O que é Inteligência Artificial? Aliada contra fraude por SMS

O que é Inteligência Artificial? Aliada contra fraude por SMS

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  • Post last modified:28/05/2020

Neste post você vai saber o que é Inteligência Artificial, para o que serve, como ela está impactando a nossa vida, alguns exemplos onde abordamos também o uso da IA na Comtele no controle contra fraude bancária via SMS e alguns dos maiores desafios.

Se você pensa que inteligência artificial é o futuro, está enganado, ela está presente no nosso dia a dia já.

Não consegue encontrar onde a inteligência artificial está presente? Vamos desvendar esse mistério para você agora, mostrando o que é a inteligência artificial e dando exemplos de suas aplicações.

O que é inteligência artificial? Conceito e aplicações

Segundo o Wikipédia “Inteligência artificial é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software. Também é um campo de estudo acadêmico”. A IA ou Inteligência artificial é uma área da computação que estuda e desenvolve softwares que simulem a inteligência humana no geral.

Veja abaixo uma lista de algumas áreas onde a inteligência artificial está inserida sem ao menos percebermos no nosso dia:

  • Linhas de produção,
  • Lojas Virtuais,
  • Bancos,
  • Brinquedos,
  • Carros Inteligentes,
  • Saúde.

Iniciada dos anos 1940, a pesquisa em torno desta incipiente ciência eram desenvolvidas apenas para procurar encontrar novas funcionalidades para o computador, ainda em projeto. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, surgiu também a necessidade de desenvolver a tecnologia para impulsionar a indústria bélica.

Com o passar do tempo, surgem várias linhas de estudo da IA, uma delas é a biológica, que estuda o desenvolvimento de conceitos que pretendiam imitar as redes neurais humanas.

A inteligência artificial tornou-se uma parte essencial do setor de tecnologia. A pesquisa associada à inteligência artificial é altamente técnica e especializada.  Inclui a programação de computadores para determinados traços, tais como conhecimento, raciocínio, solução de problemas, percepção, aprendizagem, planejamento, capacidade de manipular e mover objetos. 

Resumindo, uma máquina programada para utilizar a inteligência artificial tem a capacidade de decidir entre opções pré-estabelecidas, qual é a melhor. Isso é feito com base em bancos de dados que são constantemente abastecidos por novas informações pelo próprio sistema.  Assim, é possível dizer que a máquina “aprende” na medida em que o banco de dados cresce, o que torna as decisões cada vez mais complexas.

Para que serve a inteligência artificial?

A Inteligência artificial tem cada vez mais feito parte da nossa vida sem que a gente perceba. Não temos uma definição só para o que é inteligência artificial, na verdade são conjuntos de práticas para resolver problemas complexos, ou seja, uma inteligência não biológica.

Ela vem cooperando em várias áreas do nosso dia a dia, como na saúde, diversão e também segurança.

Onde a inteligência artificial pode ser usada?

Por exemplo, a inteligência Artificial (IA), está presente em brinquedos como no Dino, esse dinossauro de brinquedo inteligente que desenvolve conversas com qualquer um, veja um  vídeo demonstração do Dino.

A IBM tem um dos mais famosos casos de Inteligência Artificial, o Watson, veja 4 coisas que o IBM Watson já está fazendo no Brasil. Além disso, a pouco tempo atrás ele foi posto a prova para debater com um humano, isso mesmo, debater. Como todos sabemos para um debate você deve construir argumentos com bases e assim defender algum posicionamento normalmente contra ou a favor.

Para humanos compreenderem a pergunta de um mediador de debate é simples e rápido, o que temos dificuldade é para resgatar na nossa memória argumentos para formular uma resposta. Mas para a máquina é extremamente difícil, podemos ensinar a base morfológica das perguntas. O Watson foi capaz de entender a pergunta e formular uma defesa baseada em milhares de artigos que buscou em tempo real e também fez a réplica baseada na resposta do humano com quem estava debatendo.

Veja um vídeo de como o Watson ajudou o Bradesco no atendimento interno a respeito de produtos e serviços do banco.

Atendimento

Outro exemplo de inteligência artifiicial é na comunicação com os usuários. Chatbots são programados para interagir com consumidores com base nos dados que recebe. Chatbox e comunicação textual tradicionais irão em breve dar lugar a um sistema de comunicação multidimensional com habilidades sensoriais como a voz e toque. Isso iria personalizar toda a experiência para os usuários conforme eles recebem a sensação de falar com uma pessoa real com consciência.

Já no ambiente corporativo, a quantidade de dados gerados em meios digitais não para de crescer. Profissionais possuem soluções de TI integradas a uma grande parte das suas rotinas, seja para troca de informações, para comunicar-se com parceiros ou para realizar novas vendas. E, nesse cenário, saber utilizar tais registros para melhorar o ambiente de negócios é fundamental.

É aí onde a Inteligência Artificial entra. Ela permite que empreendimentos obtenham novos insights sobre as suas informações disponíveis, melhorem processos internos e possam criar serviços mais inteligentes. Assim, o negócio consegue manter-se competitivo e com um planejamento de mercado lucrativo.

Cada vez que um usuário navega pela internet, novos dados são gerados e coletados para a análise da IA. Esses dados podem revelar informações como as necessidades do usuário, comportamentos, e ações futuras. Baseado nessas informações, o marketing pode ser otimizado para fornecer a informação mais relevante.

Marketing

Pelas infinitas possibilidades que esse tipo de tecnologia traz, também atraiu atenção para o mundo do marketing digital. E como inteligência artificial e marketing tem andado cada vez mais lado a lado, o que se deve esperar? Como que esta união afeta o dia a dia de empresas que atuam no mundo do marketing?

De acordo com uma pesquisa da empresa Salesforce, feita com mais de oito mil líderes de vendas e sete mil clientes, os times devem passar de operadores de vendas para profissionais que constroem relacionamento com os clientes e possuem um papel consultivo.

O levantamento aponta que 55% dos consumidores e 75% dos líderes de vendas esperam receber ofertas personalizadas. Até 2020, 51% dos clientes desejam que as empresas antecipem suas necessidades e façam sugestões relevantes. Como base nesse cenário, ganha força a Inteligência Artificial (IA), que torna possível rearquitetar os modelos comerciais desde o início – auxiliando na captação e aproximação com os clientes, além da criação de experiências personalizadas e em tempo real.

O levantamento aponta que 37% das equipes comerciais já estão usando IA, e 22% avaliando as soluções. E os resultados são positivos: 80% dos times que usam a tecnologia afirmam ganho de produtividade no trabalho e 74% relatam aumento nas vendas e na retenção de clientes.

A inteligência, quando implementada no campo empresarial, pode ganhar mais destaque para prever um comportamento do consumidor, a partir de ações que o mesmo possui em seu site, por exemplo. Além do que, é possível automatizar campanhas de marketing e vendas para sua base de contatos

Segurança

Além disso, ampliar os mecanismos de segurança também é uma necessidade de todos os negócios. Seja nos processos de vendas ou na gestão da infraestrutura de TI, é importante possuir mecanismos para evitar fraudes e ataques digitais. E, com a Inteligência Artificial, evitar problemas nessa área passou a ser algo simples e prático.

Em uma pesquisa feita pelo Serasa, é apontado que a cada 20 segundos, uma pessoa é vítima de fraude na internet. Isso envolve transações entre contas, compras online e até mesmo clonagem de dados bancários.

Algoritmos antifraude ou de segurança digital com elementos de IA incorporados à sua infraestrutura podem avaliar o comportamento do usuário e identificar ameaças que ainda não tenham sido documentadas.

Já soluções de vendas podem cruzar múltiplos dados para identificar possíveis fraudes. Dessa forma, todos os processos do negócio tornam-se mais eficazes e confiáveis.

Um exemplo de segurança, é implementar a autenticação em dois fatores no seu sistema. Este tipo de funcionalidade é excepcional, pois além da senha, o usuário possui um fator a mais de segurança ao acessar o sistema.

Controle de fraudes por SMS

Ultimamente, a quantidade das tentativas de fraudes por sms vêm crescendo. Isso ocorre pois os golpistas utilizam deste meio em massa, para roubar principalmente, informações bancárias.

Na Comtele, recentemente implementamos um Sistema inteligente para controle de fraudes, que estão sendo enviadas via SMS. Analisamos o comportamento do cliente e o conteúdo da mensagem para minimizar a praticamente zero o risco de um envio fraudulento sair pela nossa plataforma.

Isso é tudo!

Espero ter ajudado a entender esse novo conceito de tecnologia. Que os exemplos passados possam te ajudar a implementar a Inteligência Artificial em seu negócio.