Como Criar Estratégias de Marketing Digital para sua Loja Virtual

A Importância da Comunicação no Relacionamento e Fidelização com Cliente

O E-commerce brasileiro começa 2017 com boa perspectiva de faturamento: a expectativa é de alta de 10% a 15% no ano, após encerrar 2016 com crescimento previsto de 8% nas contas do Ebit, e de 11% segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). A previsão é do presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e CEO da Ebit, Pedro Guasti, com base na Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico FecomercioSP/Ebit.  Em 2017, segundo ele, uma estratégia que deve ser usada para as empresas do segmento elevarem as vendas é a oferta de cupons de desconto, mercado que teve bom desempenho em 2016.

Quer ouvir este conteúdo? Experimente ouvir pelo player abaixo.


Fato é que o consumidor moderno tem saído cada dia menos de casa para ir às compras. Alguns fatores como o trânsito (cada dia mais lotado) e ter que praticamente lutar por uma vaga no estacionamento para, só então, iniciar o processo de compra, contribuíram para essa mudança de hábitos.  Bem se antes não havia saída – era passar por todo este stress para ir às compras ou… passar por todo este stress! – agora o processo de comprar está a um clique das nossas mãos! Hoje são inúmeras lojas virtuais, o que oferece o conforto de comprar sem sair de casa para todo mundo.

Nest post vamos abordar dicas para você fisgar de vez o seu consumidor no ambiente virtual, gerando vendas e fidelidade. Vamos lá !

VEJA COMO É RÁPIDO E
EFICIENTE

TESTE AGORA

EM UM CLIQUE

O que é Marketing Digital?

Estratégias de Marketing

Em um mercado competitivo as estratégias de marketing digital para e-commerce desempenham um papel cada vez maior no sucesso de uma loja virtual. Ele já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet, e agora é difícil imaginar como seria viver em um mundo sem ela, não é mesmo?  Apesar de ter surgido há pouco mais de 20 anos, essa vertente do Marketing revolucionou a maneira como empresas comunicam com os consumidores. Mas afinal, o que é marketing digital?

Nos anos 90 surgiu a primeira versão da Internet, um pouco diferente da que conhecemos hoje, chamada de Web 1.0.  Essa internet de antigamente não permitia a interação dos usuários com páginas da web de maneira ativa, mas deixava que eles encontrassem informações em um sistema de busca simples.  Era como uma biblioteca, em que você entra, encontra o que quer, mas não pode alterar o conteúdo que encontrou (imagina se a biblioteca descobre que você rasgou ou desenhou em um livro?).

A comunicação era muito mais de um grande produtor de conteúdo e as pessoas só acessavam o conteúdo de forma passiva.  Foi neste início da Internet que o termo marketing digital foi criado.

No entanto, foi apenas nos anos 2000 que o marketing digital ficou mais parecido com o conhecemos hoje dele.  Era chegada a era da Web 2.0, em que a comunicação era mais democrática, e todo mundo passou a poder a ser também um produtor de conteúdo tão importante e com tanto espaço quanto os grandes portais de mídia e empresas.  Além disso, agora as pessoas podiam interagir, seja entre elas, seja com os conteúdos disponibilizados na rede.

Então o Marketing Digital se fixou como uma importante ferramenta de promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

Comtele especialista em Marketing, oferece ferramentas que agilizam a comunicação com seu cliente, com excelente custo x beneficio. Podemos citar alguns exemplos como:

SMS Online/WEB Torpedo-> Na era digital, os canais de comunicação com o cliente estão cada vez mais práticos e completos. A mobilidade fez as empresas repensarem os canais de suporte ao cliente e o atendimento multicanal se tornou uma necessidade. Imagine que você queira saber a opinião do seu cliente sobre sua empresa, isto mesmo, sobre a qualidade do atendimento, qualidade dos serviços que você oferta no mercado, saber em quais pontos sua empresa acerta e conquista o cliente e em quais ela precisa de mudança para evitar afastar o cliente do seu produto/serviço. E realizar tudo isto sem gerar incomôdo ao cliente, evitando demandar tempo ou gerar desconforto. Pensou em uma forma de fazer isto? Não? Então a Comtele te dá uma alternativa de contato com seu cliente de forma rápida e certeira que é a Pesquisa ao Cliente via SMS Online/Web Torpedo para pesquisa da Comtele.

E-Mail Marketing-> O envio de E-mail Marketing Comtele é uma ferramenta que oferece agilidade de implementação e avaliação de resultados. A mensuração dos envios pode ser feita, por meio de estatísticas de tráfego em seu site, que indicam quantas pessoas receberam o email, clicaram em um link ou efetuaram compras. Quando bem planejadas, as campanhas de E-mail Marketing oferecem altos índices de retorno. Enviar emails segmentados para públicos segmentados é uma forma de direcionar mensagens relevantes para aqueles que de fato desejam receber algum tipo de comunicação de sua empresa. Ao fazer isso, sua empresa se estabelece como fonte de conteúdo relevante, aumentando a autoridade e crebilidade do seu cliente junto a campanha enviada.

Vantagens do Marketing Digital

O Marketing Digital é mais do que uma estratégia, é um novo olhar sobre o marketing da sua empresa.  É uma maneira inovadora e mais adequada de se relacionar com seus leads e clientes, gerando valor por meio de conteúdos que ajudam a educar, informar e entreter. Não importa quem é o seu cliente, seja ele empresa ou pessoa física, ele está conectado!

Não é de hoje que relacionamento é a chave para gerar vendas e a fidelização dos seus clientes – você já deve ter comprado algum produto por admirar muito a marca ou então pelo ótimo atendimento que teve. Apesar desse processo já estar bem definido nas lojas físicas, muitas lojas virtuais ainda estão tendo dificuldade para gerar relacionamento e, consequentemente, aumentar suas vendas. Diante dessa realidade, o trabalho de Inbound Marketing, focado no relacionamento com o seu Lead/cliente e não diretamente na venda, pode ser a estratégia ideal para aumentar as conversões da sua loja virtual.

Separamos algums dicas e como utiliza-las na sua rotina para maior assertividade no uso deste Marketing:

Comunicação-> O site da sua empresa é ainda o ponto central, mais importante. Todas as ações de marketing digital vão levar ao site, e até mesmo o compartilhamento de um cartão de visitas em uma feira vai levar a uma pesquisa no seu site. Tome como exemplo o seu comportamento enquanto consumidor e empresário, e reflita sobre o quanto um bom website lhe ajudou nas tomada de decisão na escolha de um fornecedor.  Sendo assim, comece pelo começo. Marketing digital possibilita a comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil, 24 horas por dia e muitas vezes em tempo real. Dessa forma, a solução de problemas e mal entendidos se torna muito mais fácil, fazendo com que a marca crie uma boa reputação e uma relação mais afetiva com seus consumidores.

Interatividade-> O conteúdo interativo é capaz de envolver o usuário de modo muito mais ativo, fazendo com que ele não sinta, em momento algum, vontade de abandoná-lo. Diferentemente do marketing tradicional, um conteúdo oferecido de modo interativo é capaz de durar muito mais – sendo ele dificilmente vencido pelo tempo de publicação. Na hora de definir o que é conteúdo interativo, cabe destacar que ele pode ser oferecido nos mais variados formatos: por meio de conteúdos exclusivos, promoções, vídeos (em que o usuário não só o assista como também participe), jogos, pesquisas (também capazes de auxiliar no feedback da empresa) e até mesmo simples posts de redes sociais compostos por imagem e texto – desde que tenham, por trás, uma proposta interessante e criativa. Com a comunicação deixando de ser unilateral várias possibilidades se abrem e agora a sua empresas pode criar interações ricas com seu público.

Segmentação-> A segmentação é a sensibilidade para perceber e interagir com as individualidades, ou seja, com aquilo que já é claro: somos diferentes. Com a segmentação, o e-commerce poderá criar mensagens com conteúdo mais focado e que seus contatos tenha maior afinidade e interesse, o que refletirá em maior taxa de abertura do e-mail e, consequentemente, vendas. Outra vantagem é que a segmentação também reduzirá as taxas de opt-out, uma vez que o conteúdo irá mais de encontro à necessidade e interesse do usuário. O primeiro passo é escolher como segmentar. Tenha mente as variáveis do seu negócio que deverão ser categorizadas.

Não comece segmentando tudo o que é possível, vá dividindo as categorias aos poucos para conseguir controlar as reações e analisar os resultados.

Redes Sociais para Auxiliar na Comunicação em Tempo Real

Como o marketing digital tem como base a Internet, tudo pode ser acompanhado em tempo real. Em um mundo com mercado cada vez mais competitivo, no entanto, não basta apenas atrair consumidores para seu negócio.

As redes sociais já estão onipresentes nas nossas vidas. Seja por meio de fotos no Instagram, de notícias no Twitter ou da interação com familiares e amigos no Facebook, essas plataformas se integraram profundamente a nosso cotidiano. E é claro que as empresas não deixariam essa oportunidade de turbinar sua comunicação com o cliente passar.

A segmentação é importante para uma comunicação assertiva

O uso das redes sociais no E-commerce é cada vez mais comum, seja no marketing ou como item de interação nas páginas de detalhes de produtos ou atendimento aos clientes. Essa é uma tendência irreversível no mundo inteiro e exige dos gestores de comércio eletrônico uma reestruturação de suas rotinas e estratégias, principalmente no que se refere ao marketing.

Sua utilização no comércio eletrônico é uma importante ferramenta para aperfeiçoamento de rotinas e processos de lojas virtuais. Com uma política bem estruturada de mídias sociais associada à sua operação de e-commerce pode trazer vários insights sobre como seu negócio é visto pelo público externo.  O feedback gerado nas redes sociais costuma oferecer uma visão isenta sobre as diversas etapas e processos que envolvem o relacionamento da loja virtual e seus clientes, podendo ser usadas para aprimorar diversos processos internos.  Questões como qualidade dos produtos, logística e até mesmo educação sobre o uso de alguns produtos, podem ser facilmente levantadas pelas interações de seus clientes, e até mesmo não clientes, através das mídias sociais.

Investir em redes sociais permite às empresas a expansão do mercado, melhor relacionamento com os clientes e redução de custos, sem falar no uso de campanhas de marketing segmentadas para o público-alvo.

Como você pôde ver, o marketing digital é bem completo e envolve uma série de ações e planejamento avançado.  Ainda há muito espaço para crescimento do marketing digital e, aos poucos, a verba de marketing das empresas está abandonando o offline e indo para a Internet.  Se a sua empresa ainda não investe em marketing digital é hora começar a considerar seriamente, pois os resultados podem ser impressionantes.  Espero que esse post sirva como primeiro passo para você entender o suficiente para ir nessa direção.

A Comtele possui uma plataforma bastante intuitiva e fácil de ser utilizada, tanto no serviço de SMS como de E-mail Marketing, que conta com funcionalidades de personalização e relatório detalhado sobre a campanha enviada. O que garante maior efetividade e resultado.

SOLICITE UM TESTE GRÁTIS
DE NOSSO SISTEMA

"