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Qual a melhor estratégia para sua empresa: SMS ou E-mail Marketing?

  • Post category:Marketing / Geral
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  • Post last modified:22/12/2022

Saiba definitivamente qual a melhor ferramenta para o seu negócio.

Este artigo vai tratar das diferenças e benefícios desses canais de comunicação e você vai entender, de uma vez por todas, qual utilizar para o seu caso.

Siga com a gente.

SMS Marketing é efetivo mesmo?

O desenvolvimento muito acelerado da tecnologia pode ter colocado em algumas pessoas uma dúvida sobre a efetividade do bom e velho SMS.

A chegada do WhatsApp, por exemplo, aumentou ainda mais essa desconfiança.

No entanto, apesar da sua efetividade em conversas pessoais, para uma estratégia de marketing, o WhatsApp acaba se provando uma alternativa ineficaz.

Afinal, a prática de disparos em massa através de plataformas de gestão pelo WhatsApp é PROIBIDA pelo próprio aplicativo, podendo levar ao banimento e multas.

Por isso, as melhores alternativas são o E-mail Marketing e SMS Marketing.

Quais as vantagens do E-mail Marketing?

O uso de e-mail é muito comum para promover serviços e produtos, além de melhorar o seu relacionamento com clientes e colaboradores da sua marca.

O e-mail ainda conta com sistemas de envio que permitem medir o quão eficiente suas ações estão sendo, possibilitando você avaliar e melhorar suas campanhas.

Se bem feitos, o e-mail pode alavancar suas vendas e aproximar seus clientes da sua marca. Entenda agora, dicas de como criar uma boa campanha de e-mail marketing.

Dicas para um E-mail Marketing efetivo

Vamos fazer um exercício? Dê uma pausa neste texto e abra agora a sua caixa de e-mail. Salvo engano, você provavelmente vai ter muitos e-mails não abertos.

Tente entender o motivo pelo qual não abriu esses e-mails. De uma maneira muito simplificada, essas mensagens não foram atrativas o suficiente.

Talvez, olhando agora, algumas te atraiam e é por isso que você deve ficar atento a uma dica importante: a frequência e horário de envio.

Além disso, não envie apenas promoções. Ofereça conteúdos gratuitos e relevantes para o seu cliente e faça com que seu e-mail seja aberto.

Então, o E-mail Marketing é a melhor opção? Talvez seja para o seu caso, mas, antes, entenda quais as vantagens do SMS.

Quais as vantagens do SMS?

O sucesso de outros canais de comunicação como o WhatsApp transformaram a maneira como as pessoas utilizam o SMS, fazendo com que o aplicativo, que era muito utilizado para uma troca de mensagens, passasse a ter um conteúdo de teor mais empresarial.

Isso se deu por conta da possibilidade de monitoramento e envio de mensagens em massa, de maneira mais prática, por parte do aplicativo.

Além disso, por ser universal, mensagens que visam um maior alcance, tendem a ter mais resultados por SMS.

O canal ainda possui cerca de 97% de taxa de abertura, sendo maior que todos os outros canais do mercado, facilitando a chegada e a leitura da informação a ser passada.

Por estes motivos, muitas empresas têm utilizado o SMS para a comunicação externa, status de compra, marketing, pesquisa de satisfação, entre outros usos.

Melhores usos para o SMS

Bastante versátil, o SMS pode ser utilizado de diversas formas dentro do seu ambiente corporativo. Seus principais usos são:

  • Enviar cupons de desconto;
  • Enviar lembretes de agendamento;
  • Compartilhar promoções com links;
  • Fazer cobranças;
  • Realizar pesquisas de satisfação;
  • Confirmar compras virtuais;
  • Comunicar internamente com colaboradores em empresas;
  • Fazer a comunicação geral de instituições;
  • Enviar boletos para o pagamento;
  • Marketing e monitoramento de campanhas;
  • Realizar a logística de entregas.

Essa ferramenta, inclusive, permite que você inclua links diretos para a realização de compras e pagamentos de boleto.

Afinal, qual utilizar?

Apesar do e-mail permitir o uso de imagens e formatações diferentes e criativas, falando em efetividade, o SMS tem números melhores em visualização e custo-benefício.

Isso tudo, no entanto, não limita o uso de apenas uma das plataformas. Em casos de orçamentos menores, a melhor indicação seria, sim, o SMS, mas se possuir um bom orçamento para as campanhas, a melhor dica é utilizar as duas plataformas.

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