Otimize sua Cobrança via Canais Digitais

Vira e mexe empresas de todo o Brasil são surpreendidas com paralisação de um dos setores de extrema importância: Correios.

Por ano, cerca de 6,5 bilhões de telegramas, contas, boleto bancários e cartas comerciais e não comerciais são entregues pelos Correios.

Quer ouvir este conteúdo? Experimente ouvir pelo player abaixo.


O correio sempre foi um serviço fundamental na vida em sociedade, visto que a comunicação é uma necessidade básica em qualquer civilização, mesmo que em longas distâncias.

VEJA COMO É RÁPIDO E
EFICIENTE

TESTE AGORA

EM UM CLIQUE

Com o processo de globalização e inovações tecnológicas, talvez este serviço tenha perdido um pouco de sua força como meio de comunicação, já que serviços como o email e aplicativos de mensagens instantâneas acabaram se tornando as opções preferenciais.

Ainda assim, a internet impulsionou outra atribuição do correio, que é a entrega de correspondências, estimulada pelo comércio online.

Os correios continuam a ter uma importância vital na sociedade, sendo extremamente úteis no envio de informação e mercadoria entre cidades, países e continentes. Eles são um canal de comunicação e de contato entre pessoas muito importante. São também um elemento essencial na economia, facilitando as trocas comerciais. Não importa quanto tempo passe, o serviço de correio continua sendo importante.

Portanto, quando um serviço desta importância entra em greve, ou ocorrem falhas, qual a melhor alternativa para sua empresa? Neste post vamos mostrar algumas alternativas efetivas. Vamos lá.

Atualmente existem vários canais sendo utilizados no mercado de cobrança para contatar o cliente inadimplente. Mas qual apresenta o melhor custo x benefício? Há várias respostas para essa pergunta, pois cada nicho de clientes apresenta um comportamento diferente mediante a cada canal de contato. As características que influenciam na resposta de cada canal são a faixa de atraso (aging), produto e/ou segmento, região e a idade do inadimplente.

Muitos devedores ficam constrangidos na hora de negociar uma dívida com uma pessoa, neste caso, os portais de auto negociação fazem um papel muito interessante. É possível automatizar negociações usando tecnologias como: SMS Marketing, chat de atendimento, bots no Messenger do Facebook e URA. Não adianta usar tais tecnologias sem fazer um estudo aprofundado para criar árvores de navegação eficientes. Com certeza, isso fará a diferença entre o sucesso e o fracasso, neste caso, contar com a ajuda de especialistas em automação é o caminho ideal. E é esta ajuda que a Comtele oferece a você, que deseja ter eficiência nos resultados de suas cobranças.

Comtele conta com SMS Marketing e Interativo, poderosas ferramentas de comunicação entre você e seu cliente. A utilização das mensagens geram várias vantagens para as empresas, uma delas é a possibilidade do envio de mensagens personalizadas e até programadas para dias e horas mais convenientes. O custo chega a ser 96% mais barato que mandar uma cobrança via carta ou gastar com ligações, pois elimina gastos com impressão, postagem, etc.

Vamos listar abaixo os principais vantages de se utilizar SMS Cobrança Comtele:

Agilidade na Cobrança e Comunicação Cliente: O SMS é uma forma de comunicação prática e instantânea nesse mercado de cobrança, na qual a pessoa recebe a notificação de cobrança segundos após o envio por parte da empresa. É uma maneira, portanto, rápida e eficiente de se comunicar com o cliente, lembrá-lo de seus compromissos e ajudá-lo a evitar, quando possível, a inadimplência. Além disso, não se esqueça de que o SMS permite alcançar um grande número de pessoas ao mesmo tempo, e que provavelmente elas lerão a mensagem assim que a receberem, visto que um levantamento feito pela Frost & Sullivan mostra que taxa de leitura é de ate 98% assim que o SMS é recebido, visto que, atualmente todos têm um aparelho celular e permanecem próximos a ele ao longo do dia.

Comunicação Direta e Amigável: Uma vantagem muito positiva do SMS é que ele é claro e direto no mercado de cobrança, por ter uma quantidade limitada de caracteres a mensagem é na maioria das vezes, direta ao ponto, sem rodeios. Tendo uma aceitação muito grande por parte de quem recebe a mensagem, a cobrança utilizando esta ferramenta é vista pelo cliente como uma forma amigável de comunicação, pois a mensagem de SMS é assimilada pelo cliente mais como um lembrete do que como uma cobrança.

Melhor Custo x Benefício: A mensagem de SMS é mais barata do que a cobrança impressa, a qual implica em custos operacionais de impressão, transporte e postagem, além de poder demorar vários dias até que chegue ao destino.Também é mais barato do que uma ligação, que demanda uma equipe de call center treinada para efetuar as chamadas.

Variedade Envio/Utilização: Nem todas a mensagens de SMS para cobrança têm o mesmo propósito ou o mesmo formato. Você pode utilizar o SMS especificamente para a realização do pagamento, enviado ao usuário o código de barras da conta ou o número do boleto. O outro tipo de SMS é o que comunica o cliente sobre a data de sua parcela e o convida a passar na loja para efetuar o pagamento. Caso deseje realizar esta rotina de forma automática, a Comtele possui API de integração, que tornara o processo automático, ajudando assim a evitar falhas de envio referente as datas.

E-Mail para envio Boletos/Faturas e Comunicação Geral: O uso do email é o principal motivo de acesso à web no Brasil, segundo estudos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Uma das vantagens de se realizar uma campanha de Email Marketing é a receptividade que essa forma de comunicação oferece. A concentração por parte do público-alvo é muito maior quando a mensagem chega diretamente em sua caixa de e-mails. E analisando alguns números, verificamos que 91% dos consumidores relatam abrir o email ao menos uma vez no dia; 82% dos usuários mobile recebem e enviam emails diariamente utilizando smartphones. O email é a ferramenta de acesso mais utilizada na internet (você não consegue criar contas em redes sociais sem ter um email, por exemplo).

Existem muitas ações para recuperar dívidas vencidas e não pagas pelos clientes. Uma boa estratégia de cobrança utiliza um mix destas ações para conseguir entrar em contato com a carteira de inadimplentes. Geralmente essas ações são: contato telefônico, envio de SMS e email.

Todas estas ações possuem desempenhos e custos diferentes. Por isso, faz toda a diferença estudar e entender onde encaixar cada uma delas no seu processo de cobrança, levando em consideração o perfil do cliente, tempo de atraso da dívida e quanto sua empresa vai gastar com cada uma delas.

O envio de email de cobrança tem crescido muito nos últimos tempos e é o meio de contato com o menor custo até o momento. Por isso, é importante solicitar o correio eletrônico do seu cliente e atualizá-lo sempre que possível.
Veja alguns pontos importantes que devemos levar em consideração na hora de criar um email de cobrança:

Checklist

Para que sua empresa ou área de cobrança tenha um bom desempenho na recuperação da inadimplência é necessário criar boas estratégias. Lembre-se que ações conjuntas e alinhadas tornam seu processo de cobrança mais eficiente e dinâmico.

Através da ferramenta de envio de Email Comtele você terá um excelente alcance pois um email é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na Internet e as pessoas já têm a ferramenta totalmente incorporada às suas vidas. Não são poucas as pessoas que vão além e são até compulsivas com seu uso, passando o tempo todo com a caixa de email aberta e conferindo cada nova mensagem que chega. Isso é extremamente comum, principalmente em ambiente corporativo. Somado a isso, o fato de quase todo mundo ter um smartphone faz o email ganhar ainda mais força. Além disso, os emails são uma forma de contato mais direta e personalizada.

Um bom sistema de cobrança é um aliado para a implantação e execução de processos eficientes e eficazes. Conheça a Comtele e saiba mais sobre como criar estratégias e ações de forma rápida, segura e automatizada.

SOLICITE UM TESTE GRÁTIS
DE NOSSO SISTEMA

"