Você conhece aquele ditado popular que diz que só damos valor para algo quando a gente o perdemos? Se aplica muito bem nesse caso de fidelizar clientes.
É muito comum empreendedores que priorizem atrair novos clientes e acabem deixando de lado os que já possuem. Esse tipo de pensamento é perigoso para o seu negócio.
Fidelizar um cliente é tão essencial quanto conquistar novos, além de ser mais rentável para o seu negócio.
Já notou como grandes empresas possuem uma legião de clientes/fãs defendendo a marca? Formando, assim, um marketing muito eficiente.
Se você não está investindo na sua base de clientes, precisa começar agora!
Quer saber como deixar seus clientes satisfeitos através dos canais de comunicação? Continue com a gente!
O que é fidelização de clientes
Fidelização de clientes é uma estratégia de conservar o seu público consumidor de forma que seu negócio seja sempre a primeira opção.
Esse é um processo baseado em confiança entre o cliente e empresa, desenvolvido através de um atendimento completo e produtos de qualidade.
Quem nunca presenciou uma discussão sobre como uma marca é melhor do que a outra? MC Donalds x Burguer King; Coca Cola x Pepsi; entre outros.
Com um exército de clientes fiéis, seu crescimento é questão de tempo!
Objetivos da fidelização de clientes
Um cliente fiel e satisfeito está sempre comprando de novo!
Além disso, o famoso “boca a boca” ainda é um marketing super eficiente.
Quem nunca consultou as pessoas ao seu redor antes de realizar uma compra? Ou então gostou tanto de um produto que postou em suas redes sociais sua satisfação?
Pois é, ao fidelizar um cliente, você ganha, também, um parceiro de negócios.
A importância de fidelizar clientes
Segundo o conceituado economista americano Philip Kotler, conquistar clientes novos custa cerca de 7 vezes mais do que manter os atuais.
Por isso, fidelizar clientes, diferente do que alguns pensam, é um investimento que, além de promover um aumento de vendas, reduz suas despesas.
Como fidelizar clientes
Bom, agora que você já sabe o quão importante é fidelizar seus clientes, é hora de colocar a mão na massa.
Satisfazer o seu público nunca é fácil, mantê-los satisfeitos é ainda mais difícil. Por isso, separamos 4 dicas práticas e valiosas sobre como manter sua relação com o cliente sempre em alta.
4 dicas para fidelizar clientes
1. Redes sociais
Uma rede social ativa, junto com uma comunicação envolvente com seu público, é uma ótima forma de manter seu cliente alinhado com você.
Faça lives e stories com o intuito de interagir com seu público e não descarte as famosas promoções que podem aquecer sua base de clientes.
Não se esqueça que o intuito, nesse caso, é falar com seu público mais antigo, por isso, o ideal é promover ofertas que premiem certa fidelidade.
2. Ofereça suporte rápido e eficiente
Tudo é posto à prova quando algo dá errado. Uma relação de anos pode ser desfeita e um fiel cliente pode ser perdido por conta de um erro mínimo.
Tenha em mente que o suporte é exigido quando algo dá errado, ou seja, você já está com pontos negativos com o cliente.
Por isso, é essencial que os seus atendentes sejam dinâmicos e amigáveis para resolver o problema do cliente com muita rapidez.
Uma dica importante é oferecer um sistema de autoatendimento que os clientes possam resolver problemas mais pontuais.
3. Realize ações com base no feedback dos clientes
Fazer o cliente se sentir ouvido é uma ótima alternativa de deixá-los satisfeitos.
Eles são especialistas no seu produto e com uma visão diferente da sua. Por isso, ouvi-los pode fazer você notar problemas que não tinha percebido ainda.
No mais, é interessante expor essas transformações com base nesses feedbacks, mostrando aos seus clientes como eles possuem um papel ativo no seu negócio.
4. Invista em canais de comunicação eficientes
A eficiência da sua estratégia de fidelização de clientes vai depender de um ponto muito importante: a comunicação.
Além de falar de maneira fluida e humanizada, você deve estar disponível nos canais certos, de acordo com seus clientes.
Se seu negócio possui uma atuação digital, os chatbots podem ser um diferencial incrível.
Essa é uma das alternativas de comunicação automatizada que mais crescem no mercado.
Outro canal muito relevante, é o SMS. Por não depender do acesso à internet, essa ferramenta é uma ótima maneira de participar positivamente no pós-compra do seu cliente.
Com as ferramentas disponíveis de automação, o SMS ainda permite a realização de pesquisas de satisfação e a criação de um sistema de soluções de problemas pontuais. Apresentando uma maior acessibilidade e rapidez ao seu serviço de atendimento.
Além disso, os canais de comunicação mais tradicionais como e-mail e telefone não podem faltar para a execução da estratégia.
Cliente fidelizado
Imagino que, neste momento, já não restam dúvidas sobre como é importante investir na retenção dos seus clientes, não é?
Por isso, cultive seus consumidores, quanto mais humanizada, disposta a escutar e aprender com seu público sua marca estiver, mais você vai crescer.
E seus clientes mais antigos serão seu combustível e apoiadores em um futuro próximo.
Boa sorte nessa caminhada.