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O que é omnichannel e como implementar em seu negócio

  • Post category:Geral / Marketing
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  • Post last modified:30/05/2022

Você sabe o que é omnichannel? Essa é uma estratégia que consiste em estar presente em diversos canais de comunicação, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente com a sua marca.

Quer saber como utilizar essa estratégia de maneira eficiente? Fique com a gente.

Boa leitura.

O que é omnichannel?

Essa palavra difícil é uma mistura de duas línguas. “Omni” vem do latim e expressa um sentido de “tudo” e “todos”, enquanto a palavra inglesa “channel” significa canal.

Assim, entendemos omnichannel como uma estratégia que utiliza todos os canais, a fim de atingir a maior quantidade de pessoas possíveis.

Entenda a diferença entre omnichannel e multichannel

Muitas pessoas, devido a proximidade das palavras e até de significado, confundem omnichannel com multichannel.

Em multichannel, a presença do “multi” indica a utilização de muitos canais de comunicação que, diferente da estratégia omnichannel, agem de maneira independente.

O omnichannel, por sua vez, consiste em uma conexão entre todos os canais de uma empresa.

Comunicação omnichannel: por que vem ganhando tanta força?

Essa estratégia visa transformar a relação de consumo, fazendo com que muitas empresas tenham se aventurado a transformar sua comunicação em omnichannel.

Oferecer canais de compra online e um serviço de resolução de dúvidas ou problemas em tempo real, cada vez mais, vem se tornando uma exigência do mercado. 

Mesmo que algumas grandes marcas já ofereçam esse tipo de serviço, essa é uma novidade que pode te colocar na frente da concorrência.

Qual o propósito da plataforma omnichannel?

A globalização dificulta que seus preços sejam muito menores, impedindo que esse seja o principal diferencial da sua empresa. Por isso, muitas empresas vêm investindo em melhorar a qualidade do seu serviço de atendimento.

Assim, a estratégia visa aproveitar novas tecnologias para trazer técnicas mais imersivas de atendimento.

O que é marketing omnichannel?

Para estabelecer um marketing omnichannel, o primeiro passo é ter em mente a sua persona. Tendo isso em mente, é preciso saber que todos os passos da jornada devem agir de maneira coletiva.

Assim, o seu setor de marketing deve estar ciente do seu negócio como um todo, criando ações que ressaltem a amplitude da sua comunicação.

O que é comércio omnichannel?

O comércio omnichannel é uma proposta de integração de lojas físicas e virtuais, fazendo com que o cliente possa explorar diferentes possibilidades dessa interação.

Quer saber como fazer isso? Continue com a gente e saiba como.

Como fazer atendimento omnichannel 

omnichannel

Existem aplicativos que combinam o layout do site com a estrutura da sua própria loja física. Essa prática imersiva proporciona uma quebra de barreiras entre o digital e físico.

Obviamente, não deve parar por aí. É preciso que o sistema também esteja integrado

A cada compra, seja na loja física ou e-commerce, a jornada de compra deve ser contínua, permitindo que o cliente acompanhe todas as etapas da sua aquisição, através das mais diversas mídias.

Benefícios de uma estratégia omnichannel

Voltar os seus investimentos para garantir uma melhor experiência para os seus clientes faz toda diferença.

Todas as grandes marcas têm uma coisa em comum: uma legião de consumidores que defendem com unhas e dentes o seu produto.

Essa prática permite que todos os processos estejam otimizados e uma melhora significativa na experiência de consumo.

Exemplos de omnichannel na prática

O omnichannel é uma estratégia que pode ser adotada por diversas empresas, mas, se a sua operação funciona de maneira offline e online, você tem muito a ganhar com essa estratégia.

Por exemplo, a Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do Brasil, além de uma grande presença física, é referência no comércio digital.

Em seu aplicativo, a Magalu permite que o usuário realize sua compra e consulte a disponibilidade de produtos em lojas físicas próximas. Assim, você pode fazer a sua retirada sem frete ou sem precisar aguardar a chegada do produto em sua casa. Legal, né?

Outra rede que investiu bastante nessa estratégia é a Centauro, que possui foco em artigos esportivos. A empresa, para além do aplicativo, permite a realização de compras pelo telefone e o mais interessante: você pode efetuar a troca de seus produtos comprados online, em qualquer loja física.

Como implementar uma estratégia omnichannel no meu negócio? 

O primeiro passo é selecionar quais canais combinam com a sua estratégia de negócio. 

Como muitos já sabem, o SMS é uma ferramenta que está presente em todos os celulares, sendo um dos canais mais fundamentais para essa integração.

Além disso, um app e uma landing page, os quais podem ser integrados à sua campanha de SMS, são igualmente necessários.

Para além desses, conhecendo a sua persona, você pode explorar redes sociais que estejam presentes na vida do seu público-alvo, entre outras maneiras de comunicação como o próprio telefone.

Canais e persona definidos? Confira algumas dicas pontuais para colocar em prática:

  • monitore os canais de maneira centralizada;
  • mantenha as informações alinhadas;
  • priorize a pós-venda;
  • promova interações entre e-commerce e loja física e;
  • centralize e acompanhe os dados.

Conclusão:

Quer sair na frente? Implemente uma estratégia omnichannel. Na COMTELE, você integra os envios de SMS em seu próprio sistema, permitindo uma comunicação completa e unificada.

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