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Saiba como vender mais no dia dos pais

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  • Post last modified:14/10/2021

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para fomentar as vendas, seja em lojas físicas ou online. Nos últimos anos os dados tem se mostrado favoráveis ao e-commerce, que vêm aumentando as vendas consideravelmente. Entre os motivos apontados pelos consumidores para essa opção é a facilidade de compra e a comodidade.

Dia dos Pais, Dia das Mães ou Dia dos Namorados: qual data você acredita que teve maior faturamento em ecommerces no ano passado? Apesar do lucro crescer anualmente para todas essas datas, um dos resultados é surpreendente: o Dia dos Pais deixou de ser uma data secundária de faturamento para ecommerce e ultrapassou duas celebrações que foram consideradas os grandes picos de vendas do varejo por muitos anos.

Segundo dados da empresa Ebit, que realiza pesquisas sobre hábitos e tendências do comércio eletrônico no Brasil, em 2016 o faturamento dos ecommerces na época do Dia dos Pais foi de R$ 1,76 bilhão — 12% a mais em comparação com o ano anterior.

Quer mais efetividade nas suas vendas online? Está buscando expandir seu mercado, encontrar novas formas de aumentar seus ganhos? Se você está sentindo que as vendas estabilizaram ou diminuíram, está na hora de mudar de estratégia e buscar outras maneiras de engajar seu cliente. Comtele mostra neste artigo algumas dicas para impulsionar suas vendas online e fazer seu negócio crescer, vamos lá!

Analise o Cenário

A expectativa de crescimento para o comércio eletrônico permanece em alta no Brasil. De acordo com levantamento realizado pelo eMarketer, instituto de pesquisa estadunidense especializado no mercado virtual, o cenário é favorável para quem deseja investir ou expandir os negócios no e-commerce. O estudo mostrou, por exemplo, que o país é o 10º na lista de maiores vendedores online do mundo e o único representante da América Latina. Espera-se, ainda, que o e-commerce seja responsável por cerca de 5% do total crescimento anual das vendas (tanto online quanto offline) no Brasil até 2018.

O crescimento das vendas online – aliado aos avanços tecnológicas – tem mudado gradativamente o sistema e-commerce, possibilitando que as tendências renovem o mercado. Uma das principais novidades é a adequação da loja virtual aos dispositivos móveis. A implementação de plataforma adaptada para os smartphones e tablets é imperativa para quem deseja ampliar ou investir no e-commerce.

Comunidades virtuais, links patrocinados, redes sociais, blogs, vídeos, podcasts. Os recursos para atrair visitantes à sua página na internet nunca foram tantos e tão fáceis de usar. Mas, para as empresas que pretendem vender pela rede, existe um desafio a mais: fazer com que as pessoas comprem. A “taxa de conversão” — como é chamado o número de clientes que finalizam uma compra em relação ao total de visitantes do site — varia, em média, entre 0,5% e 5%. “A boa notícia é que a credibilidade da web vem aumentando muito.

São mais pessoas comprando online, o que também significa um esforço maior das marcas em conquistar a atenção e a preferência do consumidor na web. E, nesse cenário, o Marketing Digital ajuda a criar identificação, a resolver problemas e a elaborar benefícios personalizados para o público.

Para ajudar você na criação de ações de Marketing Digital para seu ecommerce vender mais, Comtele seleciona ideias de conteúdos para diversas fases da jornada de compra.

1. Ajude seu cliente a escolher o melhor presente

Escolher um presente é o primeiro desafio da data. Segundo dados do Google Trends, a busca por “presente dia dos pais” tem seu pico entre a última semana de julho e primeira semana de agosto. Ainda analisando esta busca, vemos um volume de crescimento para “presente criativo” e para “DIY” (do it yourself, ou faça você mesmo) relacionados a presentes. Aproveite a tendência e crie envolvimento emocional com o seu cliente dando dicas que podem incluir seu produto, mas que sejam uma experiência inesquecível entre pais e filhos.

Os clientes não compram produtos apenas por suas características físicas, mas sim por seus benefícios ou utilidades. Isso significa que o negócio deve acompanhar o passo do consumidor para oferecer, por meio do produto/serviço, conjunto de benefícios (funcionais e emocionais) que o satisfaça. Para isso, é preciso realizar estudo complexo sobre as tendências de mercado e consumo. Esta variável também contribui para a inovação dos produtos/serviços: permite à empresa repensar sobre o posicionamento do produto, ou seja, verificar se é a hora de amadurecer e atingir novos mercados ou se é o momento de uma modificação na apresentação dos produtos/serviços ou reavaliar a forma de vender, o que implica em condicionar o produto/serviço a uma nova realidade.

O importante é analisar as possibilidades e as necessidades de inovação, de acordo com o mercado consumidor e como ele evolui.

2. Planejamento

Utilizar ferramentas que conseguem se comunicar com seu cliente de forma rápida e personalizada são ótimas formas de construção da confiança da marca, além de eficiente na busca pelo crescimento das vendas e da taxa de conversão, o e-mail marketing se mantém como importante estratégia no mix de marketing digital. Para maximizar as chances de sucesso de uma campanha de e-mail marketing, adotar uma visão estratégica é essencial.

Para que sua ação de marketing sazonal conquiste os resultados esperados é indispensável que os clientes sejam informados a tempo.

Principalmente, para que eles desenvolvam o interesse por seus produtos ou serviços na data comemorativa escolhida por você. Por isso, é essencial que você faça um planejamento cuidadoso de cada uma de suas ações. Isso permite a criação de peças promocionais para a divulgação de sua campanha e prepara você para um possível aumento na demanda que a promoção na data comemorativa pode gerar.

O planejamento detalhado permite um bom levantamento de ideias, além da criação de promoções e condições especiais, juntamente com toda a divulgação da campanha. Isso ajudará, e muito, a se preparar para um possível aumento na demanda que as campanhas possam gerar, ajudando também a criar condições para que elas sejam cada vez mais previsíveis. Outra vantagem de se planejar é que isso pode ajudar a garantir a realização de uma comunicação mais clara e objetiva com o público que se quer atingir, além de dar condições de antecipar qualquer problema que possa acontecer. Para que a campanha seja o mais eficiente possível, é preciso que as datas comemorativas sejam selecionadas com cuidado. Até porque, na maioria dos casos, é preciso direcionar o foco para os momentos certos.

Tão importante quanto planejar e executar bem a estratégia das campanhas de marketing sazonal, é ser ágil e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho. Portanto, é importante analisar constantemente o desempenho de cada uma delas e corrigir a sua estratégia, quando for necessário.

Mostre ao seu cliente que você planejou algo especial para aquela ocasião, faça-o saber que você possui o produto ou serviço que ele procura. O contato pode ser feito via SMS, por E-mail Marketing, via rede social, da forma que desejar.

Além de garantir uma comunicação clara com seus clientes, planejar com antecedência ajuda a antecipar problemas que poderiam ser gerados em uma campanha de datas comemorativas.

3. Ofereça benefícios diferenciados

Somar forças é fazer a diferença. O empreendedor que percebe isso encontra benefícios para ele e para seu cliente. Para cativar seus clientes e superar a concorrência, é preciso oferecer benefícios. Considere, por exemplo, bancar o valor do frete a partir de um determinado valor, estimular vendas de mais de um produto e criar promoções temáticas. Uma ótima maneira de celebrar as datas comemorativas é presenteando as pessoas. Afinal, durante a maior parte dos feriados e datas especiais, as pessoas estão presenteando umas às outras. Promoções e sorteios aumentam o engajamento e alcance das suas campanhas. A empresa pode incorporar essa estratégia ao seu negócio.

4. Utilize redes sociais

vender mais

Não é novidade dizer que as redes sociais promoveram grandes mudanças no relacionamento cliente x empresa. A oportunidade de falar diretamente com quem consome o produto ou serviço e, entre outras coisas, a de dar ao público um retorno imediato tornou tais canais indispensáveis para quem tem como grande meta crescer no mercado e firmar-se nele.  As redes sociais, que são poderosas ferramentas de marketing de relacionamento, tornaram-se um meio propício para que marcas apresentem suas propostas, exaltem suas vantagens, explorem todo seu potencial criativo para conquistar o cliente mais exigente e, sobretudo, testem a capacidade que têm de lidar com reclamações. É lá onde as pessoas mais falam de seus descontentamentos, visto que esse tipo de atitude, dada a exposição, acelera possíveis correções a fim da garantir a tão desejada satisfação do cliente.

Atualmente é indispensável que uma empresa tenha uma presença online e pratique seu marketing em redes sociais. Porém, é importante reforçar que não basta estar em todas as redes e não utilizá-las de maneira correta.  O que realmemte vale é descobrir onde o seu público está. E muitas vezes a única forma de descobrir isso é testando. Você não vai sair perdendo se criar um perfil em uma rede social e descobrir que o seu nicho de negócio não está lá.

Além do aprendizado, as chances de você encontrar o seu cliente lá e conseguir trazer alguns bons resultados para sua empresa são muito maiores.

Para finalizar nosso post, podemos dizer que, se tanto o mercado de vendas de produtos, quanto de serviços aquecem consideravelmente nas datas comemorativas, obviamente uma empresa que deseja deixar usufruir do que essas datas têm a oferecer para o crescimento das vendas precisam de um bom marketing.

É exatamente a capacidade da empresa de se posicionar de forma correta e para o seu público certo, que faz com que ela aproveite ou não o potencial das datas comemorativas.

A questão é que, apenas a criação de uma promoção qualquer não representa o atrativo suficiente para você alcançar o objetivo de aparecer e vender mais.

É preciso entender o mercado, nesse caso, como o público vê a data e o que ela representa para o mercado atual. Assim desenvolver as ações de marketing de acordo com o momento.  E em todas estas etapas a Comtele ajuda você, fornecendo as melhores ferramentas de comunicação, de uma forma personalizada e rápida.