Nenhuma empresa deseja que a primeira visita de seu cliente seja a última. Por que em uma clínica seria diferente?
Cada vez mais, a concorrência entre consultórios e planos de saúde tem apostado em diferenciais que buscam fidelizar seus pacientes pois, nos dias de hoje, ter bom preço, uma equipe bem treinada e uma boa localização já não são o suficiente.
Ainda não sabe como, e o que, fideliza pacientes? Então fica com a gente que vamos te dar 7 poderosas dicas!
Por que fidelizar pacientes?
Um dos maiores desafios para gestores de consultório é atrair cada vez mais clientes. Porém, será que isso é o suficiente para o sucesso do seu consultório?
Dados evidenciam que as chances de vender para um cliente antigo são de 70%, enquanto que as chances de você captar um novo cliente são de 5% a 20%.
Ou seja, é muito mais econômico e efetivo você garantir uma boa experiência ao consumidor do seu produto ou serviço e investir na melhoria de seus processos internos do que captar novos clientes.
A pandemia também nos trouxe uma realidade diferente, onde os cuidados sanitários também ganham destaque.
Quer saber como o envio de SMS na saúde pode ser a solução para a fidelização de seus pacientes? Confira a seguir.
Estratégia para fidelização de pacientes
Quantos consultórios médicos/odontológicos e laboratórios clínicos você conhece que possuem estratégias efetivas para a fidelização de pacientes?
Saia na frente e confira 7 dicas de como fidelizar seus pacientes e aumentar os lucros do seu consultório.
Humanize o atendimento
O atendimento a um paciente não acaba quando ele vai embora de seu consultório.
É preciso manter um relacionamento cordial para que seu paciente se sinta bem tratado do começo ao fim do seu relacionamento com ele.
Evite atrasos a todo custo
Quem gosta de ficar esperando em um consultório para ser atendido?
Essa é uma das principais reclamações de pacientes e o principal motivo de eles não voltarem mais, gerando prejuízos irreversíveis para a fidelização de pacientes.
Se organize, e tenha uma agenda otimizada, para que os atrasos sejam somente em casos extremos em seu consultório.
Tenha canais de comunicação ativo com seus clientes.
Manter uma comunicação eficiente, rápida e direta com seu paciente é o melhor diferencial que você pode propor ao seu paciente.
Então abaixo vamos mostrar algumas mensagens para auxiliar nessa tarefa.
Mensagens de confirmação de consulta
As mensagens de confirmação de consulta além de auxiliar para uma redução das faltas de pacientes em consultas, mostra a seu paciente o quanto você se importa com sua saúde.
Mensagem de lembrete de retorno
Demonstre o quanto você se preocupa com a saúde e com os cuidados do seu paciente enviando a eles mensagens de retorno em casos de tratamentos médicos acompanhados ou pós-cirúrgicos.
Envio de receituário via SMS
Prescrição inteligente e eficaz que promove ao seu paciente a adesão ao tratamento, facilidade e comodidade na hora de comprar seus medicamentos.
Mensagem sobre procedimentos e exames
Previna o deslocamento improcedente de seu paciente até o consultório com uma simples mensagem explicando sobre o procedimento ou exame que será realizado.
Desta forma você evita criar uma janela em sua agenda e o paciente se sentirá privilegiado pelos cuidados com sua saúde e dedicação com o seu tempo.
Mensagem de lembrete para tomar medicação
Esta dica vai para os esquecidos de plantão.. Garanta a eficácia no tratamento de seu paciente e faça com ele se sinta único, simplesmente, programando mensagens com lembretes para que tome a medicação.
Mensagens com Campanhas de saúde e prevenção
O SMS também pode ser um grande aliado de seu consultório médico ou consultório odontológico quando o assunto é captar e fidelizar o paciente.
Demonstre em qualquer época do ano o quanto você se preocupa com a saúde do paciente, enviando mensagens com conteúdo de prevenção e cuidados com a saúde.
Mensagens comemorativas
Além de servir como um meio de comunicação para confirmação, remarcação ou cancelamento de consulta, o SMS irá ajudá-lo a estreitar os laços com seus pacientes possibilitando o envio de mensagens em datas comemorativas, tais como:
- Aniversários;
- Dia das Mães;
- Natal;
- Ano Novo.
Acompanhamento pós consulta
Conhecido como “pós-atendimento”, esta atitude, além de levar o paciente a fidelização, fará com que ele se sinta querido pelo consultório.
A chave está na simplicidade
Apesar do dinamismo e quantidade de recursos das redes sociais, a simplicidade pode ser uma aposta mais assertiva quando o assunto é um contato mais íntimo e pessoal com seu público.
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