O Dia das Mães está chegando e esta data é considerada muito importante comercialmente, pois é a segunda data de maior vendas no comércio, perdendo apenas para o Natal. Uma oportunidade dessas não pode ser disperdiçada, visto que é uma ótima oportunidade para empresas de todos os tamanhos e segmentos aumentarem suas vendas.
Segundo dados da consultoria Ebit, em 2017 a comemoração movimentou 1,9 bilhão só no comércio eletrônico, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Em 2017, o produto mais popular foi o smartphone.
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) prevê que as vendas do varejo devem crescer entre 3% e 5% na cidade de São Paulo principal mercado do País no período que antecede o Dia das Mães, em relação a igual período 2017. Já no ano passado foi registrado aumento de 1,3% frente a 2016. “O destaque de 2018 deverá ser o televisor.
A indústria brasileira produziu 41,1% a mais de itens da chamada linha marrom (formada principalmente por TVs) em fevereiro, em relação a igual mês do ano passado. E o comércio vai usar o mote da Copa do Mundo para vender mais, aproveitando esta que é a segunda melhor data comemorativa para o varejo (só perde para o Natal)”, avalia Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Neste ano, a data será comemorada em 13 de maio, então perguntamos: sua empresa está preparada para aproveitar ao máximo as oportunidades do Dia das Mães? Para ajudar a garantir que essa data renda seja realmente bem aproveitada, neste artigo vamos dar algumas dicas de como sua empresa pode aproveitar e turbinar as vendas, sem se descuidar do atendimento, vamos lá.
Tudo começa com o planejamento
A primeira coisa que você deve fazer antes de começar a se preparar para o Dia das Mães é observar o andamento da sua empresa atualmente. O dia das mães é comemorado todo ano no segundo domingo de maio sendo assim com um calendário em mãos fica fácil saber quando será a data e assim o comerciante pode realizar um planejamento para determinar quais são os produtos que não podem faltar para essa data.
Planejamento para esta data é um processo que permite definir o caminho a ser seguido, visando atingir um ou mais objetivos,dentro de um contexto previamente analisado. Isso se faz observando cada passo necessário para chegar na meta que a empresa almeja, e o que é preciso fazer para realiza-los. Todo o planejamento estratégico visa resultados futuros que dependem do engajamento de todos. E, para começar este projeto, é preciso que sua empresa se envolva de verdade e conheça as razões que justificam o investimento de tempo e recursos no processo de construção e execução do planejamento estratégico.
O ticket médio do consumidor de e-commerce atingiu R$ 402 na data, praticamente o dobro do consumo usual. Isso pode ser explicado pelo aumento na demanda de determinadas categorias de produtos com preços habitualmente mais altos na época que antecede o Dia das Mães, como os eletrodomésticos e os celulares.
Muitos e-commerces criam campanhas e realizam ações voltadas para as mães erroneamente. Se a sua intenção é vender mais no Dia das Mães, é preciso direcionar a comunicação aos filhos, maridos, genros, noras e netos que irão presenteá-las, e não direto a elas.
Uma pesquisa do Daily Mail revelou que os homens costumam gastar mais no Dia das Mães do que com suas namoradas no Dia dos Namorados. Uma vez que a data é envolvida pelo afeto, procure dar esse direcionamento às suas campanhas de divulgação e não se esqueça de contextualizar a comunicação ao posicionamento da loja virtual.
Prepare seu negócio e cuide das redes sociais
Datas comemorativas costumam gerar um aumento considerável nos acessos, por isso, ter uma plataforma que suporte esse pico é fundamental para entregar o que cliente busca. De nada adianta fazer um planejamento perfeito, preparar o estoque e no momento em que o cliente manifesta interesse pelo seu produto, se deparar com seu site fora do ar.
Por isso a maioria das empresas gastam uma boa parcela do seu tempo de planejamento pensando em como atrair ainda mais usuários através das datas comemorativas e o resultado é sempre certo. São nesses dias que as pessoas estão mais propensas a realizar uma ação (curtir, comentar, compartilhar ou até mesmo comprar), uma vez que elas já esperam por esse momento e sabem que haverá diversos conteúdos e promoção específicos para elas. As redes sociais são excelentes canais de relacionamento. Por esse motivo, aproveitar essa data para se aproximar ainda mais do cliente é uma boa estratégia para alavancar suas vendas. Esse tipo de mídia também é interessante para quem não deseja gastar muito. O investimento é assertivo e tem bons resultados quando o objetivo é construir um relacionamento e envolver o cliente com sua marca.
Não é novidade dizer que as redes sociais promoveram grandes mudanças no relacionamento cliente x empresa. A oportunidade de falar diretamente com quem consome o produto ou serviço e, entre outras coisas, a de dar ao público um retorno imediato tornou tais canais indispensáveis para quem tem como grande meta crescer no mercado e firmar-se nele. O fato é que nunca a comunicação das empresas com seus clientes foi tão intensa quanto agora. As redes sociais, que são poderosas ferramentas de marketing de relacionamento, tornaram-se um meio propício para que marcas apresentem suas propostas, exaltem suas vantagens, explorem todo seu potencial criativo para conquistar o cliente mais exigente e, sobretudo, testem a capacidade que têm de lidar com reclamações.
As redes sociais ajudam na propagação de uma mensagem, imagem, enfim, do conteúdo apresentado por uma marca em seu canal oficial. À medida que se interessam por alguma publicação de uma marca, as pessoas naturalmente divulgam aos seus amigos, o que faz delas multiplicadoras espontâneas. Fazer isso pelas redes sociais torna tudo muito mais fácil. Quem acompanha a sua marca nas redes sociais é muito mais do que um consumidor. É alguém que se identifica com ela e é muito interessado no que ela tem a dizer. A consequência disso é a disseminação do seu conteúdo na rede. Então aproveite tudo isto e monte seus promocionais e user e abuse da divulgação por meio dos vários canais que esta rede oferece.
E quando se tem uma loja fisica, o cuidado esta em preparar para que tudo saia como o desejado, é preciso fazer com que ela seja vista. Além do investimento em redes sociais – estas auxiliam no relacionamento com o cliente – procure outras formas de chamar a atenção do consumidor. O envio de sms marketing tem se mostrado uma boa opção para reconquistar quem comprou na sua loja apenas uma vez, assim como atrair os que têm interesse no seu produto, mas nunca efetuaram uma compra. Nesse tipo de abordagem é imprescindível um planejamento com estratégias bem definidas, não basta simplesmente disparar os sms sem objetivos claros.
Analisando todo este cenário a Comtele entra em cena com ferramentas que conseguem inserir sua empresa no mercado digital adaptando as novas transformações. E é sobre como utilizar estas ferramentas que vamos abordar agora.
SMS Marketing
O serviço Torpedo Online esta disponível tanto em celulares quanto via internet, podendo ser enviado de qualquer lugar do mundo, independente da operadora do celular, do local onde a pessoa se encontra, é um dos meios de comunicação mais utilizados hoje em dia, além das redes sociais. Web Torpedo facilita muito a vida de várias pessoas, pois é um meio de comunicação mais barato e eficiente do que fazer ligações. É utilizado também como sinônimo para qualquer tipo de mensagem pequena, inclusive em emails. Mandar SMS é muito utilizado para o envio de mensagens celular de texto curtos, através de telefones celulares. É um serviço rápido e eficiente. No processo de envio o usuário digita a mensagem no local determinado do celular, insere o número da pessoa que irá receber a mensagem e clica em enviar.
A grande vantagem de mandar torpedo Comtele, é que própria empresa que contrata o serviço, administra seu sistema, criando suas campanhas, e escolhendo as mais diversas formas de envio: agendamento, personalização da mensagem, envio imediato, pesquisa interativa, entre outros.
Atenção ao atendimento que mantém fidelização
É essencial que as empresas saibam que o cliente é o principal gerador de lucro na empresa, pois o mesmo é o foco da organização, então é necessário que fiquem satisfeitos através dos produtos e serviços prestados, desde a abordagem até o pós-venda.
Nenhuma empresa se mantém sem clientes. Eles são a base de sustentação dos negócios. E para concretizar suas metas de venda e fidelizar seu público, é importante adotar técnicas de atendimento para deixar os consumidores encantados, e não apenas satisfeitos, especialmente em datas que geram maior fluxo de vendas e por consequência, de atendimento.
Sua empresa deve tenha em mente que ninguém compra um produto ou serviço para ter problemas. É por isso que o cliente sempre deve ser tratado com simpatia, nunca com antipatia. O bom atendimento deve considerar o perfil e a necessidade do seu cliente, ser cordial e atencioso e estabelecer uma interação real – quando possível, face a face.
A fidelização de clientes é peça chave para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar por muito tempo no mercado e neste quesito os colaboradores envolvidos neste processo não podem ficar de fora, pois o atendimento e o relacionamento com o cliente, mais do que nunca, são a porta de entrada em uma empresa.
Em todo o processo de vendas, atendimento, relacionamento e fidelização junto ao seu cliente, a Comtele oferece a sua empresa ferramentas com melhor custo x beneficio do mercado que geram personalização, retorno e efetividade a sua comunicação.