Você sabia que pode até cometer alguma irregularidade judicial dependendo de como cobrar?
Por conta da pandemia, muitas pessoas acabaram ficando endividados e, às vezes, você acaba se encontrando naquela situação “chata” de cobrar um cliente ou amigo.
Mas qual é a melhor maneira de enviar uma mensagem de cobrança para clientes? Qual canal utilizar? O que funciona? Qual o melhor conteúdo para essa mensagem? O que pode e o que não pode?
Calma, vamos te ajudar a saber como cobrar um cliente educadamente, para que o relacionamento construído com tanto suor não seja desgastado.
Com o desemprego em alta no Brasil, o cenário é cada vez mais desafiador, e a inadimplência tende a se tornar maior.
O endividamento das famílias seguiu batendo recordes durante a pandemia, como pode ver pelo gráfico abaixo.
Com esses problemas tão eminentes a serem enfrentados pós-pandemia, é importante ter uma estratégia de cobrança. Por isso, fizemos um excelente guia gratuito para te ensinar o passo a passo de como montar uma estratégia de cobrança eficiente. Clique na imagem abaixo.
O QUE É UMA MENSAGEM DE COBRANÇA?
A mensagem de cobrança, quando enviada de uma maneira correta, é uma importante aliada para lembrar clientes ou pessoas de pagamentos em aberto.
Ela pode ser feita de diversas maneiras, os exemplos mais comuns são via SMS, email ou WhatsApp.
O principal objetivo é lembrar seus clientes sobre vencimentos e também oferecer algumas opções de pagamento.
MENSAGEM DE COBRANÇA PARA CLIENTES
É importante entender o nível de proximidade com o seu cliente, pois isso vai interferir no tipo de linguagem e na quantidade de objetividade da sua mensagem.
Ser cobrado nunca é legal, por isso, é preciso evitar qualquer tipo de constrangimento, para evitar a perda do cliente ou, inclusive, do amigo.
MENSAGEM DE COBRANÇA PARA AMIGO
A gente sabe, também, que muitas vezes um amigo vira seu cliente ou até um cliente de longa data passa a ser seu amigo.
Para esses casos, é preciso ter um cuidado ainda maior. Caso você tenha uma equipe de vendas, direcione a esse pessoal essa tarefa, evitando qualquer tipo de constrangimento.
Ainda assim, é preciso valorizar esse amigo e cliente. Procure entender o seu lado e ofereça diferentes formas de pagamento para facilitar.
COMO COBRAR UM CLIENTE?
Existem diferentes modos de abordagem para enviar uma mensagem de cobrança para um cliente. Não há uma fórmula mágica, porém abaixo listamos algumas dicas importantes para abordagem em ordem de relevância, são elas:
- Seja educado;
- Facilite o pagamento;
- Saiba negociar;
- Use a tecnologia a seu favor;
- Ofereça mais de uma alternativa de pagamento;
- Saiba abordar;
- Utilize lembretes de vencimento.
Como cobrar educadamente um cliente
Ser sempre respeitoso, discreto e atencioso ao cobrar um cliente é essencial. Deve-se tomar cuidado com palavras e tom de voz, substituindo palavras indelicadas, como “dívida”, por “um valor em aberto” por exemplo.
Frases para cobrar uma pessoa educadamente
Uma mensagem de cobrança amigável por SMS é uma ótima opção. Veja um exemplo abaixo:
Lembre-se é proibido por lei tentar receber o pagamento na base da ameaça, veja no Código de Defesa do Consumidor. Conforme Art. 71, do Capítulo VII.
Facilitar o pagamento
É uma etapa muito importante, pois facilitando o pagamento além de receber a dívida do seu cliente, você o fideliza.
Facilitar o pagamento oferecendo várias formas de pagamento, como maior parcelamento ou retirar juros, é uma das maneiras ideais para manter o relacionamento.
Saiba negociar
Ouvir também é importante. Procure entender as necessidades do seu cliente, pergunte o motivo da inadimplência, se foi algo que poderia ser evitado ou não, por exemplo.
Perguntas como “qual a sua proposta“, podem ser questionadas. Ter em mãos o histórico do cliente inadimplente facilita e muito sua negociação.
Use a tecnologia a seu favor
Hoje existem várias tecnologias quando o assunto é cobrança, entre elas estão o SMS para cobrança, WhatsApp, e-mail entre outros mais tradicionais.
Sabe qual o meio de cobrança mais efetivo? Clique na imagem abaixo.
Lembrete de pagamento
Uma prática efetiva é enviar lembretes de pagamento para clientes, isso ajuda a evitar os atrasos de pagamento, e também que seus clientes não se tornem inadimplentes.
Lembretes de vencimento
Diferente dos lembretes de pagamento, os lembretes de vencimento são enviados no dia do vencimento do boleto ou da fatura.
A união dessas duas estratégias diminuiu em 50% o número de inadimplência dos clientes da franquia Odontoclinic.
MODELO DE MENSAGEM DE TEXTO DE COBRANÇA
Temos vários meios de enviar uma mensagem de cobrança para clientes inadimplentes, a seguir listamos alguns deles, suas principais diferenças, vantagens e desvantagens. Confira!
Mensagem de cobrança SMS
O SMS é o canal mais utilizado para cobrança atualmente. Mensagens de cobrança via sms podem ser enviadas diretamente ao cliente é a primeira alternativa para abordagem, pois não causam nenhum tipo de constrangimento.
Cada vez mais clientes têm usado o SMS para cobrança, devido a sua efetividade e baixo custo, porém seu uso deve ser feito da maneira correta e a abordagem ser feita de uma maneira gentil.
Vantagens
Baixo custo, alta efetividade e não invasivo (desde que o cliente tenha fornecido seu número).
Desvantagens
Se usado da maneira incorreta é prejudicial, por exemplo: mandar mensagem para o cliente que não possui dívida ou se usado de maneira exagerada, SPAM.
Como fazer cobrança por SMS
Existem muitas maneiras de fazer cobrança por SMS, a mais utilizada é contratar uma empresa de envio de SMS em massa, como a Comtele.
Através de um sistema fácil, você sobe sua lista de contatos em segundos e envia o SMS para sua base de contatos que recebe o SMS imediatamente, tendo a possibilidade de responder o SMS gratuitamente.
Sabia que a recuperadora de crédito Sotopietra conseguiu entre 20% a 30% de retorno de contato comparado com a carta de cobrança?
É o que diz Thaís Clemente, diretora da Sotopietra: “A primeira ação de nossos atendentes de PAs é mandar um SMS para ver se localizamos o financiado, com uma solicitação de contato – retorno à recuperadora. Esse volume inicial de SMS é muito grande, e já garantimos grande retorno de pessoas querendo negociar nesse primeiro momento”.
Exemplos de SMS cobrança
Abaixo você confere alguns modelos de SMS para cobrança, são exemplos de mensagens de cobrança SMS, mas que podem ser usadas também em outros meios de contato.
Mensagem de cobrança de mensalidade
Veja mais exemplos de mensagens para alunos para usar na sua instituição de ensino.
Aviso de vencimento de boleto
Lembrete de vencimento de boleto
Mensagem de cobrança educada
Mensagem formal de cobrança
Quando o cliente se compromete com uma nova data de pagamento, e mesmo assim não realizou o pagamento, é importante mudar um pouco a sua abordagem, mas ATENÇÃO: não se esqueça de manter a educação para garantir a legalidade.
Onde usar o SMS para cobrança?
Independente do seu nicho de mercado, a cobrança é necessária, então o SMS para cobrança pode ser usado nos mais variados tipos de negócio. Abaixo estão alguns exemplos.
Loja virtual
O SMS para cobrança pode ser usado na sua loja virtual para:
- Aviso de vencimento de boleto;
- Envio de código de barras;
- Confirmação de compra via cartão.
Preparamos aqui uma página especial de outras maneiras de como usar o SMS em sua Loja Virtual.
Comércio e Varejo
Para seu comércio local o SMS para cobrança pode ser usado para:
- Lembrete de vencimento de crediário,
- Lembrete de vencimento de conta em aberto,
- Aviso de atraso no pagamento.
Temos uma página especial para aproveitar ao máximo o uso do SMS em seu comércio.
Clínicas e Consultórios
O uso de SMS nas clínicas tem aumentado significativamente nos últimos anos, veja alguns exemplos para cobrança:
- Lembrete de pagamento;
- Aviso de atraso de pagamento.
Veja o caso da Ondontoclinic, que conseguiu diminuir em até 50% sua taxa de inadimplência usando SMS.
Escolas
Para as escolas, o SMS cobrança tem se tornado um importante aliado, os sistemas de gerenciamento escolares integram a API SMS da Comtele, onde fazem disparos diretamente do seu sistema interno ou automaticamente. Veja algumas aplicações:
- Lembrete de vencimento da mensalidade;
- Cobrança de mensalidade;
- Atualização de boletos.
Tem uma escola? Então confira algumas aplicações de onde e como usar SMS para escolas e faculdades.
Cobrança por SMS é legal?
O código de defesa do consumidor não faz nenhuma referência ao meio de comunicação utilizado em uma cobrança, desde que não cause constrangimento e tortura psicológica é permitida por qualquer meio de comunicação. Concluindo, usar SMS para cobrança, além de eficaz, é legal.
Mensagem de cobrança para clientes via WhatsApp
Como o WhatsApp é o canal de comunicação mais utilizado no mundo hoje, ele acaba sendo um meio de cobrança bastante interessante para ser usado.
Assim como o SMS, o WhatsApp também é uma forma amigável de contatar o cliente. O serviço não tem uma regra especial para esse tipo de comunicação (cobrança), portanto segue as mesmas regras como respeito ao direito do consumidor.
Portanto ele tem uma desvantagem bem grande em relação ao SMS. Que listamos abaixo.
Vantagens
Baixo custo, alta efetividade, eficaz e não invasivo (desde que autorizado pelo cliente), como não tem limite de caracteres o texto pode contar com mais palavras.
Desvantagens
Perigo de bloqueio e perda do seu número de WhatsApp caso muitos clientes te denunciem por SPAM, nenhuma ferramenta automática para envios em massa ou automatizados. O WhatsApp tem sido o canal mais utilizado por fraudadores, portanto não gera confiança.
Como fazer cobrança por Whatsapp
Para fazer cobrança por WhatsApp é necessário primeiramente ter o número do contato na sua agenda para que possa iniciar a conversa, porém certifique-se antes de:
- Descubra se é realmente a pessoa certa;
- Se apresente;
- Seja objetivo pelo motivo do contato;
- Informe o valor;
- Encerre a conversa educadamente.
Outro meio de fazer cobranças via WhatsApp é ter acesso a API Oficial do Facebook, através de intermediadores oficiais. O que tem se mostrado um processo bastante moroso.
Modelo de cobrança por WhatsApp
Abaixo listamos alguns modelos de como iniciar uma conversa para fazer uma cobrança via WhatsApp.
Exemplo Cobrança via WhatsApp
Aviso vencimento via WhatsApp
Clique aqui e saiba como usar SMS para enviar WhatsApp Gratuitamente com essa estratégia
Carta de cobrança
A carta de cobrança é ainda utilizada por algumas empresas, pois, em alguns casos, pode ter validade jurídica se apresentada como uma notificação extrajudicial, acompanhada com um aviso de recebimento (AR) para comprovar seu recebimento pelo devedor. Veja alguns modelos de notificação extrajudicial de cobrança.
Vantagens
Baixo custo, valor jurídico (quando usado corretamente).
Desvantagens
Demora na entrega, baixa eficácia, não sutil.
Email de cobrança
O email é ainda muito utilizado em cobranças muito pelo motivo de ser um meio mais formal e não constranger muito o cliente. O email ainda sim não tem uma efetividade tão grande, visto que a caixa de email pessoal pode estar cheia e/ou receber vários emails diariamente e o seu acabar sendo nem visto ou aberto, por isso, deve ser sempre seguida de outra forma mais pessoal de contato, como um telefone por exemplo, gerando um custo extra.
Vantagens
Custo zero (desde que seja o único meio de contato), não constrangedor.
Desvantagens
Baixa eficácia, entrega comprometida.
AGORA SÓ COLOCAR EM PRÁTICA.
Com todas essas dicas nada de errar na hora de cobrar seu cliente, certo?
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