O que é marketing

Overview sobre a mercadologia, objetivos e resultados

Em inglês, market significa mercado e Marketing pode ser traduzido como mercadologia, um estudo das causas, objetivos e resultados que são gerados através das diferentes formas como nós lidamos com o mercado.

Quer ouvir este conteúdo? Experimente ouvir pelo player abaixo.


Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Philip Kotler – Marketing Management

VEJA COMO É RÁPIDO E
EFICIENTE

TESTE AGORA

EM UM CLIQUE

Os 4Ps do Marketing de Phillip Kotler são:

Produto: é o artigo ou serviço oferecido aos clientes. Aqui entram os conceitos de qualidade, benefícios e satisfação do consumidor.

Preço: diz respeito ao valor monetário para aquisição do bem de consumo. Aqui se avalia o custo de produção, a margem de lucro, descontos, entre outros conceitos.

Praça: é o local que o negócio está inserido, sua forma de distribuição e sua disponibilidade. Nessa parte, se trabalham os horários e dias de funcionamento, a facilidade do cliente em encontrar o bem de consumo e as formas de entrega.

Promoção: é a comunicação — é aqui que entra a publicidade. A Promoção cuida de toda a forma de informar, convencer e fazer o artigo de venda se lembrado.

Existem diferentes tipos de marketings que são:

Marketing Direto: Usa a publicidade como forma de se comunicar com uma grande porção de públicos através dos diversos meios de comunicação. Assim, a empresa passa todas as informações relevantes para adquirir seu bem de consumo.

Marketing Indireto: É uma forma mais sutil de se comunicar. Muitas vezes usa o merchandising para impactar os consumidores de forma discreta, mas igualmente poderosa.

Marketing Digital: O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. E não é à toa que os orçamentos estão indo cada vez mais para esse “novo” marketing. Ele possui várias vantagens em relação ao marketing tradicional, e permite um maior retorno sobre investimento. Nesta área, a Comtele possui ferramentas que te ajudam a impulsionar o seu negócio com melhor custo benefício. Possuímos SMS Marketing, SMS Interativo e E-mail Marketing.

SMS Marketing e Interativo: A Comtele possui Data Center próprio de alta tecnologia, que garante a disponibilidade de seus serviços superior a 99%. Os serviços desenvolvidos pela Comtele são arquitetados para serem integrados a todo tipo de plataforma, não havendo limitações ao seu funcionamento. Possui um setor de suporte capacitado de prontidão, que fornece auxílio ao seus clientes a eventuais dúvidas quanto a funcionamento e configuração.

E-Mail Marketing: Possuímos um moderno sistema de envio de email mkt em massa, no qual você acessará uma interface via web com User e Senha e através desta interface você terá disponível várias ferramentas como: montar sua campanha personalizadamente, verificar no relatório quantos clientes abriram o seu email e ter possibilidade de reenvio da campanha apenas para quem não abriu o seu email, dentre algumas funcionalidades disponíveis.

Temos ótimos exemplos de empresas que se tornaram referência em suas áreas, como a Endeavor no campo do empreendedorismo e a Apple em tecnologia. Esse reconhecimento, aliado a ações estrategicamente planejadas de divulgação, trazem aumento de receita e lucratividade. É um ciclo!

Além disso, uma empresa que possui uma estratégia sólida de marketing consegue lidar de maneira bastante efetiva com crises, sejam elas de cunho econômico-global ou de imagem, e sobreviver a todas elas com poucas baixas. Isso ocorre porque a marca é forte, a base de consumidores é sólida e fiel e os investimentos estão bem equilibrados com os ganhos. Com marketing bem feito, não há crise que derrube seu negócio!

Obejtivos:

1. Vender mais;

2. Fidelizar clientes;

3. Aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços;

4. Gerenciar uma marca;

5. Construir boas relações com consumidores e parceiros;

6. Educar o mercado;

7. Engajar colaboradores;

Também são atribuições da área:

• Desenvolver planos de marketing;

• Identificar oportunidades de crescimento da área;

• Desenvolver a melhorar comunicação de forma a fortalecer a marca;

• Desenvolver as melhores ofertas para o mercado consumidor;

• Comunicar o valor que deve ser entregue pelo produto/serviço;

• Mensurar o que está sendo feito;

O Marketing é uma área com infinitas possibilidades para todos os tipos de empresas e com diferentes poderes de investimentos.

Os resultados são milhares, mas existe sempre uma ou mais formas efetivas de se implementar os conceitos do marketing em qualquer empresa ou instituição.

SOLICITE UM TESTE GRÁTIS
DE NOSSO SISTEMA

"