A máxima: tempo é dinheiro, só é verdadeira, de fato, se for bem utilizado.
Por isso, de duas uma: se você estiver lendo esse texto próximo a Black Friday, corra para se planejar. A principal data promocional do comércio no ano exige preparo e uma campanha muito bem estruturada.
Agora, se você tiver um bom tempo, utilize ele da melhor forma. Leia o texto com calma e repasse com sua equipe as dicas que você vai encontrar aqui.
Origem da Black Friday
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, normalmente realizada na quarta sexta-feira do mês de novembro, logo após o feriado do Dia de Ação de Graças.
A origem do termo é incerta, mas a principal hipótese é referente a quando dois especuladores do mercado financeiro decidiram tomar medidas ilegais em cima da Bolsa de Nova York.
Para corrigir a ação, o governo norte americano interveio elevando a oferta da matéria-prima do mercado que foi manipulado, derrubando os preços.
Essa queda motivou a criação da Black Friday, data atualmente adotada por empresas em vários países do mundo.
Números sobre a Black Friday 2021
A Black Friday tem o objetivo de aquecer o consumo e venda de mercadorias através de promoções agressivas.
Em 2021, a data apresentou um faturamento de R$ 5,41 bilhões, número 5,8% maior que no ano de 2020.
Um ponto interessante é que o pico de vendas ocorreu entre 10h e 14h, sendo um horário importante para você explorar suas promoções mais quentes.
Outro ponto relevante, é que os dispositivos móveis foram os meios mais utilizados para a visita de lojas e apps em promoção, com mais de 60% dos acessos.
Isso coloca o SMS na vanguarda da sua campanha, somado com o e-mail e WhatsApp, também bastante utilizados para acesso em dispositivos móveis.
Como decolar uma campanha de SMS marketing para a Black Friday
Tendo em mente os dados importantes que colocamos acima, fique agora com as dicas para você melhorar e otimizar suas vendas através da Black Friday.
Entenda o que é Marketing Digital, SMS Marketing e como aplicar em seu negócio
1. Prepare seu estoque
Comece organizando o seu estoque e as promoções mais rentáveis para o seu negócio.
Aproveite para vender produtos acumulados em estoque e fazer promoções mais ousadas para eles.
É importante que seus clientes mais fiéis se sintam exclusivos e recebam ofertas em primeira mão.
2. Planeje-se
Antecedência é fundamental. A Black Friday pode ser seu primeiro contato com muitos clientes e eles só voltarão à loja se ficarem satisfeitos com os produtos que adquirem e no tratamento pós e durante a venda, por isso, invista bastante em relacionamento e pós-compra.
3. Tenha uma base de leads limpa
Manter a base de leads limpa nada mais é do que continuar o contato apenas com pessoas que possuem real interesse em receber seus conteúdos e adquirir seu serviço ou produto.
Essa estratégia é capaz de reduzir os custos da comunicação, removendo leads inativos, duplicados ou até mesmo os que estão com caracteres errados.
4. Tenha o controle da campanha
Uma comunicação integrada pode ser o diferencial para uma boa efetividade.
Saiba quem é sua persona e elabore promoções, mensagens e anúncios de acordo com esse público.
Ferramentas como Facebook Ads e Google Ads podem te ajudar a falar com o público certo e podem ser utilizados juntos com o SMS para reunir informações relevantes para conduzir a sua comunicação durante o evento.
Assim, você pode elaborar planos de ação diferentes caso fuja do que você espera para a data.
Utilize SMS para sua campanha de Black friday
Escreva mensagens que vendem, mas não apenas isso. Escreva mensagens que aqueçam o público, que gerem algum tipo de gatilho e os motive a ficarem atentos para suas promoções.
Confira alguns exemplos que podem ajudar.
a. Avise sua base sobre as ofertas
É importante aquecer a sua base de clientes, alertando para a sua participação da data e também os beneficiando com ofertas exclusivas.
b. Indique e ganhe
Seu negócio trabalha com a mecânica de mensalidade? Ofereça promoções como indique e ganhe:
c. Pague um leve dois
Lembra do momento mais propício para vendas? Entre às 10h e 14h? Esse é o momento das suas promoções mais agressivas como “Pague um leve dois”.
Assim, para que não haja prejuízo, o ideal é que essa oferta seja válida para produtos com maior rentabilidade ou que a promoção funcione com um limite de horário mais limitado.
d. Recomende produtos relacionados
Observe os produtos que saem mais e, com essa percepção, ofereça produtos que façam sentido para sua maior base de clientes.
e. Lembre seus clientes de finalizar a compra
A Black Friday aumenta eventualmente o número de acessos e nem todas visitas são convertidas em compras. Por isso, fale com essas pessoas, principalmente as que abandonaram o carrinho.
f. Rastreamento e status de pedidos
Como comentamos, é importante investir no pós-venda e a atualização da entrega é essencial para todo e-commerce.
Conclusão
O SMS pode ser um dos seus principais aliados nessa Black Friday. Isso junto com um bom planejamento e monitoramento.
Ele possui ferramentas que podem servir para aquecer seus clientes, inserir links para sua landpage de vendas e até mesmo acompanhar o pós-compra.
Experimente gratuitamente nossa plataforma, mas fique atento às datas e comece agora mesmo a utilizar SMS na sua comunicação.