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Black Friday 2022: Como utilizar o SMS para uma excelente campanha de marketing

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  • Post last modified:11/10/2022

A máxima: tempo é dinheiro, só é verdadeira, de fato, se for bem utilizado. 

Por isso, de duas uma: se você estiver lendo esse texto próximo a Black Friday, corra para se planejar. A principal data promocional do comércio no ano exige preparo e uma campanha muito bem estruturada.

Agora, se você tiver um bom tempo, utilize ele da melhor forma. Leia o texto com calma e repasse com sua equipe as dicas que você vai encontrar aqui.

Origem da Black Friday

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, normalmente realizada na quarta sexta-feira do mês de novembro, logo após o feriado do Dia de Ação de Graças.

A origem do termo é incerta, mas a principal hipótese é referente a quando dois especuladores do mercado financeiro decidiram tomar medidas ilegais em cima da Bolsa de Nova York.

Para corrigir a ação, o governo norte americano interveio elevando a oferta da matéria-prima do mercado que foi manipulado, derrubando os preços.

Essa queda motivou a criação da Black Friday, data atualmente adotada por empresas em vários países do mundo.

Números sobre a Black Friday 2021

A Black Friday tem o objetivo de aquecer o consumo e venda de mercadorias através de promoções agressivas.

Em 2021, a data apresentou um faturamento de R$ 5,41 bilhões, número 5,8% maior que no ano de 2020.

Um ponto interessante é que o pico de vendas ocorreu entre 10h e 14h, sendo um horário importante para você explorar suas promoções mais quentes.

Outro ponto relevante, é que os dispositivos móveis foram os meios mais utilizados para a visita de lojas e apps em promoção, com mais de 60% dos acessos.

Isso coloca o SMS na vanguarda da sua campanha, somado com o e-mail e WhatsApp, também bastante utilizados para acesso em dispositivos móveis.


Como decolar uma campanha de SMS marketing para a Black Friday

Tendo em mente os dados importantes que colocamos acima, fique agora com as dicas para você melhorar e otimizar suas vendas através da Black Friday.

Entenda o que é Marketing Digital, SMS Marketing e como aplicar em seu negócio

1. Prepare seu estoque

Comece organizando o seu estoque e as promoções mais rentáveis para o seu negócio.

Aproveite para vender produtos acumulados em estoque e fazer promoções mais ousadas para eles.

É importante que seus clientes mais fiéis se sintam exclusivos e recebam ofertas em primeira mão.

2. Planeje-se

Antecedência é fundamental. A Black Friday pode ser seu primeiro contato com muitos clientes e eles só voltarão à loja se ficarem satisfeitos com os produtos que adquirem e no tratamento pós e durante a venda, por isso, invista bastante em relacionamento e pós-compra.

3. Tenha uma base de leads limpa

Manter a base de leads limpa nada mais é do que continuar o contato apenas com pessoas que possuem real interesse em receber seus conteúdos e adquirir seu serviço ou produto.

Essa estratégia é capaz de reduzir os custos da comunicação, removendo leads inativos, duplicados ou até mesmo os que estão com caracteres errados.

4. Tenha o controle da campanha

Uma comunicação integrada pode ser o diferencial para uma boa efetividade.

Saiba quem é sua persona e elabore promoções, mensagens e anúncios de acordo com esse público.

Ferramentas como Facebook Ads e Google Ads podem te ajudar a falar com o público certo e podem ser utilizados juntos com o SMS para reunir informações relevantes para conduzir a sua comunicação durante o evento.

Assim, você pode elaborar planos de ação diferentes caso fuja do que você espera para a data.


Utilize SMS para sua campanha de Black friday

Escreva mensagens que vendem, mas não apenas isso. Escreva mensagens que aqueçam o público, que gerem algum tipo de gatilho e os motive a ficarem atentos para suas promoções.

Confira alguns exemplos que podem ajudar.

a. Avise sua base sobre as ofertas

É importante aquecer a sua base de clientes, alertando para a sua participação da data e também os beneficiando com ofertas exclusivas.

“Comprar é bom, mas na Black Friday da COMTELE é melhor ainda. Responda SIM e receba promoções exclusivas.”

b. Indique e ganhe

Seu negócio trabalha com a mecânica de mensalidade? Ofereça promoções como indique e ganhe:

“Na Academia COMTELE, durante a Black Friday, ao indicar um amigo, você recebe 70% de desconto na próxima mensalidade.”

c. Pague um leve dois

Lembra do momento mais propício para vendas? Entre às 10h e 14h? Esse é o momento das suas promoções mais agressivas como “Pague um leve dois”.

Assim, para que não haja prejuízo, o ideal é que essa oferta seja válida para produtos com maior rentabilidade ou que a promoção funcione com um limite de horário mais limitado.

“COMTELE: POR TEMPO LIMITADO: Compre uma peça de roupa e leve outra. Válido somente entre às 10h e 14h.”

d. Recomende produtos relacionados

Observe os produtos que saem mais e, com essa percepção, ofereça produtos que façam sentido para sua maior base de clientes.

“COMTELE: Olá, Gustavo. Ainda precisando de moletons? Conheça outros modelos acessando www.comtele.com.br/moletom”

e. Lembre seus clientes de finalizar a compra

A Black Friday aumenta eventualmente o número de acessos e nem todas visitas são convertidas em compras. Por isso, fale com essas pessoas, principalmente as que abandonaram o carrinho.

“COMTELE: Você abandonou o carrinho?! Ainda dá tempo de aproveitar o valor promocional da sua compra. Peça pelo link.”

f. Rastreamento e status de pedidos

Como comentamos, é importante investir no pós-venda e a atualização da entrega é essencial para todo e-commerce.

“Comtele: Sua entrega já saiu para o destinatário, para consultar a localização em tempo real utilize o código: CM330675999BR.”

Conclusão

O SMS pode ser um dos seus principais aliados nessa Black Friday. Isso junto com um bom planejamento e monitoramento.

Ele possui ferramentas que podem servir para aquecer seus clientes, inserir links para sua landpage de vendas e até mesmo acompanhar o pós-compra.

Experimente gratuitamente nossa plataforma, mas fique atento às datas e comece agora mesmo a utilizar SMS na sua comunicação.