Com certeza você já ouviu falar muito sobre Marketing Digital, mas você sabe como funciona?
A partir dos anos 2000, a forma como se fazia publicidade se transformou e a utilização de ferramentas de conexão imediata com o público foi ganhando cada vez mais força.
Com o passar dos tempos, as empresas foram se adaptando às necessidades do público, novos canais de comunicação foram criados e outros transformados.
Enfim, a história é longa, mas vamos entender como funciona o Marketing Digital atualmente? Então fique com a gente!
O que é Marketing?
A palavra marketing vem do inglês, ‘market’ que significa mercado e uma boa tradução para o conceito seria mercadologia, um estudo sobre questões ligadas ao mercado.
O Marketing é um conjunto de estratégias e técnicas que induzem a compra ou agregam valor a um produto ou serviço.
O que seriam as grandes marcas sem um serviço amplo de marketing? É evidente como a Apple, Coca-Cola, McDonald ‘s, entre inúmeras outras marcas trabalham muito em publicidade.
O Marketing é o caminho para o sucesso.
FUNDAMENTOS DO MARKETING
O setor de marketing de uma empresa tem como objetivos principais a satisfação, retenção, conquista e fidelização de clientes, além de alinhar esses objetivos com o setor financeiro.
OBJETIVOS DE MARKETING
O objetivo final de qualquer campanha é a venda de produtos ou serviços, mas a jornada até a conclusão é complexa e não acaba por aí.
Possuir uma base de clientes fiéis é também ter nas mãos uma estratégia de publicidade tão eficiente quanto sua equipe.
Você, por exemplo, deve conhecer alguém que veste a camisa de marcas como a Apple e que não deixam de recomendar produtos da marca sem pensar duas vezes.
Esse tipo de Marketing é essencial para grandes empresas.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
No mundo do Marketing existem diversas estratégias, mas é importante dizer que não são casos isolados.
Essas estratégias são complementares e é importante entender que um bom planejamento explora essas estratégias de maneira complementar.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING EXEMPLOS
As principais estratégias de marketing são: Marketing Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado.
O Marketing Digital não deixa de englobar muitas dessas estratégias, mas, como estamos aqui para falar sobre ele, vamos falar de maneira mais ampla e não especificamente sobre cada uma delas.
Marketing Digital
Ter uma presença online é essencial hoje em dia. As pessoas estão sempre conectadas, isso possibilitou com que o contato com seu público seja cada vez mais presente.
O movimento digital não parou de avançar e, hoje em dia, as compras realizadas pela internet já representam boa parte dos produtos consumidos.
Além disso, o Marketing Digital permite que você analise suas campanhas em tempo real, medindo a efetividade de cada estratégia.
Importância da transformação digital
A transformação digital mudou o comportamento dos clientes e o mercado precisou acompanhar tudo isso. A coleta de dados permitiu conhecer a fundo o comportamento e as necessidades dos clientes.
Assim, sabendo o que o seu cliente espera, satisfazê-los se torna uma tarefa mais fácil.
Portanto, se você não está preparado para entender os seus clientes, você vai ser deixado para trás.
POR QUE INVESTIR EM MARKETING DIGITAL?
O Marketing Digital te ajuda a desenvolver sua imagem para o público e promover os seus serviços e produtos em diversas plataformas. Diferente da publicidade tradicional, é possível personalizar suas ações em tempo real, de acordo com os resultados analisados.
Além disso, o Marketing Digital possibilita uma comunicação mais direta e assertiva com o seu público, tendo em vista que o tráfego pode ser direcionado para as pessoas interessadas no seu segmento.
Benefícios do Marketing Digital
Quem nunca pesquisou o nome de algum produto ou serviço nas plataformas de pesquisa para saber como adquiri-lo? Para ser encontrado, você precisa ter uma presença online.
Depender somente do presencial é impensável nos dias de hoje. Confira alguns dos principais benefícios do Marketing Digital.
- mais confiança do público;
- análise de resultados em tempo real;
- custo-benefício;
- engajamento com o seu segmento;
- acompanhar a jornada de compra dos clientes;
- fidelização dos clientes;
- autoridade de marca;
- segmentação do público;
- personalização de ofertas e promoções.
3 AÇÕES DE MARKETING PARA ATRAIR MAIS CLIENTES
- Desenvolva parcerias
Invista em parcerias com outras empresas ou negócios locais que possam beneficiar a venda do seu produto ou serviço.
Além disso, uma aposta muito efetiva é trabalhar com influenciadores digitais. Procure selecionar pessoas que possuam públicos que façam sentido para o seu negócio e possam agregar na confiança da sua empresa.
- Promova eventos de eventos
Faça eventos para atrair mais clientes. Essa é uma ótima oportunidade para colocar à prova essas parcerias com outros negócios e influenciadores.
Utilize os seus parceiros para promover e agregar valor ao seu evento e veja como isso reflete no seu público.
- Esteja nas redes sociais certas para o seu negócio
Estar nas redes sociais mais tradicionais é inevitável, mas será que você está no lugar certo? Por isso, é importante fazer um mapeamento do perfil e comportamento do seu público.
Assim, você sabe em quais redes sociais investir mais, qual linguagem utilizar de acordo com seu público e qual estratégia utilizar em cada uma delas.
MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS
Por todas essas características comentadas aqui, muitas empresas têm ganhado grandes resultados e, consequentemente, investindo cada vez mais no Marketing Digital.
Para as micro, pequenas e médias empresas, esses benefícios são ainda mais evidentes. Os recursos e resultados são facilmente mensuráveis e, mesmo com poucos recursos para promover os seus produtos e serviços, você pode ter bons resultados.
CAMPANHA DE MARKETING DIGITAL
Uma campanha funciona de maneira circular em 3 etapas: planejamento, execução e análise. Essas etapas estão em constante uso.
Ao final de uma campanha, é preciso reavaliar todo planejamento antes da próxima execução e por aí vai.
A vantagem do Marketing Digital é poder personalizar as campanhas ainda em execução.
Sms Marketing
O SMS marketing é uma das estratégias mais eficientes para alavancar as vendas em qualquer segmento de mercado, devido a sua alta taxa de conversão.
A chance de um cliente abrir uma mensagem de texto via celular é maior do que em qualquer outra plataforma, como e-mail, por exemplo.
SMS CANAL DIGITAL
Todo gestor de Marketing quer aumentar suas taxas de conversão utilizando um orçamento enxuto, certo?
Existem muitos canais de comunicação que podem ser usados em campanhas de divulgação, mas usar todos só vai gerar um alto custo com poucos resultados.
Com o SMS Marketing, você segmenta o seu público-alvo, garante uma alta taxa de conversão e conquista resultados efetivos em vendas!
Plataforma SMS Marketing
Para envios de SMS em massa, normalmente, você possui 2 possibilidades. Utilizar uma plataforma web de envio ou integrar o envio em uma plataforma API.
Na COMTELE é muito fácil integrar seu sistema com a api de envio. Temos bibliotecas prontas possibilitando o envio de um sms com 3 linhas de código e contamos também com integrações prontas de outros sistemas.
E É ISSO…
Acredito que agora você já está convencido da importância do Marketing para o crescimento do seu negócio, não é?!
O que achou das dicas e ideias para melhorar ou começar a sua presença digital? O SMS é o canal de comunicação com o melhor custo benefício e a opção mais eficiente para integrar a sua campanha.
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