O Dia dos Pais está chegando e, para você que está querendo vender mais no dia dos pais, essa é uma oportunidade que você não pode se dar ao luxo de perder.
Mesmo não movimentando tanto dinheiro como o Dia das Mães, não se engane, essa é uma data imperdível para aquecer seu negócio nesse começo de segundo semestre.
Quer saber como aproveitar o Dia dos Pais para vender mais e ainda melhorar o relacionamento da sua marca com o cliente? Acompanhe o texto com a gente.
Boa leitura!
Como surgiu o Dia dos Pais
A ideia de celebrar o Dia dos Pais surgiu em 1909, nos Estados Unidos, quando Sonora Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, muito orgulhosa do seu pai, resolveu homenageá-lo.
Um ano depois, Sonora enviou às autoridades uma petição para oficializar a data, e assim o Dia dos Pais foi instituído.
5 ideias de campanhas para o Dia dos Pais
Saber dessas informações é relevante, mas o mais importante é saber o que fazer com elas.
Por isso, pensamos em algumas estratégias de comunicação, promoções e ações criativas que, com certeza, vão ajudar quem ainda está em dúvida sobre como realizar sua campanha de Dia dos Pais.
Sabemos que, com as restrições da pandemia, o bolso não tem muito fôlego, por isso, serão ideias simples e criativas que, com poucos recursos e um bom planejamento, podem fazer uma grande diferença no fim do mês.
Bora então? Pega o caderno de notas e vem com a gente!
Preparativos para o Dia dos Pais
Antes de pensar nas promoções, temos que ter em mente que a comunicação para os Dia dos Pais não deve fazer menção a um ideal de consumismo.
Presentear os pais nessa data é uma forma de demonstrar o amor e admiração por essa figura tão fundamental para a instituição familiar.
Por isso, a sua ação e comunicação deve ter sempre em mente que o presente é uma manifestação de afeto.
Saiba as preferências dos pais dos seus clientes
Quanto antes você começar o seu planejamento maior as chances de você atingir grandes resultados.
Faça um exercício de memória e pense sobre 2 questões:
- Quais produtos você costuma vender mais no Dia dos Pais?
- Qual tem sido seu desempenho de vendas nesse período
Caso você tenha acesso a esses dados exatos, perfeito! Caso não tenha, fique tranquilo que a gente te ajuda.
Quando sabemos a preferência de nossos clientes, podemos direcionar a campanha nesses produtos. No entanto, é importante variar, é uma data muito explorada no comércio, se sua promoção for muito óbvia, você vai acabar ficando para trás.
Se liga nessa dica: use as suas rede sociais como uma pesquisa de mercado, realize posts que explorem chamadas como:
- “Qual foi o presente de Dias dos Pais que mais te marcou?”
- “O que você não gostaria de receber de Dia dos Pais?”
Com isso, além de aquecer o seu público, você faz uma pesquisa de mercado muito precisa sobre os seus possíveis clientes, que podem ser o diferencial na hora de executar sua estratégia.
Preparativos prontos? Vamos para a campanha!
5 Ações criativas para o Dia dos Pais
Chegou a hora, com sua estratégia e objetivos em mente, bora decidir qual ação você vai utilizar na sua campanha.
Para você se inspirar, vamos falar agora sobre algumas ações super criativas que podem te ajudar nesse momento decisivo.
1. Parcerias
Procure promover parcerias que podem agregar ao serviço ou produto que você vende.
Realize sorteios e brindes com parceiros que podem agregar ao seu negócio. Com isso, você ganha um engajamento maior e mais potenciais clientes vão olhar para o seu produto de uma maneira mais atrativa.
Através da compra de seus produtos ou alguma outra mecânica de promoção, você pode oferecer entradas para eventos esportivos, shows musicais, descontos em restaurantes parceiros, entre muitos outros.
As possibilidades são diversas e você pode aproveitar para criar uma rede sustentável de parceiros, que podem ser úteis em outras campanhas.
2. Brindes especiais
Como comentado anteriormente, alguns produtos são mais comuns de serem vendidos no Dia dos Pais. A ideia, então, é elaborar ações que brinquem com esses itens mais tradicionais.
Por exemplo:
Desta forma, você deixa seu produto mais atrativo para os clientes que gostam de presentes mais tradicionais, aumentando a chance de atrair mais clientes.
3. Cupom Dias dos Pais
Todo mundo adora um desconto. Sabendo disso, essa é uma estratégia utilizada por quase todos os comerciantes. Por isso, você precisa se destacar.
Faça chamadas sem um apelo puramente comercial, ofereça cupons e descontos sem se esquecer que o objetivo do presente é, na maioria das vezes, demonstrar afeto e carinho.
4. O uso do Email para o Dia dos Pais
O Email é uma boa ferramenta para parabenizar os seus clientes e presenteá-los com ótimos descontos, acompanhados de uma mensagem legal.
Um dos pontos relevantes é sua conveniência em relação à leitura ou resposta por parte do cliente, que será realizada somente quando ele decidir.
Porém isso aumenta a necessidade de uma comunicação atrativa, pois essa mensagem pode se perder ou simplesmente passar batida.
Confira alguns exemplos:
Modelos de Email Marketing para o Dia dos Pais
O uso SMS para o Dia dos Pais
O SMS é uma ferramenta bastante flexível. Com custos bem menores do que os canais mais tradicionais, você pode realizar uma campanha bem completa, pagando pouco.
Além disso, o SMS possui uma taxa de abertura muito alta, cerca de 98% das mensagens enviadas são recebidas e lidas.
Com essa garantia, todas as etapas planejadas de sua comunicação, muito possivelmente, chegarão ao seu público-alvo.
Assim, para além de mensagens promocionais, você pode programar agradecimentos e mensagens institucionais, abrangendo todas as etapas do funil.
Confira alguns exemplos.
Modelos de SMS para o Dia dos Pais
Lembrando que o SMS possui um limite de 160 caracteres, por isso, é importante que sua mensagem seja objetiva e clara.
Hora de colocar em prática!
E aí, o que achou das dicas?
Não existe uma fórmula secreta para uma campanha dar certo, isso depende do seu conhecimento sobre seu público, dedicação e planejamento para definir a estratégia que você vai seguir.
Mas uma coisa é certa: quanto antes você começar, maior suas chances.
Então, anote as dicas que você julga serem valiosas, reúna sua equipe e coloque a mão na massa.
Boa sorte!