Saiba definitivamente qual a melhor ferramenta para o seu negócio.
Este artigo vai tratar das diferenças e benefícios desses canais de comunicação e você vai entender, de uma vez por todas, qual utilizar para o seu caso.
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SMS Marketing é efetivo mesmo?
A chegada do WhatsApp, por exemplo, aumentou ainda mais essa desconfiança.
No entanto, apesar da sua efetividade em conversas pessoais, para uma estratégia de marketing, o WhatsApp acaba se provando uma alternativa ineficaz.
Afinal, a prática de disparos em massa através de plataformas de gestão pelo WhatsApp é PROIBIDA pelo próprio aplicativo, podendo levar ao banimento e multas.
Por isso, as melhores alternativas são o E-mail Marketing e SMS Marketing.
Quais as vantagens do E-mail Marketing?
O uso de e-mail é muito comum para promover serviços e produtos, além de melhorar o seu relacionamento com clientes e colaboradores da sua marca.
O e-mail ainda conta com sistemas de envio que permitem medir o quão eficiente suas ações estão sendo, possibilitando você avaliar e melhorar suas campanhas.
Se bem feitos, o e-mail pode alavancar suas vendas e aproximar seus clientes da sua marca. Entenda agora, dicas de como criar uma boa campanha de e-mail marketing.
Dicas para um E-mail Marketing efetivo
Vamos fazer um exercício? Dê uma pausa neste texto e abra agora a sua caixa de e-mail. Salvo engano, você provavelmente vai ter muitos e-mails não abertos.
Tente entender o motivo pelo qual não abriu esses e-mails. De uma maneira muito simplificada, essas mensagens não foram atrativas o suficiente.
Talvez, olhando agora, algumas te atraiam e é por isso que você deve ficar atento a uma dica importante: a frequência e horário de envio.
Além disso, não envie apenas promoções. Ofereça conteúdos gratuitos e relevantes para o seu cliente e faça com que seu e-mail seja aberto.
Então, o E-mail Marketing é a melhor opção? Talvez seja para o seu caso, mas, antes, entenda quais as vantagens do SMS.
Quais as vantagens do SMS?
O sucesso de outros canais de comunicação como o WhatsApp transformaram a maneira como as pessoas utilizam o SMS, fazendo com que o aplicativo, que era muito utilizado para uma troca de mensagens, passasse a ter um conteúdo de teor mais empresarial.
Isso se deu por conta da possibilidade de monitoramento e envio de mensagens em massa, de maneira mais prática, por parte do aplicativo.
Além disso, por ser universal, mensagens que visam um maior alcance, tendem a ter mais resultados por SMS.
O canal ainda possui cerca de 97% de taxa de abertura, sendo maior que todos os outros canais do mercado, facilitando a chegada e a leitura da informação a ser passada.
Por estes motivos, muitas empresas têm utilizado o SMS para a comunicação externa, status de compra, marketing, pesquisa de satisfação, entre outros usos.
Melhores usos para o SMS
- Enviar cupons de desconto;
- Enviar lembretes de agendamento;
- Compartilhar promoções com links;
- Fazer cobranças;
- Realizar pesquisas de satisfação;
- Confirmar compras virtuais;
- Comunicar internamente com colaboradores em empresas;
- Fazer a comunicação geral de instituições;
- Enviar boletos para o pagamento;
- Marketing e monitoramento de campanhas;
- Realizar a logística de entregas.
Essa ferramenta, inclusive, permite que você inclua links diretos para a realização de compras e pagamentos de boleto.
Afinal, qual utilizar?
Apesar do e-mail permitir o uso de imagens e formatações diferentes e criativas, falando em efetividade, o SMS tem números melhores em visualização e custo-benefício.
Isso tudo, no entanto, não limita o uso de apenas uma das plataformas. Em casos de orçamentos menores, a melhor indicação seria, sim, o SMS, mas se possuir um bom orçamento para as campanhas, a melhor dica é utilizar as duas plataformas.
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