dados disponíveis.
Para saber realmente o que é marketing digital, é preciso ter uma percepção clara do cenário digital atual, a importância do marketing digital nesse contexto de inovações constantes e, por fim, o que esperar dele ao aplicar em sua empresa. Mas você sabe o que é Marketing Digital e como que ele pode ajudar sua empresa? Vamos ajudá-lo a compreender o tema neste artigo, vamos lá!

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O Marketing e a era digital: Celulares, computadores, impressoras e a internet

O Marketing tem sido um dos assuntos mais debatidos por empresas nos últimos anos. Porém, diferente do que muitos pensam, ele não é algo tão atual assim, pois a evolução do Marketing começou há mais de 500 anos. No ano de 1450, Gutenberg inventou a primeira prensa tipográfica que permitia produzir textos em massa e levá-los a milhares de pessoas, o que era algo incrível numa época em que todos os livros tinham de ser escritos à mão. Por conta disso, muitas pessoas não tinham acesso à

informação e, graças à invenção de Gutenberg, um número cada vez maior de pessoas passou a ter contato com a língua escrita. Anos depois, essa invenção impulsionou o aparecimento dos primeiros anúncios impressos.
Depois da invenção da televisão, foi preciso esperar mais algumas décadas por uma nova revolução. Finalmente, em 3 de Abril de 1973, foi feita a primeira chamada por celular. Então, em 1981, a IBM apresenta o computador pessoal e, em 1984, a Apple lança seu icônico Macintosh.
E, na década de 1990, ocorreu o boom da internet — não apenas para fins militares e industriais, como era no começo, mas pelas pessoas comuns também. Quatro grandes marcos em um período de 10 anos, que mudariam completamente o futuro do Marketing! Com o computador pessoal, vieram as impressoras pessoais.
Isso permitiu que a publicidade impressa fosse feita com muito mais facilidade e, novamente, elevou a importância dos anúncios em jornais. Os resultados foram visíveis. Em 1972, a revista Life tinha sido cancelada (após 36 anos de publicação) devido à competição da TV.

Então, em 1985, essa mídia renasceu, atingindo receita de US$25 bilhões. Outra consequência do computador pessoal foi tornar possível o acesso à internet e e-mail. Em 1994 foi enviada a primeira mensagem automatizada em larga escala – o primeiro spam, que atingiu milhares de usuários. Essa foi uma demonstração do poder de alcance do e-mail marketing, para o bem ou para o mal. Como resultado, hoje, ele faz parte de qualquer estratégia de Marketing bem-sucedida. E, dos anos 1990 para cá, as inovações não pararam de surgir e foram sempre incorporadas ao Marketing.

Fases do Marketing ao longo do tempo: Marketing 1.0, 2.0 e 3.0

 

Agora que conhecemos a história das ferramentas do Marketing, podemos entender melhor como a estratégia mudou através do tempo.
Em algum momento você já se perguntou se o Marketing que conhecemos sempre foi o mesmo? Será que as definições, teorias e técnicas não se atualizam conforme as evoluções do consumidor e da tecnologia? Segundo Kotler, os clientes estão mais conscientes, ativos e mais poderosos do que nunca! Ao longo dos anos, pudemos observar a evolução do comportamento do consumidor e como as empresas tem se adaptado as diferentes demanda do mercado.

O Marketing acompanha as tendências e mudanças do mundo, fazendo com que as empresas busquem novas estratégias em busca de soluções para adequar a linguagem correta para cada fase. Conheça a evolução que foi divida em 3 fases por meio do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0.
Marketing 1.0 foi o foco no produto-> O Data de meados do século 20, época em que a estratégia era voltada ao produto, para vendê-lo em massa. Por isso, a comunicação era direta e clara, sem rodeios. Uma frase clássica de Henry Ford ilustra bem essa primeira fase do Marketing: “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto“.
Marketing 2.0 foi foco no cliente-> Nessa evolução do Marketing, as empresas começam a se preocupar mais com os consumidores, que através da “era da informação”, possuem a internet para auxiliar nas suas escolhas e diversas opções de produtos disponíveis. Nessa fase, foi ensinado que os consumidores sempre têm razão, ficou conhecida como a “Era do consumidor”.
Os anos 90 foram marcados pelo aumento da concorrência, o que fez com que o cliente passasse a ter mais opções e ser um pouco mais exigente. Nesse cenário, surgiu o Marketing 2.0, voltado para o cliente.
Seguindo o exemplo dos carros, dessa vez, os consumidores não precisavam se restringir a escolher um carro preto, mas também azul, verde, amarelo, etc. Além de poder escolher algum modelo que atendesse aos seus critérios de mobilidade e conforto. O propósito do Marketing 2.0 é fazer o cliente se sentir bem.
Marketing 3.0 foi a evolução do Marketing na era da sustentabilidade-> A partir dos anos 2000, a internet chega a um número cada vez maior de lares e as pessoas passam a ficar mais curiosas e atentas aos produtos que compram. Além de poder se relacionar melhor com as marcas que os produzem, pelas redes sociais. Assim, surge o Marketing 3.0 cujo foco é o ser humano. Nessa fase atual, as empresas têm uma nova missão, além de atender a necessidade do consumidor: conquistar o seu coração.
Finalmente, nessa era a empresa reconhece que o consumidor não é um simples comprador. Eles se preocupam com a sustentabilidade e problemas ambientais enfrentados pelo planeta e por esse motivo, esperam alguma ação da empresa em relação a isso. O consumismo já não é o fator principal e as empresas passam a tratar o consumidor como pessoas que buscam sensações e experiências incríveis.
Sendo assim, as organizações precisam conhecer muito bem seu cliente e escutá-los de maneira atenciosa para que assim possam reconhecer suas verdadeiras necessidades. É nessa era que o mundo eletrônico veio e trouxe a necessidade de inovar, ficou conhecida como a “Era dos valores”.
Por isso, os profissionais de Marketing hoje precisam saber como chamar a atenção dos consumidores no momento certo, fazer a marca causar um impacto positivo para que, no fim das contas, eles comprem cientes de que fizeram um bom negócio, ao escolher uma empresa que mais lhe entrega valor.

Por que o marketing digital hoje é tão importante?

Poderíamos responder essa pergunta, de forma resumida, como: “Porque o marketing digital possibilita que a empresa atinja seu público onde ele passa a maior parte do tempo, na internet, no momento e canal mais propício”.
O Marketing digital é, sem dúvida, um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu negócio. Ao contrário das formas tradicionais de marketing, o marketing digital abrange estratégias para envolver os consumidores e conduzir sua marca sobre vários canais digitais, que vão desde e-mail a mídias sociais.
Porém, existem diversas formas de marketing digital. E se quisermos realmente definir com isenção e seriedade o que é marketing digital, poderíamos começar dizendo tem como principal objetivo, desenvolver e executar estratégias para gerar oportunidades para a empresa, independentemente do seu ramo de atuação.

Algumas Ferramentas Marketing Digital

 

Se a sua empresa já investe em marketing digital, o Mobile Marketing pode funcionar como uma ferramenta de complemento às estratégias utilizadas, tendo a finalidade de reforçar e fortalecer a comunicação digital emitida pela sua organização. Para que se consiga se beneficiar com o mobile marketing faz-se indispensável que haja um bom planejamento de marketing digital funcionando por trás da sua campanha de comunicação.
A comunicação com seu público pode ser ainda mais rápida se sua empresa investir em uma estratégia de mobile marketing. Lembre-se que as pessoas ficam ao lado de seus aparelhos celulares quase o dia inteiro, checando atualizações e notificações várias vezes ao dia. Esta característica pode aumentar ainda mais a eficiência de suas mensagens, facilitando a interação com seus clientes e, com isso, a conquista de resultados.

Através de um simples envio de SMS ou E-mail Marketing você pode informar seus clientes de promoções e descontos exclusivos quase que em tempo real, sendo mais barato e eficiente que o envio de mala direta, por exemplo.

SMS Marketing-> O serviço Torpedo Online esta disponível tanto em celulares quanto via internet, podendo ser enviado de qualquer lugar do mundo, independente da operadora do celular, do local onde a pessoa se encontra, é um dos meios de comunicação mais utilizados hoje em dia, além das redes sociais. Web Torpedo facilita muito a vida de várias pessoas, pois é um meio de comunicação mais barato e eficiente do que fazer ligações. É utilizado também como sinônimo para qualquer tipo de mensagem pequena, inclusive em emails. Mandar SMS é muito utilizado para o envio de mensagens celular de texto curtos, através de telefones celulares. É um serviço rápido e eficiente. No processo de envio o usuário digita a mensagem no local determinado do celular, insere o número da pessoa que irá receber a mensagem e clica em enviar. A grande vantagem de mandar torpedo Comtele, é que própria empresa que contrata o serviço, administra seu sistema, criando suas campanhas, e escolhendo as mais diversas formas de envio: agendamento, personalização da mensagem, envio imediato, pesquisa interativa, entre outros.
E-Mail Marketing-> Através da ferramenta de envio de Email Marketing Comtele você terá um excelente alcance pois um email é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na Internet e as pessoas já têm a ferramenta totalmente incorporada às suas vidas. Não são poucas as pessoas que vão além e são até compulsivas com seu uso, passando o tempo todo com a caixa de email aberta e conferindo cada nova mensagem que chega. Isso é extremamente comum, principalmente em ambiente corporativo. Somado a isso, o fato de quase todo mundo ter um smartphone faz o email ganhar ainda mais força. Além disso, os emails são uma forma de contato mais direta e personalizada. Enviar emails segmentados para públicos segmentados é uma forma de direcionar mensagens relevantes para aqueles que de fato desejam receber algum tipo de comunicação de sua empresa. Ao fazer isso, sua empresa se estabelece como fonte de conteúdo relevante, aumentando a autoridade e credibilidade do seu cliente junto a campanha enviada.
Como você pode ler neste artigo, criar uma estratégia de marketing digital não é tarefa fácil, mas os benefícios que uma estratégia como esta podem gerar para sua empresa são muito grandes para serem ignorados.
Em todo o processo de comunicação digital a Comtele oferece a sua empresa ferramentas com melhor custo x beneficio do mercado que geram personalização, retorno e efetividade a sua comunicação.

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