Procurando dicas de como fazer marketing gastando pouco? Está no lugar certo!
Infelizmente a pandemia que estamos vivendo por conta do vírus da Covid, nos trouxe a necessidade de otimizar ao máximo nossos custos, e com o Marketing não seria diferente, certo?
Afinal, é possível manter a qualidade nas estratégias de Marketing com um orçamento mais enxuto? A resposta é SIM!
No entanto, é importante ter um bom planejamento na hora de executar sua estratégia.
Vamos mostrar várias dicas de marketing bom e barato, você poderá garantir uma maior visibilidade para o seu negócio. Então, fique ligado e saiba como.
Aproveite as sazonalidades
As datas sazonais ajudam a fazer você vender mais em épocas específicas do ano, então é importante que tenha uma uma estratégia de Marketing Sazonal.
Esteja nas redes sociais
O Brasil foi apontado como o segundo país que mais passa o tempo nas redes sociais, e, segundo pesquisas, 50% dos usuários já compraram produtos ou contrataram serviços através destes canais.
A maioria das redes sociais, tais como o Facebook, o Instagram, o aplicativo de mensagens WhatsApp, entre outras, são gratuitas, e por este motivo podem ser uma boa oportunidade para fidelizar seus clientes e poupar seu capital.
Diante deste cenário muitas empresas, grandes e principalmente as pequenas, têm se utilizado das redes sociais para impulsionar sua marca e conseguir maior visibilidade através do marketing digital e social.
Através destes canais de comunicação você poderá manter um contato próximo com seu consumidor, captar novos clientes e, de quebra, aparecer e divulgar sua marca através de compartilhamentos.
Então, se você ainda não inscreveu sua empresa nas redes sociais, está perdendo tempo e dinheiro.
Faça Sorteios
Se você vende um produto ou serviço, realizar um sorteio pode ser uma boa forma de fidelizar seu cliente e provocar um engajamento que dê uma maior visibilidade para sua marca.
Por exemplo, faça sorteios no Instagram de algum produto ou uma vaga em sua agenda, estabelecendo critérios como:
- Compartilhamentos;
- Comentários;
- Curtidas na publicação e/ou em sua página.
Você vai ver que em pouco tempo, sua visibilidade irá aumentar significativamente e você irá atrair mais seguidores e possíveis clientes. E o melhor de tudo? Gastando pouco.
Dê descontos
O bom e velho desconto também é uma ferramenta muito valiosa para quem busca criar estratégias de promoção de vendas, gastando pouco.
Use a criatividade e o bom senso. Opte por campanhas que sejam condizentes com a sua realidade. Por exemplo:
- Compre 1 leve 2;
- Compre 1 ganhe x % na próxima compra ;
- Compras acima de x tem frete grátis.
Existem campanhas simples e que custam pouco mas que podem lhe trazer um retorno muito maior do que o esperado. Estude, e veja o que funciona melhor para você e o seu negócio.
Tenha programas de fidelidade
Esta é uma excelente estratégia para retenção de clientes, pois você pode incentivar o consumo do seu cliente através da troca de benefícios.
Por exemplo: você tem uma barbearia, e a cada 6 cortes o sétimo é de graça.
Outros programas de fidelidade bastante conhecidos são:
- Cashback: Dinheiro de volta;
- Programa de milhas;
- Programas de acúmulos de pontos.
Esta ferramenta de marketing pode lhe trazer muitos benefícios porque seu negócio terá um aumento de faturamento na medida que seu cliente fará compras em seu comércio com exclusividade.
Canais de distribuição de marketing baratos
O ponto mais importante em uma estratégia de marketing é como ela vai chegar até o cliente, não é? É aqui que entram os canais de distribuição.
Canais de distribuição de marketing são os meios de comunicação utilizados para estabelecer conexões entre sua empresa e o público. Existem muitas ferramentas que cumprem esta função e cada uma possui sua particularidade.
Através de um bom contato com o consumidor, a empresa poderá traçar o perfil de seu público e dessa forma conduzir de maneira mais otimizada os leads pelas etapas do funil de conversão.
Confira abaixo como você deve usar os canais de comunicação com o seu público:
- negociar vendas;
- atrair tráfego;
- atender solicitações;
- sanar dúvidas;
- obter dados para novas ações de marketing.
A seguir falaremos um pouco mais sobre os canais de comunicação de marketing mais eficazes e acessíveis do mercado.
Email Marketing
O E-mail marketing, possui um baixo custo e é utilizado, principalmente, com uma base de leads e clientes que já demonstraram interesse por seu produto ou serviço.
Esse canal é muito popular pois a maioria dos clientes possuem acesso ao e-mail. Você pode utilizá-lo para enviar uma promoção, dar avisos ou oferecer conteúdos ao seu cliente.
SMS Marketing
Mais popular que o E-mail, é o SMS. Pois nem todos no Brasil ainda tem acesso à internet. De acordo com a Teleco, há no Brasil 1,1 celular por habitante, ou seja, todo brasileiro tem um celular.
Enviar SMS Marketing é uma estratégia muito eficaz para aqueles que desejam impactar seus clientes de maneira rápida e efetiva.
Este canal é utilizado, principalmente, para comunicar oportunidades, ofertas, e alertas relevantes para o consumidor
Além de seu baixo custo para a empresa, a grande vantagem do SMS Marketing é sua entrega imediata. Através deste canal é possível transmitir mensagens curtas e objetivas com uma taxa de abertura de até 98%.
Site ou Blog
Sites e blogs são as formas mais fáceis de se transmitir um conteúdo informativo sobre qualquer assunto.
Neste espaço a ideia principal é não somente divulgar ideias sobre sua área de domínio mas abranger conteúdos que sejam de interesse da sua audiência.
Além disso, outras estratégias de marketing bastante utilizadas nestes canais são, a divulgação de conteúdos patrocinados, e a abertura de espaços para dúvidas e interações com os seus clientes.
A dica aqui é manter a regularidade e estar atento as métricas de SEO (otimizador de motores de busca), dessa forma você fideliza seu público, que irá procurá-lo sabendo que sempre terão conteúdos novos e de seu interesse.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo próprio Google, que possibilita que empresas e organizações administrem a própria presença online no Google.
A plataforma permite que você insira seu endereço na página do seu negócio facilitando a busca por parte dos clientes, bem como possibilita a inserção de fotos do local, que segundo dados do próprio Google, aumentam em 42% o direcionamento de pesquisas.
Por este motivo, é de vital importância que você mantenha seu perfil no Google Meu Negócio atualizado para que seus clientes possam te achar em ferramentas do Google como Google Maps ou o próprio Android.
Planeje-se e atualize-se
Como você leu em nosso post, o planejamento te ajuda a melhorar sua presença online, que é importantíssima em tempos de pandemia.
Você também deve ser manter atualizado de novas ferramentas de baixo custo que podem contribuir de maneira positiva e tem um baixo custo.
Gostou das nossas dicas de marketing bom barato? Agora você está pronto para vender mais gastando menos, né?