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SMS para Datas comemorativas: saiba como aumentar seu ticket médio

  • Post category:Marketing
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  • Post last modified:15/06/2020

Você já sabe que as datas comemorativas são muito aguardadas pelos lojistas, pois elas movimentam o comércio, sendo ele online ou físico. A cultura de datas comemorativas aqui no Brasil é algo muito forte.

Mais do que a troca de presentinhos, algumas datas se transformaram em verdadeiros impulsionadores do comércio e modificaram o comportamento do consumidor, visto que, brasileiros adoram comemorar as principais datas do calendário, aproveitar os feriados e claro, presentear os homenageados da vez.

Tal oportunidade necessita ser aproveitada, especialmente após um ano desafiador para economia brasileira. O setor de serviços, por exemplo, fechou o ano de 2016 com uma queda de 5%, a maior desde 2012 segundo o IBGE. O setor de turismo e eventos iniciou o ano passado com queda de 1,6% mas conseguiu reverter a situação e cresceu até o final do ano de 2016.

O crescimento do e-commerce é exponencial nos últimos anos, e um dos fatores para esse sucesso de vendas são as datas comemorativas. Ele faturou R$1,9 bilhão na Black Friday 2016, alta de 17% na comparação com 2015. O número de pedidos cresceu 5%, para 2,23 milhões, enquanto o tíquete médio foi de R$653, 13% maior do que no ano passado.

A alta no ticket médio deve-se principalmente a maior participação de itens de maior valor agregado, porém potencializou uma mudança de comportamento do consumidor. A crise econômica acabou ajudando a atrair novos consumidores que antes compravam produtos de maior valor agregado somente no varejo físico. Outras datas com números expressivos são as tradicionais como Natal (R$ 5,9 bilhões), Dia das mães (R$ 1,6 bilhões), Dia dos namorados (R$ 1,38 bilhões), Dia dos Pais (R$ 1,45 bilhões), Dia das Crianças (R$ 1,34 bilhões).

Em meio a tantas possibilidades de contato, cabe às instituições compreender a maneira mais eficiente para se aproximar de seus consumidores nesses momentos estratégicos, destacando seu conteúdo (ofertas) das tantas outras que chegam a eles e uma dessa maneira, é utilizar o marketing sazonal.

Marketing Sazonal

A palavra “sazonal” nada mais é do que um adjetivo que se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época.

Por isso, todo esforço de comunicação é valiosa e pode ajudar sua empresa a gerar uma receita bastante relevante.

Quando aplicamos a palavra sazonalidade aos negócios, queremos nos referir às suas vendas que podem variar durante algumas épocas do ano, ou seja, há meses em que um produto ou serviço tem mais vendas e os períodos que elas são menores.

Marketing Datas Comemorativas

As Datas Comemorativas são ótimas oportunidades para fortalecer a sua marca, aumentar o vínculo com seus clientes e melhorar as suas vendas sazonais.

Estas datas são tidas como principais fontes de giro na economia brasileira e causam um grande aumento no faturamento das empresas que anunciam nesses períodos.

Traçar uma estratégia de marketing corretamente envolve pesquisa, planejamento e desenvolvimento criterioso por parte da sua empresa. Além de oferecer uma promoção, produto ou serviço específico, o seu público-alvo precisa conhecer a sua campanha e sua empresa precisa chegar até eles.

Quando bem exploradas, as datas comemorativas são excelentes oportunidades para aumentar as vendas de qualquer empresa. Mas para fazer uma campanha de marketing sazonal eficiente é preciso mais do que listar as datas que podem ser trabalhadas por sua organização.

Neste caso, o planejamento de cada passo até concluir seus objetivos é fundamental. Assim, é necessário pensar em formas de comunicação que atrairão a atenção de seus clientes.

Com isso, neste post, vamos te mostar alguns pontos que devem ser levados em consideração no momento de desenvolver sua campanha de marketing em datas comemorativas.

Planejamento

Para que sua ação de marketing conquiste os resultados esperados é indispensável que os clientes sejam informados a tempo. Principalmente, para que eles desenvolvam o interesse por seus produtos ou serviços na data escolhida por você.

É essencial que você faça um planejamento cuidadoso de cada uma de suas ações. Isso permite a criação de peças promocionais para a divulgação e ocasionará em um possível aumento na demanda que a promoção na data comemorativa pode gerar.

O planejamento detalhado permite um bom levantamento de ideias, além da criação de promoções e condições especiais, juntamente com toda a divulgação da campanha.

Outra vantagem de se planejar é que isso pode ajudar a garantir a realização de uma comunicação mais clara e objetiva com o público que se quer atingir, além de dar condições de antecipar qualquer problema que possa acontecer.

Tão importante quanto planejar e executar bem a estratégia das campanhas de marketing sazonal, é ser ágil e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho. Portanto, é importante analisar constantemente o desempenho de cada uma delas e corrigir a sua estratégia, quando for necessário.

Mostre ao seu cliente que você planejou algo especial para aquela ocasião, faça-o saber que você possui o produto ou serviço que ele procura. O contato pode ser feito via SMS, por E-mail Marketing, via rede social, entre outros métodos de comunicação.

Defina seu público

Toda empresa tem um público alvo, que pode ou não ser bem diversificado. O público-alvo está relacionado ao produto que sua empresa comercializa ou aos serviços que ela presta. Não somente a isso, mas está relacionado também a critérios como a região em que sua empresa está localizada.

A determinação adequada do público-alvo envolve uma série de informações, como comportamento de compra, hábitos de consumo, preferências, dados demográficos e socioeconômicos, poder aquisitivo e outras coisas.

Mensagem de campanha

Assim como em qualquer campanha de marketing, é preciso definir a mensagem que a empresa queira passar. Portanto, pense em qual é a história que você quer contar e como ela se encaixa com a jornada de compras do cliente.

Nesse sentido, é importante estabelecer quais são as emoções e sentimentos que gostaria de despertar no cliente e quais os próximos passos ou possíveis ações após ele interagir com a campanha.

Cuide do Atendimento

Bom atendimento sempre agrega valor ao negócio. Com isso, faça com que o time de atendimento e o time de marketing caminhem sempre juntos.

Para atingir o nível de excelência contínua das equipes de forma permanente, é preciso disseminar uma cultura organizacional em que todos compreendam a importância do atendimento e compartilhem verdadeiramente a mesma filosofia, naturalmente se sentindo motivados a entregar um atendimento diferenciado a seus clientes.

Fique atento à imagem que você atribui a sua empresa/negócio com atendimento que fornece a ele.

SMS para Datas Comemorativas

Você já pensou em usar o SMS como estratégia de marketing, por exemplo?

Abaixo, nós listamos alguns exemplos de sucesso que o SMS pode ajudar a sua empresa nestas datas:

– Imagine que é Dia das Pais e sua empresa segmenta toda lista de clientes homens, que em algum momento sinalizaram que já são pais, e você envia uma mensagem personalizado com nome do seu cliente, parabenizando-o e oferecendo um desconto em algum produto ou serviço exclusivo para ele. Apenas nesse envio, você trabalhará com uma segmentação de base inteligente, uma oferta bem direcionada, personalizada e assertiva.

– Muitas pessoas deixam de comprar em uma loja virtual porque precisam pagar pelo frete, que em algumas lojas é bem caro. Então, imagine uma ação, por exemplo, para Dia das Mães avisando que toda linha feminina do seu site está com frete gratuito, ou que nas compras de um determinado valor o frete é gratuito.

Esses são apenas um dos ótimos exemplos de como um SMS para datas Comemorativasda Comtele pode te aproximar do seu público, é uma estratégia simples e eficaz que possibilita o informe rápido sobre uma determinada oferta, promoção, lançamento de um produto ou simplesmente com o objetivo de fortalecer o relacionamento mais próximo com o seu cliente.

O SMS para datas Comemorativas da Comtele é um recurso que não exige um investimento altíssimo como em outros canais de comunicação. É possível trabalhar com uma base relevante de contatos, com segurança que a mensagem será entregue em tempo real e tudo por um baixo investimento.

Planejamento para uma campanha de SMS é sempre muito importante. Definir claramente qual será o produto ou oferta selecionado para divulgação e ter bem definida qual será o público a ser alcançado são, com certeza, a chave para uma campanha que resulte em bons resultados.

Pensando nisto, a Comtele ajuda sua empresa nesta etapa, facilitando a comunicação entre você e seu cliente, com ferramentas que permitem a entrega de forma personalizada, objetiva e rápida.