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SMS para loja virtual

SMS para Loja virtual: aumente as vendas de seu e-acommerce

  • Post category:Marketing
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  • Post last modified:02/08/2021

Seu negócio está enfrentando alguma dificuldade no mundo online?

Sabemos que com a crise que estamos passando por conta do corona vírus, em 2020, o ideal é utilizarmos cada vez mais do meio digital, para mantermos com os nossos negócios.

Com isso, vamos lhe apresentar a melhor forma de como manter seus clientes atualizados, em relação ao seu produto (ou serviço). Vamos lá!

Apenas para contextualizar, o ecommerce brasileiro começa 2017 com boa perspectiva de faturamento: a expectativa é de alta de 10% a 15% no ano, após encerrar 2016 com crescimento previsto de 8% nas contas do Ebit, e de 11% segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). A previsão é do presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e CEO da Ebit, Pedro Guasti, com base na Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico FecomercioSP/Ebit.

Em 2017, segundo ele, uma estratégia que deve ser usada para as empresas do segmento elevarem as vendas é a oferta de cupons de desconto, mercado que teve bom desempenho em 2016. Já para as empresas que operam apenas no varejo físico, a dica é considerar ampliar o negócio para o mundo virtual, a exemplo de corporações que aumentaram bastante o faturamento com essa alternativa.

O que é Marketing Digital?

Em um mercado competitivo as estratégias de marketing digital para ecommerce desempenham um papel cada vez maior no sucesso de uma loja virtual. Ele já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet, e agora é difícil imaginar como seria viver em um mundo sem ela, não é mesmo?

Apesar de ter surgido há pouco mais de 20 anos, essa vertente do Marketing revolucionou a maneira como empresas comunicam com os consumidores. Mas afinal, o que é marketing digital?

Nos anos 1990 surgiu a primeira versão da Internet, um pouco diferente da que conhecemos hoje, chamada de Web 1.0.  A internet de antigamente não permitia a interação entre usuários e páginas, era como uma biblioteca, em que você entra, encontra o que deseja, mas não pode alterar o conteúdo que encontrou.

Foi apenas nos anos 2000 que o marketing digital ficou mais parecido com o conhecemos hoje. Era chegada a era da Web 2.0, em que a comunicação era mais democrática, e todo mundo passou a poder a ser também um produtor de conteúdo tão importante e com tanto espaço quanto os grandes portais de mídia e empresas. 

Além disso, agora as pessoas podiam interagir, seja entre elas, seja com os conteúdos disponibilizados na rede. Então o Marketing Digital se fixou como uma importante ferramenta de promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

Sabe-se que, para o comércio tradicional, o calendário contém algumas datas que representam grandes oportunidades de aumento de vendas. E a melhor notícia é que para o ecommerce elas também podem ser de grande utilidade.

Vantagens do Marketing Digital

O Marketing Digital é mais do que uma estratégia, é um novo olhar sobre o marketing da sua empresa.  É uma maneira inovadora e mais adequada de se relacionar com seus leads e clientes, gerando valor por meio de conteúdos que ajudam a educar, informar e entreter. Não importa quem é o seu cliente, seja ele empresa ou pessoa física, ele está conectado!

Não é de hoje que relacionamento é a chave para gerar vendas e a fidelização dos seus clientes – você já deve ter comprado algum produto por admirar muito a marca ou então pelo ótimo atendimento que teve. Apesar desse processo já estar bem definido nas lojas físicas, muitas lojas virtuais ainda estão tendo dificuldade para gerar relacionamento e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Diante dessa realidade, o trabalho de Inbound Marketing, focado no relacionamento com o seu Lead/cliente e não diretamente na venda, pode ser a estratégia ideal para aumentar as conversões da sua loja virtual.

Separamos algumas dicas, de como utiliza-las na sua rotina para maior assertividade no uso deste Marketing.

1. Comunicação

O site da sua empresa é ainda o ponto central, mais importante. Todas as ações de marketing digital vão levar ao site, e até mesmo o compartilhamento de um cartão de visitas em uma feira vai levar a uma pesquisa no seu site.

Tome como exemplo o seu comportamento enquanto consumidor e empresário, e reflita sobre o quanto um bom website lhe ajudou nas tomadas de decisão na escolha de um fornecedor.  Sendo assim, comece pelo começo. O Marketing digital possibilita a comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil, 24 horas por dia e muitas vezes em tempo real.

2. Interatividade

O conteúdo interativo é capaz de envolver o usuário de modo muito mais ativo, fazendo com que ele não sinta, em momento algum, vontade de abandoná-lo. Diferentemente do marketing tradicional, um conteúdo oferecido de modo interativo é capaz de durar muito mais – sendo ele dificilmente vencido pelo tempo de publicação.

Na hora de definir o que é conteúdo interativo, cabe destacar que ele pode ser oferecido nos mais variados formatos: por meio de conteúdos exclusivos, promoções, vídeos (em que o usuário não só o assista como também participe), jogos, pesquisas (também capazes de auxiliar no feedback da empresa) e até mesmo simples posts de redes sociais compostos por imagem e texto – desde que tenham, por trás, uma proposta interessante e criativa.

Com a comunicação deixando de ser unilateral várias possibilidades se abrem e agora a sua empresa pode criar interações ricas com seu público.

3. Segmentação

A segmentação é a sensibilidade para perceber e interagir com as individualidades, ou seja, com aquilo que já é claro: somos diferentes. Com a segmentação, sua loja virtual poderá criar mensagens com conteúdo mais focado e que seus contatos tenham maior afinidade e interesse, ocasionando em uma maior taxa de abertura do e-mail e, consequentemente, vendas.

Outra vantagem é que a segmentação também reduzirá as taxas de opt-out (que significa o descadastro de suas listas de e-mai), uma vez que o conteúdo irá mais de encontro à necessidade e interesse do usuário. O primeiro passo é escolher como segmentar. Tenha mente as variáveis do seu negócio que deverão ser categorizadas.

Não comece segmentando tudo o que é possível, vá dividindo as categorias aos poucos para conseguir controlar as reações e analisar os resultados.

4. Redes Sociais

Como o marketing digital tem como base a Internet, tudo pode ser acompanhado em tempo real. Em um mundo com mercado cada vez mais competitivo, no entanto, não basta apenas atrair consumidores para seu negócio.

As redes sociais já estão onipresentes nas nossas vidas. Seja por meio de fotos no Instagram, de notícias no Twitter ou da interação com familiares e amigos no Facebook, essas plataformas se integraram profundamente ao nosso cotidiano. E é claro que as empresas não deixariam essa oportunidade de turbinar sua comunicação com o cliente, passar.

O uso das redes sociais no ecommerce é cada vez mais comum, seja no marketing, como item de interação nas páginas de detalhes de produtos ou atendimento aos clientes. Essa é uma tendência irreversível no mundo inteiro e exige dos gestores de comércio eletrônico uma reestruturação de suas rotinas e estratégias, principalmente no que se refere ao marketing.

A rede social nas lojas virtuais, é uma importante ferramenta para aperfeiçoamento de rotinas e processos. Com uma política bem estruturada de mídias sociais associada à sua operação de ecommerce pode trazer vários insights sobre como seu negócio é visto pelo público externo.  O feedback gerado nas redes sociais costuma oferecer uma visão isenta sobre as diversas etapas e processos que envolvem o relacionamento da loja virtual e seus clientes, podendo ser usadas para aprimorar diversos processos internos.  Questões como qualidade dos produtos, logística e até mesmo educação sobre o uso de alguns produtos, podem ser facilmente levantadas pelas interações de seus clientes, e até mesmo não clientes, através das mídias sociais.

Investir em redes sociais permite às empresas a expansão do mercado, melhor relacionamento com os clientes e redução de custos, sem falar no uso de campanhas de marketing segmentadas para o público-alvo.

Estratégia de Marketing para Loja Virtual

Para aumentar as vendas do ecommerce é imperativo que a loja virtual acompanhe as mudanças, ou seja, se ajuste ao público e às demandas de mercado.

Em um mercado em que, às vezes, tudo é muito parecido, são os pequenos detalhes que podem fazer a diferença na conquista de novos consumidores. É fato que nos últimos tempos a presença on-line de uma empresa é cada vez mais requisitada pelos consumidores, a procura por produtos e serviços na internet se expandem de maneira considerável e crescente.

Vale ressaltar que a concorrência também é grande neste segmento. Portanto, para que sua marca (ou negócio) tenha êxito, é indispensável que ela seja mais comentada e recomendada no mundo virtual.

Investir em qualidade, conhecer as tendências do mercado e focar no bom relacionamento com os visitantes são atitudes indispensáveis para aumentar as vendas e garantir um alto fluxo de visitas na sua página. Quer saber como?

Confira agora algumas dicas essenciais para aumentar as vendas da sua loja virtual e sair na frente da concorrência! Vamos lá!

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1. Se atente ao visual e ao funcional

O layout da sua loja virtual deve ser o mais profissional possível. Sites que transparecem um certo amadorismo não geram credibilidade e, logo, não inspiram a confiança necessária para que o consumidor forneça dados sensíveis (como informações pessoais e bancárias).

Ao formular um layout, leve em consideração o posicionamento e a distribuição dos elementos no site, a qualidade das imagens, a consistência das informações dos produtos e a compatibilidade da página com os mais diversos dispositivos.

 

Essa é uma necessidade que não se pode discutir, até porque isso é nada mais nada menos do que um hábito de consumo: a primeira impressão que temos é baseada normalmente no olhar, por isso, deve-se trabalhar bem no aspecto visual, para que disperte atenção em seu público-alvo.

2. Analise seu tráfego

O próximo passo para aumentar as vendas da sua loja virtual é analisar o comportamento dos visitantes: isso é importante para que seja possível encontrar os elementos que possam estar obstruindo as conversões.

A conversão de visitantes a compradores é marcada por algumas etapas, que formam uma espécie de funil. Esse funil de conversão é composto por estágios que seu visitante percorre naturalmente até alcançar o objetivo de, quando chegar o momento certo, realizar a compra desejada.

3. Relacionamento com o cliente

Fator-chave para a fidelização e obtenção de bons resultados, principalmente no médio e longo prazo, o atendimento ao cliente precisa ser de excelência, não se esqueça disso.  Independentemente do estágio, pré ou pós-venda, procure atendê-los do melhor modo possível. Seja prestativo e se mostre sempre a dispor para resolver dúvidas ou problemas do seu público.

Para que o cliente confie na sua loja virtual, é preciso estabelecer com ele um bom relacionamento. Ofereça canais diretos de comunicação, incentive o fornecimento de feedbacks e disponibilize um bom suporte tanto no período pré como no pós-venda. Essas são algumas práticas fundamentais para melhorar continuamente essa relação.

4. Verifique o carrinho abandonado

Existem vários motivos para esse abandono acontecer, frete, preço, opções de pagamento, promoções e outros diversos. Sabemos que uma das grandes necessidades dos sites é recuperar essas pessoas que acessaram (que provavelmente você gastou para trazer ao seu site) acessem de novo e de fato efetuem a compra.

Sua loja sofre com a recorrência de abandono de carrinho? Então, use algum software para tentar recuperá-los, pelo menos em parte. Entenda que é aqui onde muitos se destacam, trabalhando para resgatar as vendas.

SAIBA COMO USAR SMS MARKETING NA SUA LOJA VIRTUAL?O SMS Marketing pode aumentar em até 200% sua taxa de conversão.

Saiba como utilizar o SMS para Ecommerce!

Bom, já vimos algumas dicas de como utilizar o marketing digital para ecommerce. Entretanto, além da estratégia de marketing, é necessária uma ótima ferramenta que para auxiliar neste processo.

A Comtele oferece uma ótima forma de comunicação, eficaz e ágil, onde lhe permitirá uma maior aproximação com o seu cliente, deixando-o cada vez mais engajado com o seu produto, utilizando o SMS para loja virtual.

Um exemplo dessa aproximação, seria um simples alerta sobre a confirmação de compra ou até mesmo acompanhar a entrega do produto. Mas, você deve estar se perguntando, qual seria o resultado disso tudo, certo?

É possível diminuir seu custo com o atendimento telefônico, demandando uma equipe mais enxuta, sem contar que o envio do SMS para ecommerce, como é uma ferramenta extremamente rápida de comunicação, gera um cliente satisfeito com a experiência de compra em sua empresa.

Com clientes satisfeitos por receberem todas as informações sobre suas compras, status de entrega e promoções, é o momento de fidelizá-lo. As lojas que disponibilizam o serviço de comunicação via SMS para ecommerce, ainda oferecem a opção de enviar mensagens de aniversário e outras datas comemorativas para que a empresa possa manter-se em contato com seu consumidor (e seja lembrada por ele!) mesmo fora do período de compras.

Outro fator que também deve ser considerado, é o cliente que não deseja receber este tipo de comunicado no celular. Por isso, é muito importante elaborar uma opção em que o marketing de permissão, onde o cliente permite receber mensagens, seja bem claro e atenda as necessidades do cliente.

A Comtele possui a opção de lista de bloqueio, que funciona da seguinte maneira: o cliente sinaliza que não deseja mais receber o SMS para loja virtual e você, com apenas um click, insere número dele na ferramenta, para que assim não seja mais enviado nenhum tipo de comunicação para o número indicado, respeitando a vontade de seu cliente.

Sem dúvida alguma, o SMS é uma das maneiras mais assertivas de conseguir contato com o cliente de forma pessoal e eficiente. E com o SMS para ecommerce da Comtele, nós conseguimos mandar mensagens, informando sobre descontos, promoções ou lançamentos de coleção.

É possível segmentar a lista de contatos e dessa forma atingir o cliente certo para cada tipo de campanha. O SMS pode ser programado com regras de contexto da mensagem, com isso, podemos perguntar ao cliente se ele deseja continuar a receber nossas informações por SMS e, com base em sua resposta, mensagens pré-definidas são disparadas.

Clientes satisfeitos são a melhor propaganda que uma empresa pode possuir. Se o serviço ou produto prestados forem de qualidade e trazerem satisfação para quem os utiliza, é certeza que este usuário comentará sobre isso com outras pessoas.

Aproveite as várias ferramentas de comunicação via SMS para ecommerce que a Comtele possui e gere ainda mais negócios para sua empresa. Um investimento inteligente e que pode te entregar um ótimo retorno.